Notícias
Ibama promove capacitação sobre monitoramento remoto de recuperação ambiental
Oficina técnica abordou o uso de drones em ações de recuperação ambiental
Brasília (18/06/2025) – O emprego de tecnologia remota em favor da recuperação ambiental foi o tema de um workshop organizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de 9 a 13 de junho, na capital federal. Durante a oficina técnica, representantes de instituições públicas e não governamentais, nacionais e internacionais abordaram o uso de geotecnologias no monitoramento e no acompanhamento da recuperação de áreas degradadas.
De acordo com a coordenadora de Recuperação Ambiental do Ibama, Raquel Caroline Alves Lacerda, o evento significou um passo importante na consolidação de um procedimento operacional estratégico que utilize diversos sensores embarcados em satélites e drones, na avaliação da recuperação ambiental. “Com base na escuta qualificada de especialistas, organizamos e estruturamos um modelo que integra processos, gargalos, sugestões, indicadores e métodos, alinhando as intervenções aos diferentes contextos de atuação”, relata Raquel.
O evento foi organizado pelo Ibama, em parceria com a organização The Nature Conservancy (TNC), e contou com a participação de representantes das seguintes instituições: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Conservação Internacional (CI), WWF e MapBiomas. Servidores do Ibama, dentre eles pilotos remotos, estiveram presentes e compartilharam o seu conhecimento técnico e suas experiências em campo.
Um dos resultados da oficina foi a elaboração coletiva de um instrumento normativo para o fortalecimento da governança e para a orientação de práticas com o uso dos drones, com o intuito de contribuir para a eficácia das ações de recuperação ambiental. “Trata-se de uma primeira etapa, que deverá ser consolidada e aprimorada com base nas contribuições dos participantes e em futuras discussões técnicas”, explica Raquel.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015