Notícias
AGENDA INTERNACIONAL
Ministra Esther Dweck cumpre missão oficial na República Dominicana e assina acordo para instalação de escritório do CLAD no país
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, assinou na última sexta-feira (22/8) o acordo para a instalação do escritório de representação do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) na República Dominicana. A missão oficial no país contemplou duas frentes de atuação: no âmbito multilateral, a ministra participou de reuniões como presidenta do Conselho Diretor do CLAD no biênio 2024-2025; já na agenda bilateral, ela se reuniu, como ministra de Estado, com o ministro da Administração Pública da República Dominicana, Sigmund Freund, para tratar de assuntos voltados à cooperação em gestão pública.
Durante a missão oficial na República Dominicana, a ministra Esther Dweck destacou a importância da parceria estabelecida entre os dois países e o avanço das iniciativas conjuntas. "Desde o início do governo do presidente Lula, com a criação do MGI, temos construído uma parceria sólida com a República Dominicana na área de modernização do serviço público. Essa cooperação tem avançado muito em gestão de pessoas e governo digital", afirmou.
Ela lembrou ainda que o compromisso entre os países ganhou novo impulso recentemente, na Cúpula Brasil-Caribe. “Firmamos um memorando de entendimento que abre caminho para modernizar a gestão, fortalecer instituições, ampliar o governo eletrônico e aprimorar processos de avaliação institucional", disse.
Ao avaliar o papel estratégico da cooperação, a ministra ressaltou o potencial coletivo para transformar a gestão pública. "Cada país, à sua maneira, está desenvolvendo combinações inspiradoras de gestão, inovação e ensino. Ao somarmos esforços, ampliamos a capacidade de transformar o Estado, torná-lo mais transparente e eficiente, e garantir que ele responda aos desafios do nosso tempo. Um governo digital, acessível e inclusivo é condição para reduzir desigualdades e fortalecer a democracia”.
A ministra enfatizou também a importância do CLAD como espaço de debate e cooperação sobre a transformação do Estado nos países da Iberoamérica e do continente africano. “O CLAD cumpre um papel essencial nesse caminho, aproximando países, promovendo cooperação técnica e consolidando Estados fortes, democráticos e comprometidos com o desenvolvimento sustentável. Estou muito orgulho de estar aqui e de contribuir para essa agenda que é coletiva e transformadora", comemorou.
Esther Dweck preside o conselho diretor do CLAD desde novembro de 2023 e permanecerá à frente da instituição até novembro de 2025. Criado em 1972 e respaldado pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), o CLAD reúne países da América Latina, da Europa e da África. Sua missão é promover o intercâmbio de experiências entre governos, com foco na modernização e no fortalecimento da administração pública.
Agenda Bilateral
Dweck também participou de reunião bilateral com o ministro de Administração Pública da República Dominicana, Sigmund Freund. O encontro foi um importante momento de troca de experiências sobre reformas administrativas e políticas voltadas a ampliar a eficiência e a transparência do Estado.
As duas agendas se complementam. No âmbito da cooperação entre os países, destaca-se o Memorando de Entendimento firmado em junho deste ano, durante a Cúpula Brasil-Caribe, entre os ministérios de administração dos dois governos. Além disso, foi celebrado um acordo de cooperação técnica que envolve a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) - escola de governo do Brasil - em parceria com a escola de governo da República Dominicana.