Notícias
Comunicado importante
Migração urgente para a versão 3 da API Tramita GOV.BR
A partir do dia 31 de dezembro de 2023, a versão 2 da API do Tramita GOV.BR será descontinuada. Após essa data, apenas a versão mais recente (versão 3) da API estará em funcionamento. Assim, reforçamos a necessidade de migrar da V2 para a V3 para que os órgãos e entidades não percam a comunicação com o Tramita e suas funcionalidades.
Esse alerta foi encaminhado pela equipe do Processo Eletrônico Nacional (PEN) em diversos comunicados direcionados aos gestores desses órgãos, por e-mail e em reuniões realizadas nos últimos meses. Apesar desses esforços, alguns órgãos persistem no uso da V2, que será descontinuada nos próximos dias, sendo a V3 a única versão operacional em 2024.
Os órgãos e entidades que já solicitaram apoio técnico ou ainda tinham dúvidas sobre a migração, não precisam se preocupar. Essas dúvidas serão priorizadas pela equipe do PEN, que continua disponível para oferecer suporte durante o processo de migração para a versão mais atualizada da API do Tramita GOV.BR, que conta com novas ferramentas e funcionalidades.
Contamos com a colaboração de todos para garantir uma transição sem impactos. Estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir pelo e-mail processo.eletronico@economia.gov.br ou abertura de chamado na Central de Atendimento do PEN.
Saiba mais sobre o Portal do Tramita
A plataforma Tramita GOV.BR é composta de três subprodutos:
1. Portal de Administração
2. API
3. Solução de Integração (No caso do SEI, a integração é realizada por meio de um módulo). .
API (sigla em inglês para Interface de Programação de Aplicativos) é um conjunto de regras e protocolos que permite a comunicação entre diferentes softwares. Ela funciona como uma ponte que permite que diferentes aplicativos, plataformas ou sistemas interajam uns com os outros de maneira padronizada. Através de uma API, um sistema pode solicitar informações ou executar ações em outro sistema, simplificando o acesso a recursos e funcionalidades específicas.
Os órgãos/entidades que estão em processo de implantação ou já implantaram a plataforma, acessam a API por meio dos seguintes endereços utilizando o certificado gerado no Portal de Administração (outro subproduto da Plataforma):
Homologação: https://homolog.gestaopen.processoeletronico.gov.br/
Produção: https://api.conectagov.processoeletronico.gov.br/
Ainda ficou com dúvidas?
Em caso de dúvida, abra um chamado na Central de Atendimento do PEN, no endereço: https://portaldeservicos.economia.gov.br.