Notícias
Acordo de cooperação impulsiona capacitação em prol da fauna no Amapá
Pelúcias foram utilizadas no curso de aplicação de dispositivos identificadores de fauna - Foto: Divulgação/Ibama
Macapá (AP) – Com o objetivo de ampliar o intercâmbio técnico-científico, servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) participaram, no último dia 11, de um evento promovido pelo Grupo de Estudos em Animais Selvagens (GEAS), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), no Campus Agrícola Porto Grande, a 100 quilômetros da capital amapaense. O Ibama foi representado pela equipe do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Macapá. Cerca de 150 pessoas participaram do encontro, inclusive integrantes do Instituto de Pesquisas Científicas do Amapá e da Universidade Federal do Amapá.
Durante o evento, a equipe do Ibama apresentou as atividades desenvolvidas pela Rede Cetas, formada por 25 unidades em todo o país, que atuam no acolhimento, na reabilitação e na devolução de animais silvestres à natureza. Especialistas do Cetas Macapá ministraram um curso de noções básicas de marcação em espécimes de fauna silvestre, voltado a profissionais e acadêmicos das áreas de medicina veterinária, biologia e ciências ambientais. Na ocasião, foram utilizadas pelúcias para simular a aplicação de anilhas, microchips e outros dispositivos marcadores de identificação.
“A participação da equipe do Cetas Macapá no evento reforça o compromisso do Ibama com a difusão do conhecimento técnico sobre o manejo da fauna silvestre e com a formação de novos profissionais capacitados para atuar na área”, afirma o chefe do Cetas, Fabiano Guedes. “Além disso, consolida a parceria com o IFAP em prol da conservação da biodiversidade e da educação ambiental no estado”, acrescenta.
Atualmente, Ibama e IFAP mantêm um Acordo de Cooperação Técnica que visa à execução de atividades conjuntas voltadas ao intercâmbio científico, técnico e educacional, buscando o fortalecimento das ações voltadas à conservação da fauna silvestre e ao aprimoramento da formação acadêmica e profissional. A parceria tem possibilitado avanços significativos, como a oferta de atendimento clínico aos animais alojados no Cetas Macapá pela equipe de médicos-veterinários do IFAP, além da realização de eventos integrados.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015