Notícias
Evento on-line conclui projeto do Ibama sobre manejo florestal sustentável
Área de floresta em que há Plano de Manejo Florestal Sustentável - Foto: Divulgação/Ibama
Brasília/DF (10/07/2025) – Foi encerrado, nessa terça-feira (8), por meio de evento on-line, o projeto Fortalecimento da Governança dos Órgãos Ambientais da Amazônia em Manejo Florestal Sustentável, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). No âmbito do projeto, que é financiado pelo Programa Euroclima, da União Europeia, foram realizados cursos com foco em manejo florestal, tendo como público-alvo servidores que atuam nessa temática no Ibama, no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e nos órgãos ambientais estaduais do Acre, do Amapá, do Amazonas, de Mato Grosso, do Pará, de Rondônia, de Roraima e do Tocantins.
A reunião virtual contou com a participação do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho; do chefe da Delegação da União Europeia no Brasil, Robert Steinlechner; da analista de projetos da Agência Brasileira de Cooperação Carmen Menezes; do coordenador do Programa Euroclima pela agência Expertise France, Quentin Deroo; e da diretora de Biodiversidade e Florestas do Ibama, Lívia Karina Passos. Também participaram: Gustavo Bediaga e Alessandra Marasciulo, da Coordenação de Gestão do Uso Sustentável da Flora (Cousf/Ibama), idealizador e atual coordenadora do projeto, respectivamente; Helga Lahmann, da Expertise France; Ulisses Silva, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa); e André Luiz Bressiani, coordenador de Recursos Florestais da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (Sema/MT).
Agostinho ressaltou, em sua fala, a importância do manejo florestal sustentável e da capacitação promovida aos servidores que atuam no controle dos planos de manejo.
Sobre o projeto
Por meio de nove cursos que abordaram diferentes temas do manejo florestal, o projeto Fortalecimento da Governança dos Órgãos Ambientais da Amazônia em Manejo Florestal Sustentável, idealizado e executado desde 2018 no Ibama, foi implementado no Brasil pela agência francesa Expertise France. Foram abordados os assuntos: A relação do manejo florestal com a mudança do clima; Dendrologia e botânica florestal; Análise de inventário florestal; Identificação anatômica de madeira; Sensoriamento remoto; e Operações florestais.
Além da formação técnica promovida, os cursos proporcionaram a criação de uma rede de contatos entre mais de 180 servidores participantes. “O projeto foi um facilitador entre os órgãos ambientais da Amazônia para resolução de seus problemas e uma troca de experiências, o que vai ajudar no trabalho e na atuação desses órgãos no manejo florestal”, explica a coordenadora do projeto, Alessandra Marasciulo. Para Gustavo Bediaga, os servidores que atuam com Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) precisam estar bem-preparados para operar os sistemas de controle e aplicar as normas ambientais. “Esta é a lacuna que a gente identificou nesse projeto: poder capacitar esses servidores, para que eles sejam dotados do conhecimento científico mais atualizado nas diferentes áreas do manejo”, explica Bediaga.
Para conhecer melhor o projeto, veja o vídeo a seguir:
Matérias relacionadas:
- Projeto de fortalecimento do manejo florestal sustentável formou mais 180 servidores ambientais
- Série de cursos sobre manejo florestal coordenados pelo Ibama é concluída em outubro
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015