Notícias
Nota de esclarecimento jaguatirica “Pituca”
Brasília/DF (30/08/2025) - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) esclarece que são absolutamente improcedentes as alegações veiculadas em algumas notícias de que o Instituto estaria descumprindo decisão judicial, tendo em vista que a Autarquia cumpre integralmente a legislação vigente e as determinações do Poder Judiciário.
No caso da jaguatirica Pituca, o Ibama interpôs recurso à Desembargadora responsável, solicitando a suspensão da decisão que determinava a entrega do animal antes do trânsito em julgado processual, uma vez que havia questões jurídicas e técnicas relevantes a serem analisadas. Ressalte-se que o animal silvestre estava sob posse ilegal da autuada e que o habitat das jaguatiricas é a floresta, e não residenciais ou fazendas, e que a interrupção abrupta dos tratamentos e do processo de reabilitação traria graves prejuízos ao bem-estar do animal e aos progressos já alcançados.
A solicitação do Ibama foi acolhida pela Justiça, o que reforça a legitimidade da atuação da Autarquia. O Instituto reafirma, assim, seu compromisso com a proteção da fauna silvestre e com o estrito cumprimento das leis e decisões judiciais.
Relembre o Caso
Uma jaguatirica (Leopardus pardalis), que vivia ilegalmente em cativeiro na fazenda de uma influenciadora no município de Uruará (PA), foi resgatada no dia 14 de abril, em Santarém (PA) por agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A apreensão ocorreu após denúncia de que o animal estava sendo explorado nas redes sociais da fazendeira para fins de monetização. Nos vídeos, a jaguatirica aparecia em situações impróprias para um animal silvestre: no colo da influenciadora, deitada na cama, interagindo com cães, gatos, galinhas e até um cavalo, além de ser alimentada com uma dieta inadequada à sua espécie.
O animal silvestre foi então levado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, onde iniciaria um processo de reabilitação, com foco na recuperação da sua saúde e reintrodução à natureza.
Matérias relacionadas
- Jaguatirica apreendida no Pará chega ao Ibama para reabilitação
- Ibama resgata jaguatirica mantida ilegalmente em fazenda no Pará
Assessoria de Comunicação Social do Ibama