Notícias
Ibama faz vistorias na Ferrovia Centro Atlântica, na Bahia'
Equipe nas imediações da Baía de Todos os Santos - Foto: Divulgação/Ibama-BA
Brasília/DF (14/05/2025) - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio da Equipe Técnica de Prevenção e Atendimento às Emergências Ambientais (Nupaem/BA), com o apoio de equipes de Mato Grosso e do Maranhão, realizou uma série de vistorias técnicas na Ferrovia Centro Atlântica (FCA), localizada na Bahia. As vistorias foram concluídas em 1º de maio deste ano, em conjunto com o Centro Nacional de Emergências Ambientais (Ceneac) e com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
As ações ocorreram em dois trechos: de Simões Filho até Iaçu, e de Senhor do Bonfim a Simões Filho. O objetivo principal foi avaliar as condições de segurança e de conservação da ferrovia, após registros recorrentes de acidentes que envolveram diversos produtos variados, inclusive produtos perigosos, além de vazamentos de óleo diesel provenientes das locomotivas.
Com suporte de viaturas e apoio logístico da ferrovia, os agentes ambientais percorreram os locais, onde fizeram formulários e checklists técnicos específicos para avaliação minuciosa dos trechos avaliados. Foram conferidas, de forma qualitativa e quantitativa, a integridade dos materiais – se servíveis em caso de emergências – e a organização do depósito onde os equipamentos são acondicionados nas Bases de Resposta da concessionária. Os itens verificados constam em documento, de responsabilidade do empreendedor, que integra o Plano de Ação de Emergência (PAE), apresentado pelo empreendimento no âmbito do licenciamento ambiental federal e sob análise do Ceneac/Dipro/Ibama.
As informações obtidas serão analisadas para subsidiar ações corretivas e reforçar a segurança ambiental e operacional ao longo da ferrovia, o que contribuirá para a prevenção de futuros acidentes e a mitigação de riscos ambientais.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015
