Notícias
Ibama compartilha experiência em combate a incêndios florestais, em congresso internacional
- Foto: Divulgação/Ibama
Brasília/DF (18/06/2025) – De 16 a 18 de junho, o Mato Grosso se tornou o epicentro das discussões sobre o futuro do combate e da gestão de incêndios florestais. Foi nesse cenário que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) marcou presença no Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais (ForestFire 2025), organizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do estado mato-grossense e que reuniu especialistas de instituições de referência do Brasil e do exterior, em Cuiabá (MT).
Com representantes do México, Canadá, Estados Unidos, Chile, Espanha e outros países que atuam com o Manejo Integrado do Fogo (MIF), o congresso proporcionou uma troca valiosa de experiências entre nações que enfrentam desafios semelhantes diante do avanço das mudanças climáticas e da intensificação dos eventos extremos.
Convidado por sua reconhecida atuação em emergências ambientais e na prevenção e no combate aos incêndios florestais, o Ibama participou do evento com representantes do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) e do Centro Nacional de Emergências Ambientais e Climáticas (Ceneac). O grupo ministrou uma palestra técnica sobre a aplicação do Sistema de Comando de Incidentes (SCI), ferramenta fundamental para a organização de respostas rápidas, coordenadas e eficientes em grandes operações de combate aos incêndios florestais.
A presença do Ibama reforçou o trabalho integrado que já ocorre no Mato Grosso, estado que abriga três dos principais biomas brasileiros — Cerrado, Amazônia e Pantanal —, e onde o Instituto atua em parceria com o Corpo de Bombeiros local em diversas frentes. A cooperação entre as instituições tem se mostrado essencial diante da complexidade e das dimensões dos incêndios registrados na região.
Um dos pontos altos do congresso foi a valorização do manejo integrado do fogo como política pública essencial para a gestão responsável e preventiva do uso do fogo. Também foi destacada a atuação do Brasil na maior missão humanitária já realizada pelo país na área ambiental, quando brigadistas do Ibama foram enviados ao Canadá para ajudar no controle de grandes incêndios florestais em 2023.
Mais do que apresentar resultados, a participação do Ibama no ForestFire 2025 reafirmou o compromisso do Brasil com a cooperação internacional, a inovação em estratégias de combate e a valorização do trabalho técnico dos brigadistas, que arriscam suas vidas em defesa dos nossos ecossistemas.
Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015
