Notícias
SEMANA DE INOVAÇÃO
Sustentabilidade é o tema central da Semana de Inovação deste ano, que tem inscrições gratuitas
A Semana de Inovação 2025, maior evento de inovação em governo da América Latina, está com inscrições abertas por meio do site do evento. Serão mais de 500 horas de programação gratuita distribuídas em iniciativas on-line e presenciais, na sede da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília (DF).
Com o tema “Um Planeta, Uma Chance: inovar para um futuro possível”, a Semana de Inovação deste ano vai antecipar debates da COP30 e trazer novas reflexões e caminhos, especialmente para esfera pública. Ao todo, são cinco eixos temáticos:
-
Comportamento, educação e cultura para a sustentabilidade;
-
Transformação da gestão pública para um desenvolvimento responsável;
-
Novos paradigmas para a regeneração e resiliência;
-
Tecnologias para um novo amanhã, e
-
Territórios e ecossistemas verdes e azuis.
Quem acompanhar pelo computador ou por dispositivo móvel, contará com uma plataforma virtual completa, com transmissão ao vivo, gamificação e conteúdos exclusivos. Já nas atividades presenciais, na Enap, haverá espaços para networking, atividades culturais, vivências, oficinas, palestras e mesas redondas. Confira o que já está confirmado na programação aqui.
Veja alguns dos confirmados abaixo:
Urbanista e especialista em políticas públicas, a inglesa Leonora Grcheva dará a palestra Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (CHICS).
Verônica Manguinho com a palestra Liderança e Mudança: Como a Gestão da Transformação Pode Impulsionar a Sustentabilidade nas Organizações Públicas.
O jornalista Marcelo Leite, colunista de ciência do jornal Folha de S. Paulo e responsável pelo blog Virada Psicodélica, do mesmo veículo, vai lançar seu livro “A ciência encantada de Jurema”, dará palestra sobre a obra e participará da mesa redonda Inovação com Base Ancestral: Medicinas Indígenas no SUS, com Edinaldo Rodrigues Xucuru, Elisa Pankararu e Dráulio de Araújo.
A bióloga com especialização em Ecologia e mestre em Design com foco em Ecodesign e Sustentabilidade, Thalita Campbell, apresenta a biomimética aos participantes da SI, por meio da vivência Inovar com a Natureza: Design Biomimético para Desafios Públicos.
O indígena tupinambá José Kaeté dará a palestra Narrativas Originárias: O que Muda Quando os Povos Indígenas Contam Suas Próprias Histórias?, com a participação de Julia Pasminik, da Universidade da Floresta.
A empreendedora social e diretora Executiva do Instituto Oyá, Kamila Camilo, vai ministrar a palestra Regeneração como caminho: da justiça climática à economia regenerativa, na qual pretende pontuar o papel das lideranças institucionais na criação de ecossistemas regenerativos e os passos pós-COP para um compromisso coletivo duradouro.
A jornalista Mariana Costa vai mediar a mesa redonda Da floresta à mesa: agrofloresta e sistemas alimentares regenerativos, com Claudia Visoni (jornalista, ambientalista e agricultora urbana) e Bruna Oliveira.
As criadoras do podcast 37 Graus, Sarah Azoubel (bióloga) e Bia Guimarães (jornalista) falam sobre o pioneirismo do podcast de divulgação científica. Em palestra com mediação do curador Maurício Boff.
Sobre a Semana de Inovação 2025
A Semana de Inovação 2025 é realizado pela Enap em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), e o Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Ministério da Saúde.
O evento conta com o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Governo Federal, com apoio da Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB Brasília), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Fundação Dom Cabral.
Saiba mais detalhes sobre a SI em semanadeinovacao.enap.gov.br/.
MGI na COP 30
A COP30 é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), um encontro global anual onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima. É considerado um dos principais eventos do tema no mundo. A COP30 ocorrerá em novembro de 2025 na cidade de Belém, no estado do Pará, Brasil.
O Ministério da Gestão atua na agenda de clima e sustentabilidade em seis grandes eixos: Transformação digital como propulsora da transição ecológica; Produção e gestão de dados sobre a conservação e uso sustentável das terras; Uso do poder de compra do Estado para promoção de um desenvolvimento sustentável; Resiliência e resposta a eventos climáticos; Governança da propriedade estatal de empresas; e Capacitação de servidores para às mudanças climáticas.
A COP30 representa uma oportunidade histórica para o Brasil reafirmar seu papel de liderança nas negociações sobre mudanças climáticas e sustentabilidade global. O evento permitirá ao país demonstrar seus esforços em áreas como energias renováveis, biocombustíveis e agricultura de baixo carbono, além de reforçar sua atuação histórica em processos multilaterais, como na Eco-92 e na Rio+20.
SERVIÇO:
Semana de Inovação 2025
Escola Nacional de Administração Pública - Enap (SPO Área Especial 2-A, Asa Sul), Brasília-DF
Data: 30 de setembro a 2 de outubro
Formato: Presencial e On-line
Investimento: Gratuito
Mais informações e inscrições: semanadeinovacao.enap.gov.br
*Com informações da Enap