Notícias

COVID-19

Gov.br passa a contar com página de informações detalhadas sobre a Covid-19

Dados são atualizados pelo Ministério da Saúde e incluem o acompanhamento da distribuição e aplicação de doses em todas as Unidades Federativas
Publicado em 26/05/2021 16h23

Como parte das ações da campanha nacional de prevenção e de vacinação contra o novo coronavírus, o Ministério da Saúde lançou, nesta quarta-feira (12/5), página com dados sobre a Covid-19. O objetivo é facilitar o acesso dos cidadãos a informações sobre a pandemia no país. Já disponível na plataforma gov.br, traz importantes dados, como, por exemplo, a classificação do Brasil em 4º lugar em relação aos outros países em imunização de pelo menos uma dose de vacina. A página é uma iniciativa conjunta entre Presidência da República, Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, Ministério das Comunicações e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

No evento de lançamento, realizado no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília (DF), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, apresentou a médica infectologista Luana Araújo como secretária de Enfrentamento à Covid-19 e anunciou a campanha com a presença do Zé Gotinha e toda sua família. A Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 foi criada para centralizar as ações e possibilitar um diálogo maior entre os entes envolvidos no combate à pandemia. Dentre as principais atribuições da nova área está a coordenação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação.

“O Ministério da Saúde é e sempre foi a melhor referência para dados, em relação não só à pandemia da Covid-19, mas às outras moléstias que espreitam a nossa sociedade. Também é referência para nos comunicarmos melhor com a sociedade brasileira”, destacou Queiroga, na cerimônia que contou com a participação dos ministros da Cidadania, João Roma; e da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.

Até o momento, 76,9 mil doses de vacinas já foram distribuídas aos estados e municípios e 48,1 mil já foram aplicadas, conforme o Ministério da Saúde. Na página lançada nesta quarta-feira, o cidadão tem acesso às informações específicas de cada unidade da Federação, como número de doses distribuídas e aplicadas, além do recurso destinado pelo governo federal, separadamente, para o combate à pandemia.

A página Covid-19 traz ainda informações sobre as formas de transmissão, de prevenção e de controle do novo coronavírus. Pela plataforma, o internauta também pode acompanhar o status das vacinas disponíveis no Programa Nacional de Imunizações e os imunizantes aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“O gov.br já é uma das maiores plataformas de governo do mundo e entrega 4,3 mil serviços públicos a 100 milhões de brasileiros. Neste momento, de lançamento da nova página sobre a Covid-19, reafirmamos a transparência de nossas ações e a priorização do combate à desinformação”, destacou o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade.

Transformação Digital

A nova página é um ambiente de acesso livre a qualquer cidadão e está integrada ao gov.br, plataforma única do governo federal, e ao Datasus, do Ministério da Saúde. “O governo está promovendo uma grande transformação digital para facilitar a vida das pessoas e acelerar o desenvolvimento do Brasil, e isto inclui a saúde dos brasileiros. Nossas soluções digitais aumentam a disponibilidade de serviços públicos aos cidadãos, elevando a eficiência na implementação das políticas públicas”, afirmou o presidente do Serpro, Gileno Barreto.

“Durante a pandemia, ficou evidente o impacto da transformação digital na vida dos brasileiros. Destaco o engajamento e a agilidade das equipes dos Ministérios da Saúde, Economia, Comunicações, da Secretaria Geral e do Serpro para criar a nova página no gov.br”, acrescenta o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro.