Notícias
SAÚDE DO SERVIDOR
Encontro Nacional do SIASS 2025 destaca saúde mental e segurança no trabalho no serviço público
A Secretaria de Relações de Trabalho (SRT), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) realiza, ao longo desta terça e quarta-feira (15 e 16 de outubro), o Encontro Nacional do SIASS 2025, que reúne gestores das unidades do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) e dirigentes de pessoas dos órgãos integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC).
O evento, sediado no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Brasília, destaca duas temáticas prioritárias que compuseram as frentes de premiação do Selo SIASS, em sua primeira edição: Promoção da Saúde Mental no Serviço Público e Gestão de Riscos e Agravos nos Ambientes de Trabalho. As palestras e mesas temáticas ocorrem das 8h às 18h.
Em vídeo apresentado na abertura do evento, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, ressaltou que o encontro integra o fortalecimento da Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho dos Servidores Públicos Federais. Ela também reforçou o reestabelecimento do Comitê de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho, que visa apoiar a implementação dessa política nos órgãos e entidades.“Essa é uma iniciativa democrática e de construção coletiva com propostas estratégicas com o intuito de impulsionar a atuação em rede e promover o fortalecimento dos direitos de saúde e segurança do trabalho das servidoras e dos servidores”, afirmou a ministra.
O secretário de Relações de Trabalho, José Feijó, enfatizou o papel da Rede SIASS na implementação de soluções de forma colaborativa e transversal, “valendo-se das experiências, expertises e profissionais presentes em cada órgão e entidade”. Ele reforçou ainda o compromisso da SRT com a retomada das ações e projetos voltados ao fortalecimento da política de atenção à saúde, segurança e trabalho no âmbito do SIASS.
Já a secretária-adjunta da SRT, Patrícia da Costa, destacou que o fortalecimento das políticas de saúde está diretamente ligado à valorização e ao respeito aos servidores públicos. Por isso, há a necessidade de melhorar a qualidade nas relações de trabalho, de forma que promovam o bem-estar das pessoas e a atividade. “Humanizar relações de trabalho é proporcionar o ambiente que conta com a saúde física e a satisfação geral das pessoas servidas. E humanizar as relações de trabalho também é compreender o próximo, respeitar as diferenças para construir ambientes colaborativos e harmoniosos”, afirmou.
A diretora de benefícios, previdência e atenção à saúde, Cynthia Curado afirmou que os encontros como o Encontro Nacional do SIASS são essenciais para promover trocas de experiências e construir, de forma coletiva, uma política de saúde mais efetiva e humana. “O objetivo desse encontro é o fortalecimento e o repensar, como a gente pode fazer diferente, em um momento que a gente hoje tem, um programa de desempenho de gestão, onde a gente tem pessoas presenciais, pessoas 100% em teletrabalho, pessoas em regime híbridos, e como lidar com isso frente à segurança de saúde do servidor”, disse Curado.
Diante de tal cenário, o diretor de Soluções Digitais e Informações Gerenciais do MGI, Antônio Landim, ressaltou a importância de políticas baseadas em evidências e dados para o avanço da área. Segundo ele, o SIASS se consolida como peça fundamental da política de saúde no serviço público e deve seguir sendo fortalecido. Landim também reconheceu o “papel essencial das unidades especiais, que diariamente traduzem, de forma concreta, os compromissos do Estado brasileiro com o cuidado, a saúde e a qualidade de vida”.
Selo SIASS 2025
Finalizando a abertura do evento, foi realizada a premiação do Selo SIASS, uma iniciativa da Secretaria de Relações de Trabalho que se destina a fortalecer as políticas de cuidado com a saúde da servidora e do servidor e incentivar as boas práticas realizadas pelos órgãos e entidades do SIPEC. A premiação é o reconhecimento do MGI dos projetos desenvolvidos, buscando o compartilhamento das experiências exitosas no âmbito da Administração Pública Federal.
Na temática “Promoção à Saúde Mental”, o vencedor do Selo SIASS categoria ouro foi o projeto “Provida PRF: Proteção, Valorização e Reconhecimento”, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), enquanto o “Fazer Arte”, da Universidade Federal do Ceará, ficou em segundo lugar na premiação, seguido pelo Projeto “Central de Acolhimento e Acompanhamento em Saúde”, também da PRF.
Já na temática “Gestão de Riscos e Agrados”, a categoria ouro ficou com o Projeto “SST 360 graus na SUSEP: um novo olhar para a saúde e segurança do trabalho da servidora e do servidor público”, da Superintendência de Seguros Privados. A segunda colocação foi para o projeto “Jornada da Saúde”, da Controladoria Geral da União, enquanto a categoria bronze foi entregue ao projeto “Promoção à Saúde do Servidor e suas interfaces com a qualidade de vida no trabalho”, da Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado Governador Valadares.
Sobre o Evento
O Encontro Nacional do SIASS 2025 segue até esta quarta-feira (16/10), com programação composta por palestras, mesas temáticas e debates. As atividades reúnem especialistas e gestores públicos para discutir os desafios e as transformações contemporâneas na saúde do servidor e a melhoria dos ambientes de trabalho na Administração Pública Federal.