Notícias
Ibama colabora com treinamento da Marinha sobre a Antártica
Acampamento antártico simulado - Foto: Divulgação/Ibama
Brasília/DF (14/08/2025) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) participou do Treinamento Pré-Antártico 2025, promovido pela Marinha do Brasil, no Centro de Adestramento da Ilha da Marambaia (Cadim), em Itacuruçá (RJ). O Ibama foi representado por integrantes da Equipe Técnica de Prevenção e Atendimento às Emergências Ambientais no Estado do Rio de Janeiro (Nupaem/RJ), vinculada ao Centro Nacional de Emergências Ambientais e Climáticas (Ceneac), que ministraram palestra relacionada a áreas protegidas e a condutas ambientalmente corretas no continente.
A capacitação foi ofertada para 144 profissionais civis e militares que fazem parte da Operação Antártica, ação anual da Marinha do Brasil visando garantir a presença do Brasil no continente antártico. A equipe do Ibama participou do evento, em 7 de agosto, a convite do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), órgão responsável pelo segmento ambiental do Programa Antártico Brasileiro (Proantar) e pela implementação do Protocolo de Madri, que trata da proteção ambiental na região antártica.
Operação Antártica
Criado em 1982, o Programa Antártico Brasileiro (Proantar) coordena a Política Nacional para Assuntos Antárticos (Polantar) e articula ações nos eixos científico, logístico e ambiental, com a participação de diversas instituições, como a Marinha do Brasil, universidades e órgãos governamentais. O Ibama tem atuado ativamente no programa, incluindo o acompanhamento da reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz e o atendimento a diversas demandas ambientais.
A presença brasileira na Antártica, especialmente por meio da pesquisa científica, garante ao país o status de membro consultivo do Tratado da Antártica, com direito a voz nas decisões sobre o futuro do continente. Os estudos realizados na região são essenciais para a compreensão de fenômenos globais, como as mudanças climáticas, que impactam diretamente o Brasil.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015
