Notícias
GOVERNO DIGITAL
Gestão recebe mais 69 novos profissionais temporários para atuar em projetos de transformação digital do Estado
Nesta segunda-feira (28/4), a Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) recebeu, em evento virtual, 69 dos 200 contratados temporários que vão trabalhar em diversos projetos do Programa Startup GOV.BR por até cinco anos. O curso de ambientação dos profissionais vai até sexta-feira (2/4), com palestras, aulas e dinâmicas para sanar dúvidas e prepará-los para o trabalho.
Os profissionais contratados são de 7 especialidades: Especialista em Infraestrutura de TIC; Especialista em Ciência de Dados; Especialista em Segurança da Informação e Proteção de Dados; Especialista em Análise de Processos de Negócios; Especialista em Experiência do Usuário; e Especialista em Desenvolvimento de Software.
Eles vão atuar em projetos de transformação digital de diversos órgãos e entidades da administração pública federal que fazem parte do Startup GOV.BR, um programa que tem o objetivo de apoiar e acelerar iniciativas de transformação digital do governo federal. Nesse contexto, a SGD do MGI disponibiliza ferramentas tecnológicas, orientação metodológica e equipes multidisciplinares de profissionais de tecnologia da informação para atuarem na execução dos projetos.
Na abertura do curso de ambientação, a secretária adjunta de governo digital, Luanna Roncaratti, e a coordenadora-geral de projetos estratégicos da SGD, Jackeline Degani, deram boas-vindas aos profissionais. “A gente fica muito feliz com a chegada de mais servidores para colaborar com a transformação digital do setor público”, declarou Luanna, que também aproveitou a oportunidade para apresentar de forma resumida o ministério, a secretaria e o Startup GOV.BR.
Em seguida, os contratados temporários já puderam assistir a primeira palestra do curso, sobre a cultura de transformação digital voltada para o cidadão. De acordo com a secretária adjunta, é importante que os novos servidores entendam o conceito de “Um governo para cada cidadão”, que norteia todas as iniciativas da SGD. “O objetivo final é sempre melhorar os serviços prestados à população”, explica ela.
Luanna destacou ainda que, atualmente, 90% dos serviços do governo federal já são ofertados por canais online e que 60% da população brasileira usou alguma ferramenta de governo digital nos últimos 12 meses, segundo a pesquisa do Cetic.br, vinculado ao CGI.br, de 2024. Ela também chamou atenção para o crescimento do GOV.BR, a plataforma de serviços digitais do governo federal, que tem mais de 166 milhões de usuários ativos.
Os 69 profissionais que iniciaram o curso de ambientação nesta segunda-feira estão entre os 200 aprovados em processo seletivo simplificado realizado em 2024. A primeira turma de convocados foi formada em fevereiro de 2025, com um total de 63 pessoas. Outros aprovados estão em fase de complementação de documentos para assinatura do contrato temporário e novas turmas serão formadas em breve.