Notícias
Ibama impede tráfico internacional de 18 aves nativas no Aeroporto de Guarulhos, em SP
Um dos exemplares resgatados pelo Ibama, espécie saíra-lagarta - Foto: Divulgação Ibama
São Paulo/SP (21/10/2025) – Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) barraram o tráfico de animais silvestres no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo (SP), no último sábado (18).
Durante a fiscalização, os agentes flagraram 18 aves silvestres nativas brasileiras escondidas em pequenas caixas dentro de uma mala. As aves foram identificadas no momento em que passavam pelo aparelho de raios X do aeroporto, na inspeção de bagagens. Alguns dos exemplares são de espécies ameaçadas de extinção.
Entre as aves apreendidas pelo Ibama, estavam sete saíras-douradinhas (Tangara cyanoventris); cinco saíras-sete-cores (Tangara seledon); dois tangarazinhos (Ilicura militaris); duas saíras-lagartas (Tangara desmaresti); e duas saíras-militares (Tangara cyanocephala).
O transporte irregular dessas espécies representa uma ameaça à biodiversidade nacional, comprometendo não apenas a sobrevivência dos animais, mas todo o equilíbrio dos ecossistemas onde vivem. O passageiro responsável pelas aves, de nacionalidade belga, pretendia embarcar para a França sem qualquer documento que autorizasse o transporte dos animais, o que configura infração ambiental, conforme os artigos 24 e 29 do Decreto nº 6.514/2008, que tratam de captura, transporte e maus-tratos a animais silvestres. O infrator foi multado em R$ 72 mil, no total.
As aves foram imediatamente encaminhadas ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), no Parque Ecológico do Tietê, onde recebem atendimento veterinário e cuidados especializados para garantir sua reabilitação e retorno seguro à natureza.
A ação reforça a importância da fiscalização aeroportuária contra o tráfico de animais silvestres, que coloca em risco a proteção das espécies brasileiras e a conservação dos nossos ecossistemas.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015
