Notícias
OPORTUNIDADE
Gestão abre processo seletivo de gratificações para servidores atuarem nos Institutos e Universidades Federais
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou um processo seletivo com o objetivo de escolher servidores públicos federais para atuar nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e nas Universidades Federais. Ao todo, estão sendo oferecidas 30 Gratificações do Sistema de Administração de Recursos de Informação e Informática (GSISP) para esses servidores atuarem na área de privacidade e segurança da informação. Os interessados devem acessar o SOUGOV.BR e fazer a sua inscrição até o dia 12 de fevereiro.
“Esta é uma iniciativa para trabalhar em parceria com os institutos e universidades federais, pois a privacidade e a segurança da informação são fundamentais para garantirmos a continuidade dos serviços públicos oferecidos por esses órgãos”, afirmou o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. “O trabalho desses servidores será vinculado à Secretaria de Governo Digital, que é responsável pelo Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI)”, acrescentou.
Para participar da seleção, os candidatos terão que seguir os seguintes passos:
- Acessar o SOUGOV.BR (aplicativo ou web);
- Acessar o módulo "Currículo e Oportunidades"
- Atualizar currículo no Banco de Talentos do SouGov.br;
- Localizar o edital da oportunidade;
- Efetivar inscrição clicando em "quero me candidatar".
Após esse processo, o currículo será enviado automaticamente pela plataforma.
PPSI
Lançado em 2023, o programa foi instituído pela Portaria SGD/MGI nº 852 com o objetivo de elevar a maturidade e a resiliência dos cerca de 250 órgãos e entidades integrantes do SISP. Entre as linhas de atuação do programa estão a governança (normas, políticas e gestão de riscos), metodologia (guias e modelos), maturidade (autoavaliação e planos de trabalho), tecnologia (detecção, análise e resposta a incidentes cibernéticos) e pessoas (captação, capacitação e retenção de talentos).
O PPSI é responsável por iniciativas como o Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital (CISC GOV.BR) e o Centro de Excelência em Privacidade e Segurança da Informação (CEPS GOV.BR). O primeiro tem foco no enfrentamento de incidentes de segurança cibernética nos órgãos e entidades do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), enquanto o segundo busca promover a cultura de privacidade e segurança da informação por meio de capacitações.