Notícias
Ibama promove curso de brigadistas indígenas em Pernambuco
Participantes da capacitação durante as aulas - Foto: Luiz Betanin
Recife/PE (19/09/2025) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) promoveu o Curso de Formação da Brigada Federal Indígena (BRIF-I) Pankará-Atikum, em Carnaubeira da Penha (PE). A iniciativa foi conduzida pela equipe do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais de Pernambuco (Prevfogo/PE), em agosto, e teve como objetivo selecionar e capacitar brigadistas para atuarem nos territórios dos povos Atikum e Pankará da Serra do Arapuá.
A abertura do curso contou com a presença de lideranças indígenas, servidores do Prevfogo/Ibama e representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Trinta pessoas participaram da formação, que incluiu aulas teóricas e práticas, provas e avaliações. Entre os aprovados, destacou-se a presença feminina, reforçando a diversidade nas brigadas pernambucanas.
A parte teórica do curso foi conduzida no Polo Base da etnia Atikum, no centro de Carnaubeira da Penha, onde os instrutores abordaram temas como ecologia e comportamento do fogo, técnicas de combate a incêndios florestais, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e Manejo Integrado do Fogo (MIF), promovendo conexão entre conhecimentos técnicos e saberes tradicionais.
As atividades práticas foram realizadas na TI Atikum e abrangeram uso, manutenção e transporte de ferramentas; treinamentos de logística e organização em campo; e simulações de combate a incêndios florestais.
A cerimônia de encerramento do curso contou com a celebração de cânticos tradicionais desses povos indígenas, destacando o caráter cultural e a união entre as duas etnias.
Com o início do período de contratação, a brigada recebeu as ferramentas e os equipamentos, organizou as bases nas terras indígenas e deu início às atividades de educação ambiental em escolas locais, com a presença de professores, pais e alunos. Essa iniciativa faz parte da estratégia de prevenção aos incêndios florestais na Caatinga, nos meses em que a vegetação fica mais vulnerável aos efeitos do fogo.
Brigadas federais
O Programa de Brigadas Federais (Brif) visa formar e contratar brigadistas capacitados e organizados para executar atividades de proteção ambiental, em especial do MIF, nos períodos de maior ocorrência de incêndios. Cada equipe possui de 15 a 45 brigadistas e é munida, em geral, com viaturas, equipamentos e ferramentas de prevenção e combate ao fogo.
As brigadas atuam na proteção de territórios com:
- monitoramento e combate aos incêndios;
- organização de queimas de roça e queimas prescritas;
- construção de aceiros;
- orientação às comunidades sobre o uso correto do fogo;
- coleta de sementes e produção de mudas para recuperação de áreas;
- educação ambiental em escolas e na comunidade, entre outras ações.
A BRIF-I Pankará-Atikum foi criada em 2024, a partir da articulação com a Funai e lideranças dessas etnias, tornando-se a primeira brigada indígena do Prevfogo/Ibama em atividade no Sertão de Pernambuco.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015