Notícias
Ibama participa de conferência internacional sobre dados de biodiversidade
Representantes do Ibama na conferência Living Data - Foto: Divulgação/Ibama
Brasília/DF (12/11/2025) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) esteve presente na conferência internacional Living Data 2025, realizada em outubro, na capital da Colômbia, Bogotá. O Instituto foi representado por servidores do núcleo gestor do Sistema de Gestão de Dados de Biodiversidade para Avaliação de Impacto Ambiental (SisBia) no evento voltado ao debate sobre redes de compartilhamento de dados sobre a biodiversidade mundial com a sociedade.
A conferência reuniu pesquisadores e instituições de todo o mundo para divulgação e troca de conhecimento sobre dados da biodiversidade do planeta, incluindo formas de armazenamento, gestão e uso desses insumos. A equipe do Ibama fez uma apresentação sobre o SISBia explicando sua adequação para armazenamento de informações ecológicas, visto que o sistema considera também o esforço e as unidades amostrais dos dados coletados, que são essenciais para criar melhores modelos para as análises e para entender onde a biodiversidade pode estar menos representada.
Sobre o SisBia
Instituído pela Portaria Ibama n° 104/2025, o Sistema de Gestão de Dados de Biodiversidade para Avaliação de Impacto Ambiental tornou obrigatória a inserção de dados brutos de biodiversidade gerados no âmbito do Licenciamento Ambiental Federal (LAF).
O sistema, desenvolvido pelo Ibama em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), visa sistematizar o grande volume de informações sobre fauna, flora e dados limnológicos (águas interiores) exigidos nos estudos submetidos ao LAF. Seu propósito é receber, validar e organizar dados brutos primários de biodiversidade e disponibilizá-los para a sociedade.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015