Notícias
DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO
CAPES promove e premia combate a mudanças climáticas
Derramamento de petróleo no litoral brasileiro, enchentes no Rio Grande do Sul, cultura oceânica e sustentabilidade são alguns dos temas tratados em projetos, programas e cursos financiados pela CAPES. A Fundação destaca essas iniciativas às vésperas do Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, 16 de março.
Vencedora de um dos três Grandes Prêmios CAPES de Tese 2024, Ana Paula Zapelini de Melo desenvolveu um método para quantificar contaminantes em pescados em resposta ao vazamento de óleo que atingiu mais de dois mil quilômetros da costa brasileira, em 2019. A hoje doutora em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi bolsista da Fundação no doutorado.
“Adaptamos máquinas de café espresso, transformando-as em equipamentos laboratoriais, simulando a técnica de extração por líquido pressurizado”, explicou Ana Paula. “Nesse processo, as amostras de pescado são colocadas em cápsulas, onde são extraídas de maneira similar à preparação de um café”, continuou.
Os investimentos na área são contínuos: a CAPES mantém uma ação permanente, o Programa Emergencial de Prevenção e Enfrentamento de Desastres Relacionados a Emergências Climáticas, Eventos Extremos e Acidentes Ambientais. Um dos pontos levantados é o combate à vulnerabilidade social decorrente desses episódios, como as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul.
Desde antes de o governo gaúcho ter decretado calamidade para todo o estado, em 26 de abril de 2024, uma equipe financiada por meio do programa da CAPES havia começado a levantar quais as medidas não estruturais adotadas por diversos municípios para prevenir e enfrentar desastres ambientais. O grupo também desenvolveu cartilhas para ajudar as populações, realizou workshops e tem atuado em defesa dos consumidores vítimas do transbordamento do rio.
O quadro de pesquisadores envolvidos conta com Cláudia Lima Marques, profissional de reconhecida atuação na área de direito do consumidor e integrante do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRGS. Em dezembro de 2023, ela liderou uma comitiva em visita à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que resultou no acordo entre a Universidade e a Secretaria para desenvolver um sistema de atendimento especial e de renegociação de dívidas, nos moldes do Renegocia, programa já adotado pela Secretaria, a consumidores vítimas de desastres ambientais.
As ações se expandem também para a formação de professores. A CAPES ofertará, via Universidade Aberta do Brasil (UAB), um curso de especialização em cultura oceânica e sustentabilidade. Serão abertas 1.050 vagas para professores graduados das redes públicas de educação básica atuantes em salas de aula nos ensinos fundamental e médio. A carga horária total será de 360 horas, distribuídas ao longo de três semestres, com início na segunda metade de 2025.
As ofertas dos cursos serão distribuídas em sete instituições de ensino superior de quatro regiões do Brasil]. Constam, entre elas, as Universidades Federais de Alagoas (Ufal), do Pará (UFPA), de Pernambuco (UFPE), do Rio Grande (Furg), de Santa Catarina (UFSC) e de São Paulo (Unifesp), além da Estadual do Ceará (Uece). São parceiros, ainda, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Secirm) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
Sobre a data
O Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas é comemorado a cada 16 de março. A data foi oficializada pela Lei nº 12.533/2011 para a promoção de “atos, eventos, debates e mobilizações relacionados a medidas de proteção dos ecossistemas brasileiros” pelas escolas.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES
