Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Governo Digital
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Estratégias e Governança Digital
    • Secretaria de Governo Digital
    • Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp)
      • Governança de Talentos
      • Autodiagnóstico - iGOVSISP
      • Comissão de Coordenação do SISP - CCSISP
      • Guia do Gestor
      • Sobre o SISP
    • Transformação Digital
      • Trajetória da transformação digital
      • Ferramentas
      • O que oferece?
      • Lista Serviços Digitais
      • Central de Qualidade
    • Planos de Transformação Digital
      • PTDs Vigentes
      • Kit de Elaboração PTD
      • Modelo Gestão Risco
      • Guia 10passos PTD
    • Estratégia Nacional de Governo Digital
      • Perguntas Frequentes
      • Comitê
    • Estratégia Federal de Governo Digital
      • Um Governo Centrado no Cidadão e Inclusivo
      • Um Governo Integrado e Colaborativo
      • Um Governo Inteligente e Inovador
      • Um Governo Confiável e Seguro
      • Um Governo Transparente, Aberto e Participativo
      • Um Governo Eficiente e Sustentável
      • Monitoramento EFGD
      • Monitoramento EFGD 2024-2027
      • EFGD 2024 - 2027
      • Contratação de Soluções de TIC
      • EFGD 2024 - 2027
    • Rede Nacional de Governo Digital
      • Mapa
      • Guia: 10 passos para a transformação digital em estados e municípios
      • Municípios
    • Rede Federal de Ensino
    • Startup GOV.BR
      • Guia - GPS
  • Plataformas e Serviços Digitais
    • Conta GOV.BR
    • Ferramenta de Avaliação
      • Links
    • Ferramenta de Automação
    • Conecta GOV.BR
    • Protocolo GOV.BR
    • Software Público
    • Assinatura Eletrônica
    • Rede Nacional de Governo Digital - Rede GOV.BR
    • Manual de Edição: site Governo Digital
    • Regras para Editores de Conteúdo gov.br
    • Agenda gov.br
  • Identidade
    • Identificação do Cidadão e Carteira de Identidade Nacional
      • Serviço de Identificação do Cidadão
      • Imagens
      • Câmara Executiva Federal de Identificação do Cidadão (CEFIC)
      • Dúvidas Frequentes sobre a CIN
      • Antiga Carteira de Identidade Nacional CIN
      • Legislação
    • Identidade Digital para Gestores Públicos
      • Programa Balcão GOV.BR
      • Dúvidas Frequentes do Ecossistema da Identidade Digital GOV.BR
      • Orientações sobre os critérios de segurança adotados na Conta GOV.BR
    • Conta gov.br
      • O que é a conta gov.br?
      • Onde usar a conta gov.br
      • Níveis da conta gov.br
      • Segurança da conta
      • Vídeos tutoriais
      • Ajuda da conta gov.br
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
      • Exclusão da conta gov.br
    • Assinatura Eletrônica
      • Saiba mais sobre a assinatura eletrônica
      • Assinatura Eletrônica para Órgãos
      • Importar certificados gov.br no Adobe Acrobat Reader
    • Carteira de documentos digitais
    • Gerenciar o uso dos seus dados pessoais
    • Prova de Vida
  • Acessibilidade e Usuário
    • Atendimento gov.br
      • Dúvidas na conta gov.br
      • Dúvidas na assinatura gov.br
      • Dúvidas no aplicativo gov.br
      • Dúvidas nos dados cadastrais
      • Atendimento Presencial
      • Integração dos Serviços Estaduais
    • Acessibilidade Digital
      • Modelo de Acessibilidade
      • Ferramentas
      • Padrões Web em Governo Eletrônico
      • Referências e Modelos de Implementação
      • Material de apoio
      • Recursos de Acessibilidade
      • ABNT NBR 17225 - Acessibilidade em Conteúdo e Aplicações Web
      • ABNT NBR 17060 - Acessibilidade em Dispositivos Moveis
      • Cursos
    • Experiência do Usuário
    • VLibras
  • Contratações de TIC
    • Catálogos de Soluções de TIC com Condições Padronizadas
      • Arquivos
      • Catálogo de Soluções de TIC com Condições Padronizadas (Adobe)
    • Compras de TIC
    • Legislação
      • Processo de Contratação de Soluções de TIC Regido Pela Lei n° 14.133, de 2021
      • Processo de Contratação de Soluções de TIC Regido Pela Lei n° 8.666, de 1993
      • Análise de Alçadas Regido Pela Lei n° 14.133, de 2021
      • Legislação Aplicada à Contratação de TIC
      • Modelo de Contratação de Software e Serviços em Nuvem
      • Modelo de Contratação e Gestão de Estações de Trabalho
      • Modelo de Contratação de Serviços de Desenvolvimento, Manutenção e Sustentação de Software
      • Modelo de Contratação de Serviços de Outsourcing de Impressão
      • Modelo de Contração de Serviços de Operação de Infraestrutura e de Atendimento a Usuários de TIC
      • Modelo de Composição de Preços nas Contratações com Empresas Públicas Federais
      • Orientações - Contratos Baseados em UST
      • Todos os Modelos, Diretrizes e Orientações para Contratação de Soluções de TIC
      • Orientações - Contratos Baseados em UST
    • Orientações e Apoio Especializado
      • Conceito de Solução de TIC
      • Informações e Orientações sobre Análise de Alçadas
      • Pedidos de Excepcionalidade para Contratação de TIC
      • Central de Serviços e Suporte do SISP
      • Capacitações
      • Templates de Artefatos para Contratação e Lista de Verificação
      • FAQ
      • Central de Serviços e Suporte do SISP (C3S)
    • Capacitações
  • Privacidade e Segurança
    • Centro de Excelência em Privacidade e Segurança (CEPS GOV.BR)
      • Vídeos Educativos
      • Jogos Educativos
    • Centro Integrado de Segurança Cibernética (CISC GOV.BR)
    • Framework, Guias e Modelos
    • PPSI 2.0
    • Webnario
  • Infraestrutura Nacional de Dados
    • Interoperabilidade
      • Conecta gov.br
    • Catálogo Nacional de Dados
    • Governança de Dados
    • Informações geoespaciais
    • Ambiente Tecnológico
      • Nuvem
      • Data Centers
      • Infovia
    • Decisão Baseada em Dados
      • Recomendação de serviços
      • Notificação personalizada
      • Caixa Postal Digital do Cidadão
    • Inteligência Artificial
      • imagens
      • Publicações
    • Qualificação de Endereços
  • Capacitação
    • Capacita GOV.BR
    • Eventos e Prêmios
  • Legislação
  • Notícias
  • Mapa do Site
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Instagram
  • Twitter
Você está aqui: Página Inicial Notícias Participação na Rede GOV.BR impulsiona maturidade digital de Mangaratiba (RJ)
Info

Notícias

GOVERNO DIGITAL

Participação na Rede GOV.BR impulsiona maturidade digital de Mangaratiba (RJ)

Adesão à rede desenvolvida pelo Ministério da Gestão foi realizada no fim do ano passado e o uso de soluções do GOV.BR está em andamento. A cidade fluminense também apresentou sua Estratégia de Governo Digital
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 15/04/2025 00h00 Atualizado em 17/04/2025 11h04

Translator

A participação de Mangaratiba - município fluminense localizado a pouco mais de 100 km da capital do Rio de Janeiro - na Rede Nacional de Governo Digital (Rede GOV.BR) tem contribuído para o aumento da maturidade digital da cidade e para a ampliação dos serviços oferecidos à população. O município aderiu ao programa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) no final de 2024 e já iniciou a implantação de soluções do GOV.BR, como o Login GOV.BR e a Prova de Vida Digital.

“Foi um passo importante na visão de transformação digital e modernização dos serviços públicos”, afirma Vinicius Peres, o Diretor de Infraestrutura da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Mangaratiba. “Teremos um acesso mais seguro aos serviços digitais. O login único está em processo de integração no novo portal da prefeitura, para facilitar o acesso digital com segurança”, afirmou.

De acordo com Peres, outras vantagens da adesão foram a padronização e a integração com o governo federal, além de mais agilidade e menos burocracia para a cidade que tem cerca de 43 mil habitantes. “A adesão ajudou com diretrizes claras, alinhamento com a Estratégia Nacional de Governo Digital, troca de experiências com outros municípios e a integração com MGI”, complementou.
 
Estratégia de Governo Digital

Recentemente, a cidade também apresentou a sua Estratégia de Governo Digital. O projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, em parceria com o SEBRAE Costa Verde. A iniciativa abrange os investimentos, inovações e as conquistas tecnológicas e sustentáveis alcançadas pelo município nos últimos anos, e os projetos previstos para os próximos, a fim de facilitar a vida dos habitantes e de quem empreende. 
 
Produzir um documento nessa linha é uma das recomendações da Estratégia Nacional de Governo Digital, que foi divulgada no fim do primeiro semestre do ano passado pelo governo federal. O MGI está utilizando a Rede GOV.BR para impulsionar o trabalho proposto por essa norma, de forma a direcionar as iniciativas de governo digital entre todos os entes federados para ampliar e simplificar o acesso do cidadão aos serviços públicos.

Rede GOV.BR

A Rede GOV.BR tem o objetivo de promover a colaboração, o intercâmbio, a articulação e a criação de iniciativas inovadoras de governo digital no setor público. Ao participar dessa rede, as cidades, além da possibilidade de uso gratuito das soluções do GOV.BR em seus sistemas e serviços, também recebem apoio metodológico para a transformação digital de serviços públicos. Até o momento, a rede já está presente em todos os estados e em 1.790 cidades, com ações que podem alcançar cerca de 128 milhões de brasileiros.
 
Para o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas, a participação na rede ajuda a expandir a digitalização de serviços em todo o país, promovendo a integração federativa. “As soluções do GOV.BR estão disponíveis para todos os entes que participam dessa Rede. Não é necessário que os municípios gastem em soluções similares, o governo federal já fez o investimento para que as pessoas dessas cidades possam usufruir dos benefícios de uma plataforma como o GOV.BR", explica Mascarenhas.

Finanças, Impostos e Gestão Pública
Tags: REDE GOV.BRRIO DE JANEIROESTRATÉGIA NACIONAL DE GOVERNO DIGITAL
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Estratégias e Governança Digital
    • Secretaria de Governo Digital
    • Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp)
      • Governança de Talentos
      • Autodiagnóstico - iGOVSISP
      • Comissão de Coordenação do SISP - CCSISP
      • Guia do Gestor
      • Sobre o SISP
    • Transformação Digital
      • Trajetória da transformação digital
      • Ferramentas
      • O que oferece?
      • Lista Serviços Digitais
      • Central de Qualidade
    • Planos de Transformação Digital
      • PTDs Vigentes
      • Kit de Elaboração PTD
      • Modelo Gestão Risco
      • Guia 10passos PTD
    • Estratégia Nacional de Governo Digital
      • Perguntas Frequentes
      • Comitê
    • Estratégia Federal de Governo Digital
      • Um Governo Centrado no Cidadão e Inclusivo
      • Um Governo Integrado e Colaborativo
      • Um Governo Inteligente e Inovador
      • Um Governo Confiável e Seguro
      • Um Governo Transparente, Aberto e Participativo
      • Um Governo Eficiente e Sustentável
      • Monitoramento EFGD
      • Monitoramento EFGD 2024-2027
      • EFGD 2024 - 2027
      • Contratação de Soluções de TIC
      • EFGD 2024 - 2027
    • Rede Nacional de Governo Digital
      • Mapa
      • Guia: 10 passos para a transformação digital em estados e municípios
      • Municípios
    • Rede Federal de Ensino
    • Startup GOV.BR
      • Guia - GPS
  • Plataformas e Serviços Digitais
    • Conta GOV.BR
    • Ferramenta de Avaliação
      • Links
    • Ferramenta de Automação
    • Conecta GOV.BR
    • Protocolo GOV.BR
    • Software Público
    • Assinatura Eletrônica
    • Rede Nacional de Governo Digital - Rede GOV.BR
    • Manual de Edição: site Governo Digital
    • Regras para Editores de Conteúdo gov.br
    • Agenda gov.br
  • Identidade
    • Identificação do Cidadão e Carteira de Identidade Nacional
      • Serviço de Identificação do Cidadão
      • Imagens
      • Câmara Executiva Federal de Identificação do Cidadão (CEFIC)
      • Dúvidas Frequentes sobre a CIN
      • Antiga Carteira de Identidade Nacional CIN
      • Legislação
    • Identidade Digital para Gestores Públicos
      • Programa Balcão GOV.BR
      • Dúvidas Frequentes do Ecossistema da Identidade Digital GOV.BR
      • Orientações sobre os critérios de segurança adotados na Conta GOV.BR
    • Conta gov.br
      • O que é a conta gov.br?
      • Onde usar a conta gov.br
      • Níveis da conta gov.br
      • Segurança da conta
      • Vídeos tutoriais
      • Ajuda da conta gov.br
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
      • Exclusão da conta gov.br
    • Assinatura Eletrônica
      • Saiba mais sobre a assinatura eletrônica
      • Assinatura Eletrônica para Órgãos
      • Importar certificados gov.br no Adobe Acrobat Reader
    • Carteira de documentos digitais
    • Gerenciar o uso dos seus dados pessoais
    • Prova de Vida
  • Acessibilidade e Usuário
    • Atendimento gov.br
      • Dúvidas na conta gov.br
      • Dúvidas na assinatura gov.br
      • Dúvidas no aplicativo gov.br
      • Dúvidas nos dados cadastrais
      • Atendimento Presencial
      • Integração dos Serviços Estaduais
    • Acessibilidade Digital
      • Modelo de Acessibilidade
      • Ferramentas
      • Padrões Web em Governo Eletrônico
      • Referências e Modelos de Implementação
      • Material de apoio
      • Recursos de Acessibilidade
      • ABNT NBR 17225 - Acessibilidade em Conteúdo e Aplicações Web
      • ABNT NBR 17060 - Acessibilidade em Dispositivos Moveis
      • Cursos
    • Experiência do Usuário
    • VLibras
  • Contratações de TIC
    • Catálogos de Soluções de TIC com Condições Padronizadas
      • Arquivos
      • Catálogo de Soluções de TIC com Condições Padronizadas (Adobe)
    • Compras de TIC
    • Legislação
      • Processo de Contratação de Soluções de TIC Regido Pela Lei n° 14.133, de 2021
      • Processo de Contratação de Soluções de TIC Regido Pela Lei n° 8.666, de 1993
      • Análise de Alçadas Regido Pela Lei n° 14.133, de 2021
      • Legislação Aplicada à Contratação de TIC
      • Modelo de Contratação de Software e Serviços em Nuvem
      • Modelo de Contratação e Gestão de Estações de Trabalho
      • Modelo de Contratação de Serviços de Desenvolvimento, Manutenção e Sustentação de Software
      • Modelo de Contratação de Serviços de Outsourcing de Impressão
      • Modelo de Contração de Serviços de Operação de Infraestrutura e de Atendimento a Usuários de TIC
      • Modelo de Composição de Preços nas Contratações com Empresas Públicas Federais
      • Orientações - Contratos Baseados em UST
      • Todos os Modelos, Diretrizes e Orientações para Contratação de Soluções de TIC
      • Orientações - Contratos Baseados em UST
    • Orientações e Apoio Especializado
      • Conceito de Solução de TIC
      • Informações e Orientações sobre Análise de Alçadas
      • Pedidos de Excepcionalidade para Contratação de TIC
      • Central de Serviços e Suporte do SISP
      • Capacitações
      • Templates de Artefatos para Contratação e Lista de Verificação
      • FAQ
      • Central de Serviços e Suporte do SISP (C3S)
    • Capacitações
  • Privacidade e Segurança
    • Centro de Excelência em Privacidade e Segurança (CEPS GOV.BR)
      • Vídeos Educativos
      • Jogos Educativos
    • Centro Integrado de Segurança Cibernética (CISC GOV.BR)
    • Framework, Guias e Modelos
    • PPSI 2.0
    • Webnario
  • Infraestrutura Nacional de Dados
    • Interoperabilidade
      • Conecta gov.br
    • Catálogo Nacional de Dados
    • Governança de Dados
    • Informações geoespaciais
    • Ambiente Tecnológico
      • Nuvem
      • Data Centers
      • Infovia
    • Decisão Baseada em Dados
      • Recomendação de serviços
      • Notificação personalizada
      • Caixa Postal Digital do Cidadão
    • Inteligência Artificial
      • imagens
      • Publicações
    • Qualificação de Endereços
  • Capacitação
    • Capacita GOV.BR
    • Eventos e Prêmios
  • Legislação
  • Notícias
  • Mapa do Site
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Instagram
  • Twitter
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca