Notícias
GOVERNO DIGITAL
Gestão implementa atualizações no app do GOV.BR para melhorar a experiência de pessoas com deficiência
A nova versão do aplicativo GOV.BR tem atualizações voltadas para facilitar e tornar o app mais intuitivo para Pessoas com Deficiência (PCDs) que possuem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Uma das novidades é o aumento do número de tentativas de reconhecimento facial, que passou de cinco para oito. A iniciativa foi divulgada nesta terça-feira (11/11) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Atualmente, o GOV.BR possui mais de 170 milhões de usuários.
“Nossa gestão sempre busca incluir pessoas na transformação digital, temos um olhar de não deixar ninguém para trás. Essa atualização é somente mais um exemplo de como a administração deseja que todas as pessoas tenham acesso aos benefícios de um governo digital”, disse a secretária-adjunta de Governo Digital, Luanna Roncaratti. O GOV.BR possibilita o acesso a mais de 4600 serviços digitais federais e a outros mais de 8700 serviços de estados e munícipios.
Outra novidade do aplicativo é voltada para pessoas com alguma limitação visual. A partir de agora, o GOV.BR dará instruções, por meio de leitores de tela de acessibilidade, para entrada de dados de contato na área de dados pessoais. “Isso facilitará o preenchimento dessas informações, possibilitando que essas pessoas alterem informações de contato de forma simplificada”, complementou Roncaratti.
No ano passado, o ministério também já havia divulgado inovações voltadas para PCDs. Já é possível, por exemplo, usar a câmera traseira dos dispositivos móveis para fazer o reconhecimento biométrico dos usuários da plataforma. Além de pessoas com deficiência, a medida beneficia diretamente quem tem celulares antigos, do espectro autista, com doenças neurodegenerativas e idosos.
Demais atualizações
Além das inovações para PCDs, a nova versão também traz atualizações para os demais usuários. Essas passam pela realocação de informações para áreas mais intuitivas – como a mudança da área de dispositivos autorizados para a seção de privacidade - até a incorporação de funcionalidades como alteração de senha e métodos de acesso, que antes eram restritas ao uso da plataforma via navegador.
Serviços do GOV.BR
Entre os serviços mais utilizados pelos brasileiros estão a Assinatura GOV.BR, Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito. Na plataforma, também é possível pesquisar por serviços de acordo com o perfil do usuário, seja ele um estudante, agricultor, turista, empreendedor e trabalhador.
Boa parte desses serviços também exige uma conta Prata ou Ouro. Uma conta de nível Prata é conseguida a partir do reconhecimento facial para conferência da foto com a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Também é possível ter uma conta desse nível a partir da validação de seus dados em um dos 17 bancos credenciados na plataforma.
Já para ter uma conta Ouro, que permite acesso a qualquer serviço público digital e garante uma ampla segurança para os cidadãos, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, a partir de um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil. Em caso de dúvidas, as pessoas podem acessar o gov.br/conta ou falar com um técnico da SGD pelo gov.br/atendimento.