Notícias
CAR
MGI promove evento para apresentar avanços na gestão do Cadastro Ambiental Rural
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) realiza, na manhã do dia 5 de agosto, no Auditório do Bloco K da Esplanada dos Ministérios, o evento “Apresentação dos Avanços na Gestão do Cadastro Ambiental Rural (CAR)”. A programação ocorre das 9h às 12h30, com participação de autoridades dos governos federal e estaduais, representantes de organismos internacionais e da sociedade civil. O encontro é aberto ao público e as inscrições podem ser realizadas por meio do link: https://forms.office.com/r/gP3f1zB10v
A abertura institucional contará com a presença de autoridades dos ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); e da Agricultura e Pecuária (Mapa), além de representantes da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e da Embaixada da Noruega no Brasil.
Entre os destaques do evento está o lançamento da Rede Interfederativa de Gestão e Inovação do CAR (Rede CAR), um espaço colaborativo voltado à cooperação federativa, à inovação tecnológica e ao fortalecimento institucional. A Rede CAR visa conectar gestões estaduais e federais, promover o intercâmbio de experiências, desenvolver soluções integradas e fomentar o aprendizado entre pares. Com essa articulação, busca-se garantir uma gestão mais eficiente do cadastro, próxima da realidade dos territórios e orientada à justiça socioambiental.
A criação da Rede CAR é uma iniciativa da cooperação técnica entre o MGI e a Cepal, firmada no âmbito do Programa Executivo de Cooperação em Modernização, Transformação e Expansão das Capacidades de Estado para o Desenvolvimento Sustentável do Brasil e da América Latina. A parceria visa fortalecer as capacidades institucionais dos estados brasileiros na gestão do CAR, promovendo maior qualidade das informações ambientais, transparência e integração de dados territoriais.
O evento contará ainda com a presença de representante da embaixada da Noruega no Brasil, cuja participação simboliza o compromisso conjunto entre os países no enfrentamento das mudanças climáticas e na promoção de políticas públicas voltadas à sustentabilidade.
A representante da Abema destacará os principais avanços nas gestões estaduais do CAR. O encerramento da manhã será marcado pela apresentação do diretor de Cadastro Ambiental Rural (Dicar), Henrique Dolabella, que abordará os esforços no aprimoramento da relação interfederativa, da relação com o cidadão e da transparência na gestão dos dados territoriais.
Serão apresentadas, ainda, as mais recentes inovações tecnológicas na gestão do CAR, incluindo a nova Plataforma de Consulta Pública, o aplicativo Meu Imóvel Rural (MIR), e o desenvolvimento do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) como infraestrutura pública digital – um sistema aberto, interoperável e orientado ao interesse coletivo, com foco em transparência, eficiência e inclusão. Segundo Dolabella, o evento é um chamado à construção coletiva de um CAR mais moderno, eficiente e inclusivo.
A programação técnica continua entre os dias 6 e 8 de agosto, com a realização de uma oficina fechada para os representantes estaduais que compõem a Rede CAR. Ela abordará temas como validação de cadastros, municipalização da gestão e cadastramento de povos e comunidades tradicionais (PCTs) e de assentamentos.
Sobre o CAR
O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro público eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais do país, sendo sua inscrição o primeiro passo para a regularização ambiental dessas propriedades. Inicialmente gerido por outros órgãos, o CAR passou a ser coordenado pelo MGI em 2023 com o objetivo de fortalecer a gestão do sistema, modernizar as ferramentas digitais e promover uma atuação mais integrada, eficiente e transparente. Acesse aqui a página do CAR para outras informações.