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Governo lança nova versão da Plataforma Integrada para Dados Geoespaciais

Inteligeo está mais moderno e intuitivo para a gestão de informações geográficas da Polícia Federal; plataforma tem parceria com o Ministério da Economia
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Publicado em 16/12/2022 17h06 Atualizado em 29/12/2022 16h26

A nova Plataforma Integrada para Dados Geoespaciais da Polícia Federal (Inteligeo) foi lançada, nesta sexta-feira (16/12), como resultado da parceria entre a Diretoria Técnico-Científica (Ditec) da Polícia Federal (PF) e o programa Startup GOV.BR da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (SGD/ME).

A nova versão incorpora dezenas de camadas pré-configuradas além de acesso aos mosaicos satelitais e alertas do Programa Brasil M.A.I.S. (Meio Ambiente Integrado e Seguro), que são utilizados pela Polícia Federal e centenas de instituições parceiras para diversas ações, incluindo o monitoramento, a fiscalização e a repressão ao desmatamento da Amazônia. Além de novas ferramentas geoespaciais, a quinta versão do Inteligeo é altamente intuitiva, facilitando o acesso às informações pelos usuários, sem a necessidade de capacitação específica.

Em funcionamento desde 2010, o Inteligeo permite o acesso a informações geográficas, como acervo de imagens de altíssima resolução e de laudos emitidos, de locais que são objeto de exames periciais pela PF. As fontes de dados do Inteligeo são múltiplas, tanto internas (da própria PF) quanto externas. Mas a nova versão do sistema é transformadora ao permitir a inserção de dados pelos próprios usuários, como imagens de drones e mapas personalizados, sendo possível, inclusive, definir com precisão quem terá acesso aos dados inseridos.

O sistema agora permite a solicitação de aquisição de imagens de satélite em altíssima resolução, além da consulta ao acervo de informações geográficas da instituição e de soluções contratadas. Sob a ótica da atividade policial federal, o novo Inteligeo é considerado um grande avanço para o planejamento de operações, ações de inteligência, ações táticas e atividade pericial.

Startup GOV.BR

No âmbito do programa Startup GOV.BR, são selecionados projetos estratégicos de transformação digital de órgãos e entidades. Tais projetos devem, necessariamente, estar alinhados à Estratégia de Governo Digital. A parceria tem início com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica e do Plano de Trabalho Startup GOV.BR entre o órgão ou entidade interessada e a Secretaria de Governo Digital.

Por meio do acordo e plano, o órgão interessado formaliza concordância com o projeto e, também, com a responsabilidade de gestão administrativa dos profissionais contratados. O monitoramento dos resultados dos projetos estratégicos de transformação digital do Startup GOV.BR é realizado pela SGD em conjunto com o órgão ou entidade executora.

Tags: GESTÃO DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICASINTELIGEOSTARTUP GOV.BRPOLÍCIA FEDERALSEGURANÇATECNOLOGIA
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