Notícias
Ibama promove curso de operação e inserção de dados no SISBia
- Foto: Ibama/Herminio Lacerda
Brasília (27/11/2024) – Foi realizada, nos dias 25 e 26 de novembro, a 12ª edição do curso sobre o uso do Sistema de Gestão de Dados de Biodiversidade para Avaliação de Impacto Ambiental (SISBia). Voltada para servidores públicos e empresas licenciadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a capacitação busca preparar esse público para operar a ferramenta.
Instituído por meio de normativa do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – Portaria Conjunta Ibama/ICMBio nº 7/2022 –, o SISBia tem como objetivo receber, organizar e disponibilizar os dados brutos primários de biodiversidade provenientes dos estudos ambientais exigidos no âmbito do Licenciamento Ambiental Federal (LAF). Esses dados incluem levantamentos, monitoramentos, resgates de fauna, supressões vegetais e outros estudos que requeiram dados coletados pelas empresas.
Nessa mesma semana, o SISBia tem sua etapa presencial da segunda jornada de inserção de dados, promovida pela Diretoria de Licenciamento Ambiental (Dilic) do Ibama na sede, em Brasília, até esta sexta-feira (29). Nessa etapa, empreendedores que possuem dados de biodiversidade coletados no âmbito do LAF receberão assistência personalizada aos seus projetos, na montagem de tabelas, inclusão de áreas amostrais, resolução de problemas e esclarecimentos de dúvidas em tempo real durante o manuseio da ferramenta.
A duração total da jornada, que iniciou no último dia 23 de outubro, será de 60 dias, tratando desde o primeiro contato com a empresa para solicitação de dados a serem trabalhados, análise interna dos atributos que farão parte das tabelas específicas, reuniões entre pontos focais do Ibama e das empresas para ajustes de tabelas, orientações e esclarecimento de dúvidas.
No momento atual, ocorre a análise dos dados recebidos no sistema e a preparação de reuniões virtuais com as empresas nesta sexta-feira, ocasião em que os empreendedores serão instruídos quanto à inserção de seus dados, fase cujo prazo se encerra no próximo dia 20 de dezembro.
Após a fase de testes, a ser definida por portaria editada pela Dilic, o SISBia será de uso obrigatório.
Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015