Notícias
IMPOSTO DE RENDA
Consulta ao 1º lote do IRPF 2025 começa na sexta (23); mais de 2,3 milhões que utilizaram a pré-preenchida com GOV.BR serão beneficiados
A consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF 2025) estará disponível a partir das 10h desta sexta-feira (23/5). De acordo com a Receita Federal, mais de 2,3 milhões de contribuintes que enviaram a Declaração Pré-Preenchida com conta Prata ou Ouro no GOV.BR e escolheram receber via PIX terão o crédito bancário liberado. O pagamento será realizado no dia 30 de maio.
“Este é um exemplo de como o GOV.BR facilita a vida das pessoas. O preenchimento da declaração se torna mais simples e ainda existe a possibilidade de receber a restituição no 1º lote”, disse a secretária-adjunta de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Luanna Roncaratti. Segundo a secretária-adjunta, o uso da declaração pré-preenchida também diminui as chances de erros na declaração, já que as informações constantes no Informe de Rendimentos estão no banco de dados da Receita.
Para saber se a restituição estará disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração. Além disso, a Receita disponibiliza, ainda, um aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar informações sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Cadastro
Para utilizar a pré-preenchida, é preciso ter uma conta de nível Prata ou Ouro no GOV.BR. Uma conta Prata é alcançada a partir da biometria facial com a CNH, ser servidor público federal, ou fazer o login pelo banco, caso a instituição financeira seja uma das 14 que estão credenciadas. São elas: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank, Sicredi, Mercantil do Brasil e PicPay/Original, BTG Pactual e Nubank.
Já para ter o máximo de segurança, é preciso ter uma conta Ouro. Para esse nível, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, a partir de um certificado digital compatível com a ICP-Brasil.
O prazo final para a entrega da declaração do IRPF 2025 é até 30 de maio.
*Com informações da Receita Federal.