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Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias 2025 Julho 30 milhões de brasileiros já possuem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)
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IDENTIDADE NACIONAL

30 milhões de brasileiros já possuem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)

Novo documento é mais seguro, reduz fraudes e conta com número único válido em todo o Brasil: o CPF
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Publicado em 24/07/2025 16h16 Atualizado em 24/07/2025 16h35
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Trinta milhões de brasileiros já possuem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Essas pessoas já têm em suas mãos e em seu celular um documento que transforma a identificação no país por ser moderno e seguro, além de contar com número único válido para todo o Brasil, o CPF. O novo levantamento de emissões foi divulgado nesta quinta-feira (24/7) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
 
Para o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, essa marca só foi possível devido ao trabalho em conjunto com os institutos de identificação estaduais, que são os responsáveis pela emissão. “Em dois anos e meio de muito trabalho, conseguimos levar a CIN para todos os estados”, disse. “No início da nossa gestão, só havia milhares de CINs emitidas em alguns entes, agora levamos o novo documento para milhões de brasileiros”, celebrou.
 
Um dos grupos que mais tirou a CIN é de pessoas de 15 a 19 anos, com mais de 3,3 milhões de expedições. Giovanna Olinda, de 18 anos, é uma dessas pessoas. Ela tirou a sua nova carteira em 2024 para participar do Concurso Público Nacional Unificado, o CPNU. “Eu tirei a CIN porque acabei perdendo meu outro documento e eu precisava fazer prova de concurso, então precisava de um documento e fui emitir”, relatou.
 
Ela conta também que a emissão em Brasília foi bem rápida a partir do agendamento no site da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), mas o processo varia em cada estado. Para facilitar a vida das pessoas, o Ministério da Gestão preparou uma lista com os links para o agendamento em cada estado, que está disponível em gov.br/identidade.

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Giovanna Olinda, de 18 anos, é uma das 3,3 milhões de pessoas entre 15 e 19 anos que já emitiram sua CIN. Foto: SGD/MGI

Outro grupo que também tirou bastante CIN é formado por crianças entre zero e quatro anos, com cerca de 1,9 milhão de emissões. Nesse grupo, temos a filha do músico e escritor Alvaro Dutra, de apenas um aninho. Ele conta que a emissão da nova carteira foi motivada para facilitar viagens com os pais, já que o brasiliense agora reside em São Paulo.

“Especialmente, para viajar é um documento com foto, apesar da validade ser curta, mas seria quase que o ‘passaporte nacional dela’”, brincou. Para crianças de até 12 anos, a validade da CIN é de cinco anos. Esse prazo é por causa da mudança na biometria nessa idade, o que afeta a identificação das pessoas.
 
Alvaro revela também que aproveitou a oportunidade para emitir a sua própria carteira. Seu antigo RG era de 1998, já estava desatualizado. “Já era a hora de ter um documento novo, né? Um com informações atuais. A foto do anterior era antiga também, você começa a virar uma outra pessoa, né? Eu tenho mais do que o dobro da idade do que eu tinha quando eu tirei o RG”, contou
 
Aplicativo

Uma das novidades sobre a CIN é o aplicativo para a verificação do QR Code, lançado ontem, em evento no Palácio do Planalto, que reuniu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministras e ministros, para anunciar os avanços na agenda de transformação digital do país.

O app, divulgado pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP), permitirá aos usuários ler o QR Code do documento físico ou digital da CIN e informar se esse ainda é válido, além de informar a necessidade da verificação. A medida é importante para resguardar pessoas que perderam seus documentos, por exemplo.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, reforçou o alinhamento da CIN aos princípios da Infraestrutura Nacional de Dados e à diretriz do governo federal de adotar o CPF como identificador único e universal para o cidadão. Ele destacou ainda que funcionalidade do QR Code amplia a confiabilidade do documento e facilita sua validação por instituições públicas e privadas. “O aplicativo permite a verificação imediata da autenticidade do documento por meio do QR Code, que pode ser escaneado pelo celular, assim como fazemos em restaurantes. Além disso, o app poderá conter informações adicionais importantes, como tipo sanguíneo, que auxiliam na segurança e saúde do cidadão. Essa ferramenta é essencial para prevenir crimes digitais e traz transparência, permitindo que cada pessoa acompanhe em tempo real a emissão do seu documento”, disse.

Com emissão feita pelos institutos de identificação dos estados, a nova carteira é um instrumento essencial para garantir a interoperabilidade entre sistemas, combater fraudes e assegurar o direito de cada pessoa ser reconhecida de forma única e segura em qualquer região do país. Sua adoção também viabiliza o uso ampliado de tecnologias como a biometria e a autenticação digital, que já estão sendo integradas à base de dados da administração pública federal.
 
GOV.BR

A emissão da nova carteira também aumenta a segurança da conta GOV.BR, qualificando o acesso aos mais de 4.500 serviços totalmente digitais ofertados pelo governo federal. Além desses, outros mais de 8.700 serviços de estados e municípios que também já estão disponíveis na plataforma do governo federal.

Entre os serviços mais utilizados pelos brasileiros estão a Assinatura GOV.BR, Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito. Na plataforma, também é possível pesquisar por serviços de acordo com o perfil do usuário, seja ele um estudante, agricultor, turista, empreendedor e trabalhador.
 

Finanças, Impostos e Gestão Pública
Tags: GOVERNO DIGITALCARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONALCINIDENTIDADE NACIONALGOV.BRTRANSFORMAÇÃO DIGITAL
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