Notícias
GOVERNANÇA
Secretária do MGI apresenta modelo brasileiro de coordenação de estatais em seminário na Coreia do Sul
Elisa Leonel (centro) palestra em seminário na capital sul-coreana. Foto: Alejandro Maldonado
Entre os dias 24 e 26 de setembro de 2025, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) esteve representado no Seminário “Building Institutional Strength and Financial Resilience – Korea–Latin America and Caribbean Policy Dialogue” (Construindo força institucional e resiliência financeira – Diálogo de Políticas Coreia-América Latina e Caribe). O encontro foi realizado em Seul, Coreia do Sul, e foi promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Instituto Coreano de Finanças Públicas (Korea Institute of Public Finance/KIPF).
O MGI foi convidado pelo BID a compartilhar experiências e perspectivas brasileiras na governança de empresas estatais. Compareceram, pelo ministério, Elisa Vieira Leonel, da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, e Hamilton Fernando Cota Cruz, Diretor de Inovação e Inteligência em Gestão de Estatais. Durante o evento, Leonel atuou como painelista e moderadora em sessões dedicadas à transparência, divulgação pública e boas práticas de governança. O diretor Hamilton Cruz focou sua contribuição nos temas de planejamento estratégico, investimentos e inovação na gestão das estatais.

A participação do MGI reforça o papel do Brasil como referência regional e destaca a importância da coordenação das estatais sob a liderança da pasta. O intercâmbio de experiências fortalece a agenda de transparência, sustentabilidade e resiliência fiscal, alinhada aos compromissos de modernização e eficiência na gestão pública.