Notícias
ESTATAIS FEDERAIS
Estatais se reúnem em Fortaleza em evento sobre diversidade e inclusão
Legenda: Encontro sobre diversidade, equidade e inclusão reúne empresas estatais federais na sede do BNB, em Fortaleza. Foto: SEST/MGI
O Banco do Nordeste (BNB) sediou, em Fortaleza (CE), a 5ª Reunião do Grupo Executivo do Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão nas Empresas Estatais Federais. O encontro, ocorrido no final de junho, reuniu representantes de estatais como Correios, Petrobras, Banco do Brasil e Caixa Econômica, com o objetivo de fortalecer o compromisso dessas empresas com a promoção de ambientes de trabalho mais diversos, justos e acolhedores.
Durante o encontro, os participantes fizeram um balanço das ações em andamento e discutiram os próximos passos do Plano de Trabalho do Pacto, com metas previstas até 2026. A iniciativa envolve reuniões mensais, a criação de grupos de trabalho temáticos e o acompanhamento de indicadores que orientam as ações de cada empresa.
As reuniões do Grupo Executivo seguem um formato colaborativo: a equipe da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) faz a abertura, seguida pelas boas-vindas da alta administração da empresa anfitriã. Em seguida, a empresa compartilha suas experiências e avanços no tema, e os grupos iniciam os trabalhos técnicos.
A diretora de Administração do Banco do Nordeste, Ana Teresa Barbosa, destacou a importância de transformar valores em práticas concretas. “A diversidade, a equidade e a inclusão não são apenas valores aspiracionais. Elas são pilares estratégicos para o desenvolvimento sustentável, para a inovação e para a construção de ambientes de trabalho mais justos, acolhedores e colaborativos”, afirmou.
Segundo ela, o Pacto representa um esforço coletivo das estatais em garantir oportunidades iguais para todas as pessoas, especialmente aquelas pertencentes a grupos historicamente sub-representados. Ana Teresa também apresentou iniciativas do BNB, como o Programa Liderança Feminina — que inclui indicadores de desempenho voltados à alta gestão — e os grupos de afinidade de Raça/Etnia e LGBTQIAPN+, que já realizaram 10 encontros.
Pacto DE&I
O Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão nas Empresas Estatais Federais integra o Inova, programa do Ministério da Gestão e Inovação que visa fortalecer a governança das estatais, com foco em capacitação, modernização e alinhamento estratégico.
Esse pacto, organizado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), tem como objetivo fomentar a cooperação interinstitucional para o desenvolvimento de práticas integradas que promovam esses princípios, com foco na implementação e no aperfeiçoamento de políticas e ações inclusivas e conta com um plano de ação para o biênio 2024-2025, que estabelece diretrizes específicas para o desenvolvimento de políticas de diversidade, equidade e inclusão.
Esse plano abrange o diagnóstico do perfil de diversidade, a capacitação de lideranças e a definição de metas claras para ampliar a representatividade nos quadros das empresas estatais. Tal iniciativa visa garantir a implementação de práticas inclusivas, contribuindo para um ambiente corporativo mais justo, inovador e produtivo.