Notícias
CONCURSO NACIONAL
MGI divulga resultado preliminar e consulta à correção da prova discursiva do CPNU 2
As pessoas candidatas que participaram da prova discursiva da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) já podem consultar o resultado preliminar dessa fase. Também está disponível a imagem digitalizada da prova discursiva, para os blocos 1 a 7, e da redação, para os blocos 8 e 9, assim como a consulta individual aos critérios adotados na correção, que podem ser acessados na área da pessoa candidata no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV): https://conhecimento.fgv.br/cpnu2.
Na consulta individual, é possível verificar o detalhamento das notas, com a pontuação atribuída conforme os critérios previstos no edital. Além disso, o Edital nº 14, com a lista de resultados da prova discursiva (Fase 2), com número de inscrição e a nota total preliminar da prova discursiva ou da redação, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), em edição extra, e no site da FGV nesta sexta-feira (23/1).
Critérios de correção
A correção considerou critérios diferentes conforme o nível. Para os cargos de Nível Intermediário, 100% da nota da redação refere-se ao uso da Língua Portuguesa.
Para cargos de Nível Superior, a nota foi dividida em dois blocos, cada um valendo 50% do total:
-
Conhecimentos Específicos (50%): avalia se a pessoa candidata consegue mobilizar conceitos, técnicas e práticas relacionadas às áreas do respectivo Bloco Temático. São observados pontos como compreensão do tema, desenvolvimento do assunto, adequação conceitual, pertinência e atendimento aos tópicos solicitados.
-
Língua Portuguesa (50%): avalia o uso da norma culta, incluindo ortografia, gramática e construção textual. Também são considerados a estrutura do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão) e a coerência e coesão das ideias. Se a Prova Discursiva receber nota zero em Conhecimentos Específicos, a etapa de Língua Portuguesa não é corrigida e a pessoa candidata é eliminada do CPNU.
Somente o texto transcrito para a folha de textos definitivos foi considerado válido para correção da Prova Discursiva. Os espaços de rascunho no caderno de prova eram de preenchimento facultativo e não foram considerados na avaliação.
A prova discursiva corresponde à Fase 2 do concurso e tem caráter eliminatório e classificatório. As notas dessa etapa entram no cálculo da Nota Final Ponderada (NFP).
Entenda seu resultado na prova discursiva
A imagem da prova discursiva disponibilizada é a reprodução, em PDF, do que a pessoa candidata escreveu e entregou no dia da prova. Já o resultado individual da correção, disponível na área da pessoa candidata, traz o detalhamento da avaliação feita pela banca, conforme os critérios previstos no edital.
Nesse resultado, a correção aparece por itens, com indicação da pontuação atribuída em cada critério. Entre os pontos avaliados, podem constar aspectos como conteúdo, argumentação, clareza, estrutura do texto e domínio do tema.
Para começar, o ideal é verificar a nota final da prova discursiva que está acima do detalhamento da correção. Em seguida, recomenda-se abrir a imagem da prova e comparar com o padrão de resposta e com os critérios apresentados na correção, para entender como a pontuação foi atribuída.
Passo a passo para consultar e entender o resultado
- Acesse o site da FGV e faça login com a conta GOV.BR: https://conhecimento.fgv.br/cpnu2
- Localize o resultado preliminar da prova discursiva.
- Abra a imagem da prova discursiva (PDF com o seu texto).
- Abra o resultado individual com as correções.
- Leia com atenção o que aparece na correção, verificando: quais foram os critérios avaliados pela banca; quantos pontos você recebeu em cada critério; como esses itens compõem a nota final da prova discursiva.
- Compare a imagem da sua prova com os itens da correção.
Se a pessoa candidata identificar divergências, é possível solicitar pedido de revisão dentro do prazo previsto no edital. Para este ciclo, o período para recursos ocorre na próxima semana, nos dias 26 e 27 de janeiro. Pedidos apresentados fora desse prazo não serão aceitos.
Serviço público mais representativo
A prova discursiva corresponde à Fase 2 do CPNU 2 e foi aplicada em 7 de dezembro de 2025, em 290 locais de aplicação distribuídos por 228 cidades das cinco regiões do país. Entre as mais de 42 mil pessoas inscritas para essa etapa, 8.500 não compareceram, o que representa abstenção de 20% - índice considerado compatível com concursos em duas etapas e inferior ao registrado na primeira fase.
Nesta segunda edição, o CPNU passou a adotar novas regras voltadas à ampliação da diversidade entre as pessoas classificadas, como o estímulo à participação feminina na segunda fase do certame, além da aplicação das regras atualizadas de cotas, com aumento do percentual total e reservas de vagas específicas para pessoas indígenas e quilombolas. As mudanças integram um conjunto de ajustes estruturais do concurso, com foco em ampliar o acesso e aproximar o perfil do serviço público da composição da sociedade brasileira.
Confira na íntegra o Edital nº 14, de 22 de janeiro de 2026.
Cronograma previsto
-
Divulgação da nota preliminar da prova discursiva, disponibilização da imagem da prova e consulta à correção: 23/01/2026
-
Interposição de pedidos de revisão das notas da prova discursiva: 26 e 27/01/2026
-
Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos e resultado definitivo do procedimento de confirmação/verificação documental complementar da autodeclaração para concorrer às vagas reservadas às pessoas candidatas negras, indígenas e quilombolas e do procedimento de caracterização da deficiência das pessoas candidatas que se declararem com deficiência: 18/02/2026
-
Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da Prova Discursiva e resultado definitivo da Prova Discursiva: 18/02/2026
-
Previsão de divulgação das listas de classificação (vagas imediatas e lista de espera) – após Fases I a IV: 20/02/2026
-
1ª Convocação para confirmação de interesse em vagas imediatas e em participar de cursos de formação: 20/02/2026
-
Período da 1ª confirmação de interesse: 21 a 23/02/2026
-
Previsão das listas pós-1ª confirmação de interesse: 27/02/2026
-
2ª Convocação para confirmação de interesse: 27/02/2026
-
Período da 2ª confirmação de interesse: 28/02 a 02/03/2026
-
Previsão das listas pós-2ª confirmação de interesse: 06/03/2026
-
3ª Convocação para confirmação de interesse: 06/03/2026
-
Período da 3ª confirmação de interesse: 07 a 09/03/2026
-
Previsão das listas pós-3ª confirmação de interesse: 16/03/2026
-
Início das convocações para nomeação e, quando couber, de Investigação Social e Funcional / Defesa de Memorial e Prova Oral / Curso ou Programa de Formação: 16/03/2026
-
Prazo para envio da documentação – Defesa de Memorial e Prova Oral (Edital MS nº 01/2025): 06 a 10/04/2026