Notícias
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Premiação do Fórum dos Líderes de PTDs reconhece esforços e resultados de órgãos federais em transformação digital
As premiações do 3º Fórum dos Líderes dos Planos de Transformação Digital aconteceram nesta sexta-feira (28/11) e contaram com representantes de onze órgãos que receberam o reconhecimento pelos seu trabalho e resultados alcançados. Organizado pela Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o evento semestral busca reunir as lideranças dos órgãos federais que já assinaram PTDs para trocar experiencias e debater cenários e desafios da digitalização da administração pública. Ao todo, o fórum contou com a presença de representantes de 51 órgãos.
Os troféus nas sete categorias foram entregues pelo secretário de governo digital, Rogério Mascarenhas, que também agradeceu aos participantes pelos esforços em transformação digital. “A gente tem melhorado nossas posições em rankings internacionais de transformação digital e isso é devido ao trabalho de vocês. Isso não é um trabalho só da SGD, mas fruto do empenho de vocês para dar resultado para a população”, declarou ele.
Para o secretário, é importante premiar os gestores dos PTDs porque isso dá visibilidade a projetos de impacto voltados para os cidadãos. “Com esse gesto, a gente ajuda a ampliar essas iniciativas que têm tantos méritos e estimula outros órgãos a se engajarem no desafio de fazer uma transformação digital interna”, disse Rogério. “Além disso, a troca de experiencias no evento permite que outros líderes possam se inspirar e aprender com essas ações premiadas. Eles não precisam quebrar as mesmas pedras que outros já quebraram”, explicou metaforicamente.
Marcos Ricardo dos Santos, coordenador de serviços digitais do Ministério da Educação, foi um dos líderes premiados. “Para nós é uma satisfação muito grande. É o reconhecimento de uma equipe muito dedicada e que prioriza as ações de transformação digital com foco na melhoria da prestação de serviços públicos para a sociedade”, declarou. Ele explica ainda que o PTD do MEC foi formalizado em janeiro de 2025, mas que várias ações já estavam em andamento mesmo antes da assinatura da parceria. “Agora estamos buscando impulsionar mais ações em 2026”, concluiu.
Maria Clara Roriz, líder do PTD do Banco Central, também gostou da premiação, do fórum e dos resultados do trabalho. “Me sinto muito orgulhosa. Acho que é um trabalho importante, relevante, e estratégico para o BC, defendeu ela. “E isso já resultou em vários serviços digitais para o cidadão, com linguagem simples, levando em consideração a experiencia do usuário. São conceitos que a gente aprendeu e internalizou muito em função do trabalho em conjunto com a SGD”.
A premiação foi dividida em sete categorias: destaque em entregas, serviços mais bem avaliados, melhor conteúdo de página de serviços, melhor aplicativo, destaque em gestão e governança, revelação em transformação digital, e líder em transformação digital.
Govitrine
Mais cedo, o fórum já tinha premiado outras instituições no Govitrine, voltado para casos de sucesso de ações voltadas diretamente para segmentos da população que ainda estão às margens da transformação digital em curso. “conseguimos identificar parcelas da população brasileira que ainda está afastada dos serviços digitais. Trabalhadores rurais, de áreas remotas, com baixo letramento digital, por exemplo”, explicou Walid Ghazale, coordenador-geral de relacionamento na SGD. Ele também lembrou que o ministério tem sempre em mente a ideia de não deixar ninguém para trás na transformação digital do Estado.
“Nesse prêmio, focamos no que os órgãos já conseguiram fazer para se aproximar e prestar serviços para essas pessoas”, detalhou Walid. O Govitrine distribuiu prêmios em três categorias: Geral, social e ambiental. Foram contemplados os casos de transformação digital do Cadastro Ambiental Rural, pelo Ministério da Gestão; do Celular Seguro, pelo Ministério da Justiça; e o Bolsa Verde, pelo Ministério do Meio Ambiente.
Planos de Transformação Digital
Os Planos de Transformação Digital (PTDs) são acordos entre o Ministério da Gestão e órgãos, autarquias e fundações do governo federal, pactuados com o objetivo de identificar, planejar e viabilizar ações em diferentes eixos do governo digital, contemplando tanto as iniciativas próprias de cada instituição como o uso de ferramentas da plataforma Gov.br.
O objetivo é tornar os serviços públicos mais simples, inteligentes e acessíveis, seguindo os princípios da Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD) e as metas da Estratégia Federal de Governo Digital (EFGD). O acompanhamento dos PTDs é feito em conjunto entre o órgão responsável pelo serviço e a Secretaria de Governo Digital do MGI, garantindo uma interação constante para o avanço da transformação digital.
A premiação foi dividida em sete categorias: destaque em entregas, serviços mais bem avaliados, melhor conteúdo de página de serviços, melhor aplicativo, destaque em gestão e governança, revelação em transformação digital, e líder em transformação digital. Confira a lista dos premiados.