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SERVIDORES PÚBLICOS

Pesquisa Vozes do Serviço Público alcança 55 mil respostas

Em esforço inédito na busca de embasar a gestão de pessoas com dados, resultado da primeira edição da pesquisa sobre ambiente de trabalho e liderança contempla 10% de todos os servidores públicos federais
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Publicado em 10/01/2025 17h21

Cerca de 55 mil servidores públicos federais responderam à Pesquisa Vozes do Serviço Público Federal. A Pesquisa teve início no dia 4 de novembro de 2024 e foi concluída em 3 de janeiro deste ano. O objetivo foi subsidiar a tomada de decisão estratégica, desenvolvimento de pessoas e aumento da efetividade da gestão de pessoas de forma geral, para proporcionar melhores serviços à sociedade Brasileira.

Resultado de parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a Vozes capturou a percepção de servidores públicos federais sobre o ambiente de trabalho e a liderança. Os servidores acessaram o aplicativo SouGov.br e responderam a questões sobre temas como desenvolvimento da carreira, oportunidades profissionais, relacionamento com os colegas, liderança e o próprio desempenho.

A secretária substituta de Gestão de Pessoas do MGI, Regina Camargos, destaca que a Pesquisa Vozes tem entre seus aspectos relevantes o potencial de trazer à luz um conjunto de informações relevantes sobre o ambiente de trabalho na administração federal, com base na experiência cotidiana dos servidores em seus locais de atuação. "Esse levantamento pode dar pistas aos gestores de pessoas sobre como melhorar as condições de trabalho, em busca de um ambiente estimulante, acolhedor e criativo", opina.

O secretário de Gestão e Inovação do MGI, Roberto Pojo, destaca a importância da pesquisa para o aprimoramento do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), que vem sendo desenvolvido na Administração Pública Federal. “O PGD tem dois objetivos diretamente relacionados com as pessoas que fazem o serviço público acontecer: aprimorar o desempenho institucional, das equipes e dos indivíduos e contribuir para a saúde e a qualidade de vida no trabalho dos participantes. Os resultados da pesquisa vão nos ajudar a entender onde estamos e quais caminhos tomar para atingirmos plenamente esses objetivos”, afirma Pojo.

Estatística de sucesso

Na visão de Mirian Bittencourt, diretora de Governança e Inteligência de Dados da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do MGI, os resultados trazem subsídios importantes, que causarão impacto nas políticas de gestão de pessoas dos órgãos públicos do Poder Executivo Federal. “Obtivemos sucesso na coleta, principalmente em se tratando de uma primeira edição. O quantitativo de 54,7 mil respostas representa 10,3% dos convidados a participar, o que, estatisticamente, é suficiente para conseguirmos estimar as respostas para a população de servidores”, explica.

Mirian Bittencourt antecipa que alguns órgãos obtiveram taxas de resposta de mais de 15% e serão priorizados na qualidade das devolutivas. “Queremos incentivá-los a utilizar os resultados,  promovendo ações práticas”, ressalta a diretora. A equipe da Pesquisa Vozes está analisando os dados obtidos e irá consolidá-los em um relatório. A expectativa é de que este diagnóstico seja divulgado ainda no primeiro semestre. 

Alexandre Gomide, diretor de Altos Estudos da Enap, ressalta a importância da Pesquisa Vozes para inserir o Brasil nos debates internacionais sobre burocracia. “A pesquisa vai permitir que o Brasil se compare com outros países da América Latina e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Será possível analisar fatores como capacidade e autonomia e qual sua influência nas entregas das organizações”, avalia. 

 

Finanças, Impostos e Gestão Pública
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