Notícias
CONCURSO NACIONAL
Ministério da Gestão reforça orientações essenciais para a prova discursiva do CPNU 2
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reforça as orientações indispensáveis para participação na prova discursiva do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2), que será aplicada neste domingo (7/12), em 228 cidades por todo o país. As recomendações têm como objetivo garantir a tranquilidade das pessoas candidatas e assegurar a organização da etapa.
O cartão de confirmação, documento que informa local de prova, horário e sala, foi disponibilizado nesta segunda-feira (1/12) na página do CPNU 2 da Fundação Getulio Vargas (FGV), em https://conhecimento.fgv.br/cpnu2. A orientação é que todas as pessoas participantes acessem o cartão com antecedência para conferir informações e planejar o deslocamento.
Data e horário das provas
Nível superior: prova discursiva em 7 de dezembro, das 13h às 16h. (horário de Brasília)
Nível intermediário: prova discursiva em 7 de dezembro, das 13h às 15h.(horário de Brasília)
Importante: em todos os casos, os portões serão fechados às 12h30 (horário de Brasília), trinta minutos antes do início. Para evitar imprevistos, o MGI recomenda que candidatos e candidatas se organizem para chegar com antecedência ao local da prova e verifiquem o horário local de sua região em relação à capital federal. Após o fechamento dos portões, não será permitida a entrada.
Itens obrigatórios
A apresentação de documento oficial de identificação com foto, em bom estado e dentro da validade, é obrigatória. Serão aceitos documentos físicos (como RG, CNH, passaporte ou carteiras funcionais reconhecidas em lei) e também digitais, como o e-Título, a CNH Digital e a Identidade Digital, desde que exibidos em seus aplicativos oficiais.
Não serão aceitas fotos, capturas de tela (prints) ou documentos armazenados na galeria. Cópias simples ou mesmo autenticadas e documentos ilegíveis, rasurados, danificados ou com identificação comprometida não serão aceitos.
Outro item obrigatório é a caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente, que será utilizada no cartão de respostas. Também devem ser apresentados, quando aplicável, documentos comprobatórios referentes ao uso de dispositivos médicos metálicos, como próteses, pinos, placas, marca-passos ou outros componentes similares, garantindo a correta identificação e autorização pela equipe de fiscalização.
Embora não seja obrigatório, recomenda-se que cada a pessoa candidata leve o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), disponível no site da FGV (https://conhecimento.fgv.br/cpnu2 ), para facilitar a localização da sala e agilizar os procedimentos de entrada.
Regras gerais de segurança e organização
As pessoas candidatas podem levar apenas água em garrafa transparente e sem rótulo e lanches leves em embalagens igualmente transparentes e sem barulho. É proibido portar aparelhos eletrônicos, como celulares, smartwatches, fones de ouvido, tablets, calculadoras e pagers.
Também são proibidos relógios de qualquer tipo, papéis soltos, anotações, livros ou materiais de consulta, além de acessórios de cabeça, como bonés, chapéus e gorros, exceto quando utilizados por motivos religiosos ou de saúde. Bolsas, mochilas, malas e estojos não podem permanecer com a pessoa candidata e deverão ser guardados conforme orientação da equipe de fiscalização.
Todos os itens proibidos deverão ser lacrados no envelope de segurança fornecido pela equipe de aplicação, que só poderá ser aberto após o término da prova e da saída definitiva do local. O descumprimento das regras estabelecidas conforme o edital implicará na eliminação automática do certame.
Após o fechamento dos portões e início dos procedimentos internos, não será permitido usar celular, circular sem autorização ou permanecer em áreas externas.
Identificação e segurança
Os procedimentos de identificação e segurança incluem a coleta de impressão digital, a realização de exame grafológico e a conferência da foto do documento, todos de cumprimento obrigatório. Além disso, as pessoas candidatas devem permanecer na sala por, no mínimo, uma hora após o início da prova.
O caderno de questões somente poderá ser levado nos últimos 60 minutos de aplicação, e as três últimas pessoas presentes em cada sala deverão deixar o local simultaneamente, após assinarem a ata.
O edital estabelece também regras rígidas de proteção contra fraudes, prevendo a eliminação da pessoa candidata que tente utilizar meios ilícitos para realizar a prova, portar anotações ou materiais não permitidos, comunicar-se com outros participantes durante a aplicação ou descumprir as orientações da equipe responsável.
A realização do CPNU 2 envolve, desde o início, uma operação integrada de segurança pública, articulada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) através da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, envolvendo as forças de segurança de todos os 26 estados e do Distrito Federal, além da Abin. A Força Nacional também está apoiando a realização do concurso.
Cronograma oficial
-
Provas discursivas: 07/12/2025
-
Procedimento de caracterização da deficiência: 08 a 17/12/2025
-
Procedimento de confirmação/verificação complementar da autodeclaração
-
(vagas para pessoas negras, indígenas e quilombolas): 08 a 17/12/2025
-
Resultado preliminar da Avaliação de Títulos: 08/01/2026
-
Período de recursos quanto ao resultado preliminar da Avaliação de Títulos: 09 a 12/01/2026
-
Resultados preliminares da avaliação da autodeclaração (vagas para pessoas negras, indígenas e quilombolas + caracterização da deficiência): 15/01/2026
-
Período de recursos – avaliação da autodeclaração e caracterização da deficiência: 16 a 19/01/2026
-
Resultado dos pedidos de revisão das notas de títulos + resultado definitivo da verificação documental e caracterização da deficiência: 18/02/2026
-
Previsão de divulgação das listas de classificação (vagas imediatas e lista de espera) – após Fases I a IV: 20/02/2026
-
1ª Convocação para confirmação de interesse: 20/02/2026
-
Período da 1ª confirmação de interesse: 21 a 23/02/2026
-
Previsão das listas pós-1ª confirmação de interesse: 27/02/2026
-
2ª Convocação para confirmação de interesse: 27/02/2026
-
Período da 2ª confirmação de interesse: 28/02 a 02/03/2026
-
Previsão das listas pós-2ª confirmação de interesse: 06/03/2026
-
3ª Convocação para confirmação de interesse: 06/03/2026
-
Período da 3ª confirmação de interesse: 07 a 09/03/2026
-
Previsão das listas pós-3ª confirmação de interesse: 16/03/2026
-
Início das convocações para nomeação e, quando couber, de Investigação Social e Funcional / Defesa de Memorial e Prova Oral / Curso ou Programa de Formação: 16/03/2026
-
Prazo para envio da documentação – Defesa de Memorial e Prova Oral (Edital MS nº 01/2025): 06 a 10/04/2026
Acompanhe todas as informações oficiais na página do Concurso Público Nacional Unificado: gov.br/concursonacional