Notícias
IMÓVEL DA GENTE
União destina imóvel no norte do Paraná para implantação de Centro Integrado de Inovação e Tecnologia
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), destinou ao município de Jacarezinho, situado no norte do estado do Paraná, um imóvel com área de 30 mil metros quadrados, com benfeitorias que somam 12 mil metros quadrados. O espaço será utilizado para a instalação de um Centro Integrado de Inovação e Tecnologia.
A Cessão de Uso Gratuita e por tempo determinado de 20 anos – podendo ser prorrogável por mais 20 – foi autorizada esta semana com a publicação da Portaria SPU/MGI Nº 8.043/2025. O imóvel está localizado na Avenida Marciano de Barros, no bairro Estação, e encontra-se atualmente desocupado.
De acordo com o projeto apresentado, o centro contará com salas de aula para cursos de qualificação profissional e espaços voltados ao desenvolvimento de atividades de robótica. O objetivo é fomentar o empreendedorismo, estimular a inovação tecnológica e ampliar as oportunidades de capacitação na região.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Jacarezinho, a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e a Prefeitura Municipal, fortalecendo do ecossistema de inovação do Norte Pioneiro do Paraná.
Programa Imóvel da Gente
A destinação integra o Programa de Democratização de Imóveis da União, o Imóvel da Gente, uma iniciativa do Governo Federal que direciona imóveis sem uso ou ociosos para políticas públicas nas áreas de habitação, educação, assistência social, saúde, cultura, esporte e outras, além de destinar áreas da União a projetos de infraestrutura, em consonância com as seleções do programa federal Novo PAC. Uma das prioridades do programa é a regularização fundiária de núcleos urbanos consolidados em áreas da União, garantindo moradia digna para famílias de baixa renda.
Coordenado pela Secretaria do Patrimônio da União, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o programa atua de forma integrada com governos estaduais e municipais, órgãos e entidades da Administração Pública Federal, além de organizações da sociedade civil. No Paraná, 105 imóveis em 56 municípios já foram destinados por meio do Imóvel da Gente, beneficiando mais de 460 famílias.