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GOV.BR é o vencedor do Prêmio iBest no júri popular

Plataforma do governo federal saltou de 1,8 milhão de usuários em janeiro de 2019 para 115 milhões atualmente
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Publicado em 18/11/2021 17h53 Atualizado em 31/10/2022 12h20

O GOV.BR conquistou o 1º lugar no Prêmio iBest no júri popular, divulgado na tarde desta sexta-feira (12). A plataforma de serviços e relacionamento do governo brasileiro com o cidadão é a vencedora deste ano na categoria 'Governo', pelo júri popular. O PIX, do Banco Central, venceu o prêmio iBest, na categoria ‘Governo’, no júri Academia.

Com 115 milhões de usuários cadastrados, o GOV.BR é um fenômeno no crescimento de público, já que o número de usuários era de 1,8 milhão em janeiro de 2019. Atualmente, ingressam na plataforma 100 mil novos usuários por dia.

“O GOV.BR venceu no voto da população e esta é a melhor das vitórias para nós! É a prova de que estamos no caminho certo ao oferecer milhares de serviços gratuitos e mais fáceis de acessar hoje do que era ao chegarmos ao governo. Estamos muito felizes com esse reconhecimento e com este trabalho feito sob a diretriz do presidente Jair Bolsonaro”, exalta o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade.

A plataforma reúne 4,8 mil serviços públicos de todos os órgãos do governo federal. Ao todo, 72% dos serviços estão totalmente digitalizados. Foi criada pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), com colaboração da Dataprev.

Por intermédio do GOV.BR, já é possível realizar a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), usar as carteiras digitais de trabalho e de trânsito e solicitar Abono Salarial e Seguro Desemprego, entre tantos outros serviços de impacto massivo entre a população.

Para André Costa, secretário especial de Comunicação Social do Ministério das Comunicações, “levar informação verdadeira ao povo brasileiro é uma das principais missões da Secom e o GOV.BR é fundamental para que essa missão seja cumprida. O GOV.BR facilita a vida do cidadão porque é simples e possibilita que as informações possam ser acessadas a qualquer hora e de qualquer lugar, basta ter uma conexão à internet. Em um único local, os 115 milhões de usuários cadastrados podem tomar conhecimento de notícias relacionadas a serviços, políticas públicas, concursos, licitações e muitas outras atividades desenvolvidas pelo governo federal. É a transformação digital chegando à população brasileira.”

O avanço do GOV.BR e a consequente popularização dos serviços públicos digitais elevou o Brasil a líder GovTech, conforme o Banco Mundial, que analisou 198 nações. “O bom desempenho do GOV.BR contribuiu para que o Brasil também fosse eleito este ano, pelo Banco Mundial, como o 7º país do mundo com a maior maturidade em governo digital”, reforça o presidente do Serpro, Gileno Barreto. “O país foi considerado o melhor das Américas, ficando à frente dos Estados Unidos e Canadá”, aponta.

“Este prêmio é o reconhecimento da sociedade brasileira ao esforço do governo federal em melhorar a vida e o dia a dia do cidadão, tornando tudo mais simples, mais rápido e mais barato”, afirma o secretário especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República, Eduardo Gomes.

O GOV.BR permite o acesso com senha única a milhares de serviços digitais e facilita a obtenção de informações e o relacionamento do cidadão com o governo. Desde janeiro de 2019, mais de 1,5 mil serviços foram transformados em digitais, todos reunidos na plataforma, o que gera economia anual de R$ 3,1 bilhões para o governo e a sociedade.

“Parabenizo a equipe da Secretaria de Governo Digital, o Serpro e a todos os nossos parceiros de órgãos públicos envolvidos, que junto conosco construíram essa grandiosa plataforma. A gente vê agora o resultado desse esforço”, ressalta o secretário de Governo Digital do ME, Fernando Coelho Mitkiewicz. E completa: “Acabamos de ser reconhecidos também pelo Banco Mundial. Esse é o resultado da entrega de um serviço público centrado no cidadão e que tem resolvido os grandes problemas da população”.

O que é o iBest

O iBest (anteriormente Internet World Best) é um prêmio anual oferecido aos melhores profissionais e empresas do mercado digital – internet, websites, redes sociais, aplicativos e similares – do Brasil. A primeira edição foi realizada em 1995. Hoje é organizado pela iBest Global. 

Conheça mais sobre a trajetória da transformação digital do governo brasileiro e do GOV.BR.

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