Notícias
Ibama participa de painéis sobre manejo integrado do fogo durante a COP30 em Belém
Diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Jair Schmitt, apresenta a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo durante painel na COP30 - Foto: FAN/Bolívia
Brasília/DF (25/11/2025) - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) participou de uma série de painéis dedicados ao manejo integrado do fogo durante a 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém (PA). Ao longo da conferência, representantes do Instituto contribuíram em debates técnicos que abordaram desde a relação entre incêndios florestais e vulnerabilidade hídrica até o protagonismo feminino nas ações de prevenção.
A participação do Ibama incluiu quatro eventos paralelos em diferentes espaços da COP30, reunindo pesquisadores, lideranças indígenas, instituições internacionais e especialistas em políticas públicas para apresentar avanços, desafios e experiências brasileiras no manejo do fogo.
1) Incêndios e vulnerabilidade hídrica na Amazônia
No painel “Do fogo à vulnerabilidade hídrica na Amazônia: ciência e políticas diante de riscos crescentes”, o Diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Jair Schmitt, apresentou a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo. O encontro discutiu como os incêndios florestais têm agravado a vulnerabilidade hídrica na região, reunindo instituições como Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georreferenciada, Coordinadora de las Organizaciones Indégenas de la Cuenca Amazónica, Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, Fundación Amigos de la Naturaleza-Bolívia e Tropenbos International.
2) Secas extremas e queimadas anuais
A coordenadora-geral do Prevfogo/Ibama, Flávia Saltini Leite, participou do painel “Secas extremas e queimadas anuais na Amazônia e boas práticas nos biomas brasileiros”. Saltini contextualizou a intensificação dos eventos climáticos extremos e destacou a promulgação da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, enfatizando a valorização dos saberes tradicionais como ferramenta de implementação territorial.
3) Mulheres em ação no manejo integrado do fogo
O evento “Mulheres em Ação: Prevenção de incêndios florestais com base em comunidades no Brasil” promoveu o diálogo sobre a importância das mulheres na gestão do fogo e na preservação dos territórios. Realizada em parceria entre o Ibama e a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a atividade integra o projeto Resiliência nas Fronteiras da Amazônia, que tem fortalecido a pauta de gênero no Prevfogo/Ibama.
A coordenadora-geral do Prevfogo/Ibama apresentou o Programa de Brigadas Federais do Ibama, ressaltando a participação feminina nas brigadas e nas ações de manejo integrado do fogo. Durante o evento, foi exibido um vídeo produzido em parceria com a OIM com o relato de uma brigadista. (ver o link para colocar)
4) Avanços e desafios na implementação do Manejo Integrado do Fogo
Proposto e coordenado pelo Ibama, o painel “Avanços e desafios na implementação do Manejo Integrado do Fogo (MIF): integração de saberes e práticas em áreas protegidas do Brasil” reuniu representantes do Ibama, ICMBio, Funai, Fundação Bunge e lideranças indígenas.
A roda de conversa destacou experiências de MIF em Terras Indígenas e Unidades de Conservação, abordando sua contribuição para a conservação da biodiversidade, a valorização de conhecimentos tradicionais, a redução de emissões e a adaptação às mudanças climáticas. Participaram o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, e representantes de órgãos parceiros, além da cacica Hélia Kumaruara, liderança da aldeia Muruary.
Destaque do Ibama na COP30
A participação em múltiplos painéis reforçou a liderança do Ibama na implementação de práticas de manejo integrado do fogo, bem como na articulação entre ciência, políticas públicas e conhecimentos tradicionais. Os eventos também evidenciaram o engajamento do Instituto em debates fundamentais para o enfrentamento dos incêndios florestais e da crise climática.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015