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GESTÃO PÚBLICA

Ministra Esther Dweck abre 1ª edição do CSC 360 e reforça modelo de serviços compartilhados como pilar da Transformação do Estado

Primeira edição do CSC 360, evento promovido pelo MGI para fortalecer o modelo de compartilhamento de serviços no governo federal, promoveu a troca de soluções inovadoras que fortalecem a rede ColaboraGov
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Publicado em 04/11/2025 15h36
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A ministra Esther Dweck abre o CSC 360, evento do MGI que reúne governo e iniciativa privada para fortalecer o modelo de serviços compartilhados no setor público. Foto: Jhonattan Braga

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, abriu nesta terça-feira (4/11) a primeira edição do CSC 360, evento do MGI voltado ao fortalecimento dos Centros de Serviços Compartilhados (CSC) no governo federal. Concebido para promover a troca de experiências entre os setores público e privado, o encontro teve como tema “A vida como ela é” e proporcionou uma imersão na rotina dos CSCs, com soluções inovadoras e práticas de gestão que fortalecem a rede ColaboraGov e tornam a entrega de serviços mais eficiente. 

Durante a abertura, a ministra destacou que a lógica dos serviços compartilhados vem impulsionando um dos maiores movimentos de modernização da gestão pública, consolidando-se como pilar da Transformação do Estado promovida pelo MGI. Ao centralizar estruturas de suporte, afirmou, os órgãos ganham agilidade, padronizam processos e liberam equipes para focar nas atividades finalísticas, resultando em políticas públicas mais eficientes para a população.  

“Quando ministérios compartilham estruturas de suporte, todos ganham. reduzimos custos, aumentamos eficiência e liberamos as equipes para focar na missão finalística. O CPNU mostrou na prática a força do compartilhamento, pois juntos, os ministérios realizaram um concurso com alcance nacional com muito mais economia, equidade e eficiência”, ressaltou. 

Ela também enfatizou o papel estratégico da Secretaria de Serviços Compartilhados (SSC) na consolidação desse modelo, reconhecendo o trabalho das equipes em Brasília e das regionais. Esther Dweck frisou que a atuação conjunta dos superintendentes e servidores foi essencial para transformar o compartilhamento de serviços em uma inovação concreta no setor público, superando resistências iniciais e demonstrando ganhos reais de gestão. 

Esther Dweck finalizou destacando a dimensão humana da política de serviços compartilhados, citando iniciativas de gestão humanizada, como a política de cotas para mulheres em situação de violência, a redução da jornada de trabalho e a implementação do recesso de fim de ano para trabalhadores terceirizados. Segundo a ministra, essas ações refletem um modelo de gestão que combina eficiência com cuidado, equidade e valorização de todas as pessoas que atuam no serviço público. 

Gestão Compartilhada e Inovadora

O secretário de Serviços Compartilhados (SSC) do MGI, Cilair Rodrigues, destacou o papel do evento como um instrumento de qualificação contínua da gestão pública e de fortalecimento do modelo de serviços compartilhados pela via da cooperação entre diferentes setores. “Buscamos ampliar o diálogo e a visão sobre os serviços compartilhados, promovendo a troca de experiências entre setor público, iniciativa privada e terceiro setor. Eventos como esse são essenciais para aperfeiçoarmos o modelo e incorporarmos referências que contribuam para a evolução da administração pública”, explicou.  

O secretário ressaltou ainda que a consolidação dos serviços compartilhados exige engajamento e comprometimento das equipes para a adoção de novos processos e práticas de gestão. Ele reforçou que o desenvolvimento contínuo é decisivo para a sustentabilidade do modelo.

A presidenta da Enap, Betânia Lemos, ressaltou que os Centros de Serviços Compartilhados representam um avanço estratégico para a eficiência do Estado, ao permitirem que órgãos compartilhem estruturas e reduzam gastos. Para ela, o modelo contribui diretamente para o uso mais inteligente dos recursos públicos. “Através dos CSCs, a gente consegue dar mais eficiência e eficácia na aplicação do recurso público. Quando vários órgãos se unem para compartilhar serviços, processos e pessoas, economizamos recursos, financeiros e humanos, e fortalecemos a capacidade do Estado”, explicou.

A atividade, realizada em formato híbrido com transmissão ao vivo pelo canal do MGI no YouTube, seguiu a programação com a troca de experiências em painéis temáticos que abordaram quatro eixos da gestão compartilhada: compras centralizadas, divisão de custos, tecnologia da informação e experiência do usuário.

ColaboraGOV

O Centro de Serviços Compartilhados do MGI (ColaboraGov) é um projeto executado por meio da Secretaria de Serviços Compartilhados (SSC) instituído pelo Decreto nº 11.837/2023, que promove o compartilhamento de serviços administrativos e busca assegurar a uniformidade nos padrões de qualidade, tempo e transparência no atendimento às demandas. Sua área de atuação engloba atividades relacionadas à gestão de pessoas, orçamento, finanças e contabilidade, administração e logística, tecnologia da informação, gestão estratégica, entre outras funções de suporte administrativo.

Atualmente, 13 ministérios e mais de 40 órgãos em todo o país compõem a rede do ColaboraGov. O modelo de compartilhamento de serviços gerou uma economia de R$ 258,2 milhões em um ano, com projeção de R$ 1,03 bilhão em quatro anos.

Ações estratégicas de suporte à população

Os serviços compartilhados do ColaboraGOV têm se mostrado estratégicos, como na operacionalização do Auxílio Reconstrução no Rio Grande do Sul. Em três dias, o mecanismo viabilizou o pagamento dos benefícios de R$ 5.100 por cidadão, demonstrando a agilidade e a efetividade desse modelo de atuação integrada.

Outros destaques foram o apoio ao Ministério dos Povos Indígenas na contratação emergencial de transporte para a distribuição de cestas básicas aos povos Yanomami e o suporte à implantação do decreto que reserva 8% das vagas em contratos administrativos a mulheres em situação de violência doméstica e familiar. 

Finanças, Impostos e Gestão Pública
Tags: TRANSFORMAÇÃO DO ESTADOSERVIÇOS COMPARTILHADOSCOLABORAGOV
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