Notícias

GOVERNO CIDADÃO

Aplicativo do gov.br evolui e dá acesso a todos os serviços disponíveis do governo federal

Com novas funcionalidades, a ferramenta será atualizada automaticamente para todas as pessoas que já tinham a versão anterior no aparelho celular
Publicado em 04/10/2021 11h16

partir desta sexta-feira (17/9) a população começa a contar com novidades no aplicativo gov.br para acessar todos os 3,3 mil serviços já digitalizados pelo governo federal – como a Carteira Digital de Trânsito, a Carteira de Trabalho Digital e o Meu INSS, entre tantos outros de uso massivo. O objetivo é simplificar o acesso dos brasileiros por meio de uma série de evoluções importantes para o usuário, como o histórico de uso dos serviços e quais órgãos tiveram acesso aos dados do cidadão, em aderência à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Tudo que o cidadão já acessava na versão anterior estará disponível no aplicativo gov.br, a exemplo do reconhecimento facial. Isso significa que, se a pessoa já tivesse feito a validação facial, continuará com o mesmo nível de identificação que tinha anteriormente. Ou seja, não é necessário repetir o reconhecimento facial para realizar, por exemplo, a prova de vida do aposentado ou pensionista do INSS. Se a prova de vida já foi realizada dentro do prazo pelo aposentado ou pensionista do INSS, o procedimento não precisa ser repetido este ano.

Nesta nova versão, o usuário poderá inserir seu CPF na tela inicial e, se não tiver ainda uma conta de acesso, já é direcionado automaticamente para o fluxo de criação de contas gratuitamente. Além dos documentos que já estavam disponíveis, o cidadão passa a contar com outros novos no aplicativo gov.br: o Certificado de Habilitação Técnica (CHT), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), documento exigido para pilotos, mecânicos, comissários e despachantes de voo, e cinco documentos emitidos pelo Exército Brasileiro que antes eram em papel: Certificado de Alistamento Militar (CAM), Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), Certificado de Dispensa do Serviço Alternativo (CDSA), Certificado de Reservista e Certidão de Situação Militar.

Outra novidade é que o usuário poderá acessar os serviços públicos sem a necessidade de informar login e senha. Como isso ocorre? É simples: o aplicativo gov.br permitirá ao cidadão se autenticar em todos os serviços públicos acessando o leitor de QR code que consta nele.

Acesse o aplicativo gov.br e saiba mais sobre o assunto