Notícias
Encontro entre Ibama e instituições públicas discute segurança ambiental, no RJ
Representantes de instituições públicas durante 59ª Sisbin, no RJ - Foto: Pedro Henrique/Ibama/RJ
Rio de Janeiro/RJ (20/10/2025) – Um encontro promovido entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e outras instituições, no último dia 16 de outubro, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), abordou a integração das políticas públicas voltadas à segurança ambiental em um cenário marcado por mudanças climáticas e novas dinâmicas do crime organizado.
A 59ª Reunião Ordinária do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) ocorreu na Superintendência do Instituto e reuniu servidores de ambas as instituições, além de representantes de diversas instituições estratégicas, como Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Agência Nacional do Petróleo (ANP), Petrobras, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Polícia Militar e Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro.
Durante as discussões, os participantes destacaram a necessidade de ampliação da cooperação técnica e do intercâmbio de informações entre órgãos e instituições de Estado para o enfrentamento de desastres ambientais cada vez mais frequentes e complexos, como enchentes, deslizamentos e incêndios florestais.
Outro destaque foi o desafio das operações em territórios impactados pela atuação do crime organizado, o qual vem adotando novas estratégias e interferindo diretamente na execução das ações de fiscalização e proteção ambiental. A articulação interinstitucional foi apontada como essencial para o fortalecimento das políticas públicas e para a segurança dos agentes envolvidos nessas ações.
A realização da reunião reforça o compromisso do Sistema Brasileiro de Inteligência com a proteção do meio ambiente e da sociedade por meio da integração e do planejamento conjunto entre instituições públicas federais, estaduais e municipais.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015