Notícias
Capacitação ensina técnicas de investigação das causas e origens dos incêndios florestais
Curso aborda técnicas como comportamento do fogo e interpretação de indicadores de queima - Foto: Guto Dauster/Ibama/Prevfogo
Brasília/DF (25/09/2025) - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou, entre os dias 16 e 23 de setembro, o Curso de Perícia de Incêndios Florestais. O curso teve como objetivo fornecer aos participantes ferramentas técnicas e científicas para a atuação na investigação dos incêndios florestais, permitindo identificar com precisão a dinâmica do fogo, sua origem e eventuais responsáveis.
As aulas foram ministradas por instrutores especializados do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), com vasta experiência em investigação de incêndios florestais nos diversos biomas do país. A capacitação, que ocorreu em Brasília, no Distrito Federal, contou com a participação de 21 servidores de 8 diferentes estados e busca fortalecer a atuação do Ibama nas ações de fiscalização e responsabilização por ilícitos ambientais decorrentes do uso irregular do fogo.

- Ibama capacita servidores em Curso de Perícia de Incêndios Florestais - Fotos: Guto Dauster/Ibama/Prevfogo
Abordagem do curso
Ao longo de uma semana, os alunos participaram de uma formação que combinou atividades teóricas e práticas. Foram abordados temas como: comportamento do fogo em ambientes naturais; identificação e interpretação de indicadores de queima; delimitação das zonas de origem do fogo e análise de dispositivos de ignição; procedimentos técnicos de investigação pericial; aplicação de geotecnologias na investigação de incêndios florestais; legislação ambiental e penal aplicável à perícia de incêndios e elaboração de laudos periciais.
Parte da programação ocorreu em campo, com simulações e exercícios práticos de perícia em áreas queimadas, o que possibilitou aos participantes vivenciarem situações reais de análise de vestígios e reconstrução da cena do incêndio. E Segundo a coordenadora técnica do curso, Paula Mochel, a formação é estratégica para o fortalecimento das ações de fiscalização ambiental. “A perícia é um instrumento fundamental para comprovar a autoria e a materialidade de ilícitos relacionados ao uso irregular do fogo. Com servidores capacitados, ampliamos a capacidade de responsabilização de pessoas que, por ação ou omissão, deram causa a ocorrência de incêndios florestais e contribuímos para as ações de prevenção e controle dos incêndios no país”, destacou a servidora.
Com a ampliação do quadro de peritos em incêndios florestais, o Ibama reforça sua missão de combater o uso ilegal do fogo, responsabilizar infratores e proteger o patrimônio natural brasileiro.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015