Notícias
Capivara ferida em Santa Catarina é resgatada pelo Ibama com a ajuda de população
Ibama, com apoio da PMA, resgata Capivara ferida em Santa Catarina - Foto: Divulgação Ibama/SC
Florianópolis/SC (24/02/2025) - A equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Itajaí (SC), com apoio da Polícia Militar Ambiental (PMA), resgatou uma capivara que circulava pela região central de Camboriú com um arpão fincado no corpo.
Moradores da região localizaram o animal na segunda-feira (24) e entraram em contato com as equipes do Ibama e da PMA. A capivara foi resgatada e encaminhada ao Zoológico de Balneário Camboriú. O animal passará por um procedimento para retirada do arpão e receberá cuidados veterinários antes de ser reintegrado ao seu habitat.
As capivaras são animais silvestres protegidos por lei e estão presentes em diversas áreas urbanas do Brasil. No entanto, essa proximidade com ambientes urbanos as expõe a situações de maus-tratos. Quem comete maus-tratos contra animais silvestres está sujeito a sanções administrativas, como multas, e também a responder processo criminal.
Apesar de serem frequentemente associadas à febre maculosa, não há registros de surtos da doença em Santa Catarina.
O apoio da população é essencial para a proteção da fauna silvestre, seja no resgate de animais feridos, seja na identificação de responsáveis por crimes ambientais. A colaboração com as autoridades ambientais fortalece a preservação da biodiversidade e o bem-estar dos animais.
Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015