Notícias
Ibama doa madeira apreendida para construção de Cetas no RS
Madeira apreendida pelo Ibama será usada na construção de Cetas na Serra Gaúcha - Foto: Ibama/RS
Porto Alegre/RS (28/04/2025) – Em um gesto que transforma crime ambiental em benefício coletivo, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) doou aproximadamente 170 metros cúbicos de madeira serrada apreendida para a Prefeitura de Gramado (RS). O destino do material foi para a construção do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama gaúcho a ser instalado no Parque Natural Municipal dos Pinheiros, uma das principais áreas verdes protegidas da região.
A madeira, apreendida em abril em ações de fiscalização contra atividades de exploração ilegal, agora será empregada na preservação da fauna. De acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Gramado, parte expressiva desse material será utilizada para erguer as bases do novo Cetas, unidade destinada ao acolhimento, ao tratamento e à reabilitação de animais silvestres resgatados, vítimas de tráfico, maus-tratos ou acidentes.
O Cetas em Gramado será o primeiro da Serra Gaúcha e representa um avanço significativo na gestão da fauna silvestre no Rio Grande do Sul. A ação conjunta entre Ibama e a prefeitura local é um exemplo de como parcerias institucionais podem transformar perdas ambientais em ganhos sustentáveis.
Além de um passo importante para a estruturação da política ambiental em Gramado, a iniciativa carrega um valor simbólico poderoso: a madeira, antes instrumento de degradação, torna-se alicerce de cuidado e recuperação.
Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015