Notícias
Curso prepara instituições para o combate a incêndios no Pará
Momento de interação entre os participantes da capacitação - Foto: Divulgação/Ibama
Santarém/PA (01/08/2025) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), encerrou, nesta sexta-feira (1º), a Oficina de Planejamento Operacional, em Santarém (PA). A capacitação buscou fortalecer a integração entre instituições, preparando-as para a temporada crítica de incêndios florestais no oeste do Pará.
A iniciativa foi uma parceria com a Gerência Regional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e reuniu representantes de diversos órgãos e entidades envolvidos na prevenção e no combate aos incêndios nos níveis municipal, estadual e federal. Participaram integrantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, a Defesa Civil, de Secretarias de Meio Ambiente estaduais e municipais, além de brigadas voluntárias e comunitárias no estado, promovendo troca de experiências, nivelamento técnico e construção conjunta de estratégias.
Durante os dois dias de oficina, foram discutidos temas como definição de áreas de atuação e primeiro ataque, protocolos de acionamento, estruturação de bases operacionais, organização do Sistema de Comando de Incidentes (SCI), logística de resposta, monitoramento via geotecnologias e articulação interinstitucional.
Para o supervisor federal de Manejo Integrado do Fogo, Guilherme Camargo, a ação foi uma oportunidade de aprimorar conhecimentos técnicos e entender melhor as realidades locais e operacionais de cada parceiro. “Isso amplia a minha visão sobre os desafios da gestão do fogo, me torna um profissional mais preparado para tomar decisões em campo e, acima de tudo, fortalece meu senso de propósito na missão de proteger o meio ambiente”, afirma Guilherme.
A construção coletiva de um plano operacional integrado reforça o compromisso das instituições com a gestão participativa e a governança ambiental na região amazônica, enfrentando, com responsabilidade e cooperação, os desafios da seca e do uso irregular do fogo. Além disso, é uma forma de garantir maior eficácia nas ações de prevenção e resposta aos incêndios florestais, promovendo a proteção dos ecossistemas amazônicos e das comunidades locais.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015