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Projeto do Ministério da Gestão que oferece apoio aos usuários do GOV.BR ganha prêmio em Dubai

O Balcão GOV.BR foi vencedor na categoria Melhor Serviço Governamental Centrado no Cidadão do prêmio internacional GovTech 2025.
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Publicado em 11/02/2025 14h17 Atualizado em 11/02/2025 14h20
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Secretária-adjunta de Governo Digital, Luanna Roncaratti, durante premiação em Dubai

O projeto Balcão GOV.BR, criado pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), foi premiado pelo governo dos Emirados Árabes Unidos como o melhor serviço governamental do mundo centrado no cidadão em 2024. A premiação acontece anualmente e é concedida a entidades governamentais para reconhecer soluções inovadoras que criam experiências excepcionais de serviço público.

A iniciativa do MGI premiada em Dubai consiste em balcões de atendimento presencial destinados a pessoas que enfrentam dificuldades no uso do GOV.BR, como idosos, pessoas sem acesso à internet ou com baixa alfabetização digital. O Balcão GOV.BR facilita o acesso das pessoas aos mais de 4.500 serviços públicos digitais disponíveis na plataforma do governo federal.

Essa iniciativa é desenvolvida em parceria com estados e municípios. Entre maio e agosto de 2024, o projeto piloto contou com 53 pontos de atendimento presencial humanizado e ajudou 25 mil pessoas. Nesse período de testes, 95% das pessoas que buscaram o serviço tiveram seu problema resolvido, e metade delas saiu de lá com conhecimento e confiança para usar o GOV.BR de forma autônoma.

Hoje, o Balcão GOV.BR já chegou a 140 mil brasileiros e, até dezembro de 2025, contará com 250 postos espalhados pelo país. Isso significa que dezenas de milhares de brasileiros que antes não usavam serviços públicos digitais agora possuem uma conta GOV.BR segura, o aplicativo instalado em seus dispositivos móveis e conhecimento para navegar pelo app e encontrar o que precisam.

Os resultados se aliam ao reconhecimento internacional do projeto, reforçando a confiança da população e dos governos federal, estaduais e municipais em ampliar o Balcão GOV.BR para todo o país em ritmo acelerado.

"O Balcão GOV.BR é um projeto que faz parte da plataforma GOV.BR, e o principal objetivo dele é ajudar as pessoas a acessarem os serviços públicos digitais. Para aquelas pessoas, especialmente, que têm algum tipo de dificuldade, que não têm conectividade ou tanta familiaridade com tecnologia, a ideia é que a gente junte esse atendimento digital e físico para apoiar essas pessoas nessa jornada, para que fique mais fácil para elas", explicou a secretária-adjunta de Governo Digital, Luanna Roncaratti. "Estamos muito felizes com mais um prêmio para o GOV.BR, que continua evoluindo, crescendo e se tornando cada vez mais acessível e disponível para todos", acrescentou.

Premiação em Dubai

O GovTech é um prêmio anual organizado desde 2016 pelo Programa de Excelência em Serviços Governamentais dos Emirados Árabes Unidos, como parte da Cúpula Mundial do Governo. Nesses 10 anos, a premiação já recebeu inscrições de projetos de 126 países de todos os continentes.

Os serviços e políticas públicas premiados são reconhecidos por desenvolverem soluções inovadoras que utilizam as tecnologias mais recentes para enfrentar desafios locais ou globais.

Além dos prêmios em quatro categorias, o GovTech organiza maratonas colaborativas que envolvem estudantes universitários, pesquisadores, instituições públicas, empresas e startups para desenvolver protótipos de soluções tecnológicas e de inteligência artificial.

Finanças, Impostos e Gestão Pública
Tags: GOVERNO DIGITAL
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