Notícias
Ação de Educação Ambiental alcança crianças de povoado no interior de Sergipe
- Foto: Luan Fonseca/Ibama-SE
Aracaju (25/11/2024) – Uma ação de Educação Ambiental promovida no Santuário da Mata, em povoado do município de Itaporanga D’Ajuda (SE), alcançou 25 crianças e professores da comunidade, em outubro. A atividade foi desenvolvida no interior de uma Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas), no bioma Mata Atlântica.
A área escolhida para a ação de aprendizagem e sensibilização ambiental com o público infantil foi recentemente cadastrada como Asas. No local, as crianças e seus professores, que são do povoado Tejupeba, participaram da oficina "Espaços educativos como ferramenta em ações de Educação Ambiental: Desconstrução de mitos associados a espécies nativas", de iniciativa da Equipe de Educação Ambiental (EEA) da Superintendência do Ibama em Sergipe.
Durante a programação ocorreram atividades dinâmicas e interativas, como a exibição de animação sobre a fauna que abordou mitos culturais que podem gerar comportamentos prejudiciais às espécies nativas. Um exemplo está na coruja suindara que, de acordo com o mito, ao cantar sobre uma casa, seria sinal de que algum residente do local iria morrer. Veja o material educativo sobre essa espécie.
Houve, também, uma trilha sensorial, em que as crianças puderam observar espécies do bioma, como papagaio, beija-flor-vermelho, uruatu e tico-tico. A ação ainda contou com a soltura de 43 aves de várias espécies e de uma jibóia. “Nosso objetivo é sensibilizar a população acerca da importância de não capturar espécies e dar conhecimento que essas práticas são crimes ambientais”, disse Juliana Martins, do EEA.
A ação contou com apoio do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama em Aracaju.
Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015
