"Programa de Integridade do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos", ocorrido entre 1º/07/2025 e 30/09/2025.
No terceiro trimestre de 2025, o Subcomitê de Integridade (SI) manteve seu papel estratégico na execução das ações do Plano de Integridade 2025-2026, com foco no fortalecimento das práticas institucionais e na consolidação do processo de evolução da maturidade em integridade do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), conforme o Modelo de Maturidade em Integridade Pública (MMIP).
A seguir, são apresentadas as principais ações conduzidas pelo Subcomitê de Integridade no período de referência:
Formações e Participações em Eventos
Participação do Subcomitê de Integridade no evento “Integridade e gestão de riscos no dia a dia do Arquivo Nacional” em dois momentos: em 10 e 11/08, na sede do Rio de Janeiro e na Superintendência em Brasília, em 02/10.
Edições do Cine Bloco K sobre os seguintes temas: igualdade feminina, em 21/09 e edição especial IPEA, em 25/09.
O Cine Bloco K é uma iniciativa conjunta das Assessorias de Participação Social e Diversidade do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO). O projeto promove exibições de filmes e documentários, como médias e curtas-metragens, com conteúdo formativos que dialogam com os desafios e dilemas das políticas públicas brasileiras. Mais do que um espaço de lazer, o Cine Bloco K é um ambiente de reflexão e troca de saberes, que busca ampliar a sensibilidade institucional sobre temas como diversidade, integridade, equidade e cidadania. A iniciativa está vinculada aos Planos Pró-Integridade do MGI.
VI Formação de Multiplicadoras(es) de Integridade
Realizada em 29/09/2025, a formação teve como objetivo fortalecer a atuação da rede de multiplicadores(as) de integridade nas unidades organizacionais do MGI, com foco no tema Atividade Correcional.
Participações em Grupos Colegiados
Comitê Gestor do PFPEAD
Participação em reuniões ao longo dos meses de agosto e setembro para construção da Rede e da Comissão de Acolhimento do MGI. Fórum das AECI. Presença ativa em reunião ordinária, com o compartilhamento de práticas adotadas pelo MGI e articulação com outras AECI, atuando como Unidades Setoriais de Integridade em órgãos federais.
CITARC
Participação na Reunião Extraordinária (14/08), com contribuições quanto ao Plano Setorial de enfrentamento do Assédio e da Discriminação (PSPEAD): Rede de acolhimento: o processo para construção do fluxo da Rede de Acolhimento foi pausado para que o processo pudesse ser discutido pelas áreas, de forma presencial, por meio de oficinas mediadas pelo LaboraGov. Outro tema compartilhado consistiu no Monitoramento de planos via sistema e-CGU: a Assessoria Especial de Controle Interno (AECI), como Unidade Setorial de Integridade, monitorará o Plano Pró-Integridade, o Plano Setorial de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação e as ações do MGI no PICC-CGU por meio do sistema de auditoria e-CGU e na divulgação de Oficina sobre Práticas de Integridade Organizacional: o Pró-Integridade do MGI disponibiliza oficinas de práticas de integridade organizacional para equipes e lideranças. Áreas interessadas podem contatar a COINT via e-mail: pro-integridade@gestao.gov.br.
Comitê de Participação Social, Diversidade, Equidade e Inclusão (CPADI)
Participação de representantes da AECI como membros do Comitê.
Reuniões Subcomitê de Integridade
Realizadas quinzenalmente: 4 e 18/07, 1º e 15/09, para acompanhamento das ações de integridade em curso.
Encontros CRC-AN e SI-MGI
Participação técnica em reuniões mensais de acompanhamento e assessoramento de ações conjuntas.
Acompanhamento de Planos Estratégicos
O Subcomitê de Integridade tem se dedicado à execução e ao monitoramento das ações previstas nos seguintes planos, buscando também promover a integração entre eles: o Plano Pró-Integridade, o Plano de Integridade e Combate à Corrupção da CGU (ações do MGI), o Plano Setorial do MGI de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação e o Plano de Integridade e Segurança do Acervo do Arquivo Nacional.
Sistemas
Atendimento a demandas e-Agendas 2.0.
A instância de integridade AECI participou, na CGU, do lançamento do sistema e-Agendas 2.0, iniciativa voltada ao aperfeiçoamento do acompanhamento dos compromissos públicos das autoridades. Além disso, tem atuado no apoio à formação de usuários e operadores do sistema no âmbito do MGI, contribuindo para a disseminação de práticas de transparência e integridade.
Acompanhamento de planos via sistema e-CGU. O e-CGU é um sistema de monitoramento de planos desenvolvido e disponibilizado pela Controladoria-Geral da União (CGU), cedido ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para apoiar o acompanhamento da execução das ações declaradas nos diferentes planos institucionais. A ferramenta permite que as instâncias de integridade e os órgãos singulares registrem, atualizem e monitorem o andamento das iniciativas sob sua responsabilidade, oferecendo uma visão integrada do progresso das ações e facilitando a gestão de resultados, a transparência e a tomada de decisões estratégicas.