Notícias
GOVERNO DIGITAL
Gestão debate segurança cibernética, integração federativa e inclusão digital no Rio de Janeiro
O secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, representou o MGI o no Seminário Extra - Transformação Digital ao levar para o debate segurança cibernética, integração federativa e inclusão digital. Foto. César Oliveira
A segurança cibernética, a integração federativa e a inclusão digital foram alguns dos temas debatidos durante o Seminário Extra - Transformação Digital, que ocorreu na manhã desta segunda-feira (24/11), no Rio de Janeiro. O secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, representou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) no evento.
Uma das pautas levadas pelo secretário foi a criação da Nuvem de Governo, um projeto iniciado ainda em 2023 pelo MGI, para a proteção dos dados dos brasileiros. “Hoje, no nível federal e estadual, temos uma forte preocupação com a proteção dos dados dos cidadãos. Estamos construindo a Nuvem de Governo para garantir a guarda segura dessas informações e reforçar a soberania digital, uma pauta cada vez mais presente no Brasil e no mundo”, disse Mascarenhas.
Esse conceito foi estabelecido a partir da publicação da Portaria SGD nº 5950, em outubro de 2023. Desde essa época, o ministério trabalha em conjunto com as empresas públicas de TI, o Serpro e a Dataprev, para o estabelecimento dessa nuvem. Nesse novo modelo, as empresas públicas estão fazendo a aquisição dos equipamentos e dos sistemas, e fazem a instalação desses em sua infraestrutura. Atualmente, temos 11 órgãos fazendo a migração de seus dados para essa nuvem de governo e temos o objetivo de repatriar de 20% dos dados até o final da atual gestão.
GOV.BR
Durante sua fala, o secretário também destacou a importância das pessoas cuidarem da sua conta GOV.BR como tomam conta da chave de casa ou do carro. "Temos que ter muito cuidado com a segurança cibernética e com a preservação das nossas senhas. Temos que entender que temos uma ferramenta poderosíssima nas nossas mãos, que é o GOV.BR. E essa ferramenta a gente não entrega a qualquer um", complementou Mascarenhas. O secretário também alertou sobre a ativação da Verificação em Duas Etapas para conferir maior segurança.
Atualmente, o GOV.BR é utilizado por mais de 171 milhões de brasileiros, possibilitando o acesso a mais de 12 mil serviços, sendo 4600 digitais federais e outros 8700 de estados e municípios. "A pauta da transformação digital proporciona levar cidadania, é uma coisa que temos de potencializar. O cidadão não é federal, não é estadual, ele vive nos municípios e a transformação digital deve ser integrada, como o governo do Estado do Rio de Janeiro, que é um dos grandes parceiros na pauta", exemplificou o secretário.
O secretário estadual de Transformação Digital do Rio de Janeiro, Feu Braga, concorda com a importância da integração federativa, pois, para ele, a pauta de transformação digital é uma política de Estado. "É o governo que leva muito a sério a transformação digital, a gente vê realmente o poder transformar vidas, e por isso, estamos focados em pensar, ouvir e fazer a diferença na vida do cidadão. Existe uma interação e espírito de compartilhamento muito grande e o Estado do Rio de Janeiro aproveitou isso", afirmou.
Inclusão Digital
Em sua participação no debate, a program officer do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS), Gabriella da Costa, ressaltou a importância de incluir pessoas na transformação digital. "O GOV.BR, o Meu SUS Digital e o Meu Imposto de Renda são iniciativas que mostram que, independente da sua idade, da sua renda social, você, de alguma maneira, vai estar inserido nos serviços públicos digitais. Mas a gente sabe que tem uma realidade de pessoas que não necessariamente conseguem fazer essa adesão de uma forma tão natural", explicou.
Segundo Costa, temos uma uma realidade muito diversa no Brasil muito grande, muitas pessoas não conseguem acessar os serviços digitais por não ter acesso a um dispositivo ou computador de qualidade ou, ainda, por falta de conectividade. "O Balcão GOV.BR mostra um caminho de como a gente pode mitigar, diminuir um pouco dessa exclusão digital", disse citando a iniciativa do MGI.
Essa iniciativa foi criada pelo ministério para apoiar pessoas com dificuldade no mundo digital. No Balcão GOV.BR você encontrará ajuda para:
• Entender o que é a conta GOV.BR e como ela facilita seu dia a dia.
• Criar ou recuperar sua conta de forma segura.
• Aprender a proteger melhor sua conta e a aumentar o nível de segurança dela.
• Acessar serviços públicos digitais com mais autonomia.
Atualmente, o programa já está disponível em 12 estados, 80 municípios e conta com 101 unidades de atendimentos. Para encontrar a mais próxima de sua residência, acesse gov.br/presencial