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Pedágio Eletrônico (Free Flow)

Info

Pedágio Eletrônico (Free Flow)

A NOVIDADE - PEDÁGIO ELETRÔNICO 

Será a primeira vez no Brasil, na BR 101/RJ, onde haverá o pedágio eletrônico. Inicialmente, o contrato de concessão da CCR Rio previa a construção de três praças físicas de pedágio. O ambiente experimental regulatório permitiu a troca do pedágio físico pelo pedágio eletrônico.

Nova experiência de utilização da rodovia - Free Flow - ANTT

1° Projeto de Ambiente Experimental (Sandbox regulatório)

É uma ferramenta que permite aos reguladores realizar experimentos regulatórios em um ambiente experimental para teste de produtos ou serviços inovadores e teste de solução regulatória inovadora. 

O Primeiro projeto de Sandbox Regulatório da ANTT em curso trata da troca de praças físicas de pedágio previstas no contrato da CCR RioSP, BR-101 Rio, por pedágio eletrônico. 

Benefícios

Os pedágios eletrônicos da BR 101 trazem vários benefícios para os usuários-consumidores na rodovia como a não necessidade de parar em praças de pedágios, maior segurança, recuperação da estrada, instalação de marcos quilométricos e de placas de sinalização e atendimento 24 horas nos Serviços de Atendimento ao Usuários (SAU).

Nova experiência de utilização da rodovia - Free Flow - ANTT

A CCR RioSP apresentou as métricas ambientais do sistema Free Flow, comparando-o com a operação das praças de pedágio convencionais. Para essa análise, considerou-se a operação com o número de cabines de pedágio mais próximo do previsto no relatório da fase de estudo para cada pórtico. As métricas avaliadas incluíram consumo de eletricidade, consumo de combustível, gases refrigerantes de ar-condicionado, recarga de extintores de incêndio, resíduos gerados durante a operação e deslocamento de trabalhadores por transporte fretado.

3 (três) Praças de Pedágio Eletrônico

No trecho da BR-101/Rio-Santos, explorado pela Concessionária CCR RioSP estavam previstas três praças físicas de pedágio eletrônico:

  • próximo a Paraty/RJ.
  • próximo a Mangaratiba/RJ.
  • próximo a Itaguaí/RJ.
Nova experiência de utilização da rodovia - Free Flow - ANTT - BR 010 - Rio de Janeiro

A substituição das praças físicas por pórticos de pedágio eletrônico conferirá mais agilidade e fluidez ao usuário-consumidor na rodovia.

Indicadores

Dados referentes ao período de 31/03/2023 à 30/02/2025

No sistema de pedagiamento eletrônico, os veículos são identificados de duas formas pelo pórtico:

  • pela etiqueta eletrônica (TAG) utilizada no veículo; ou
  • pela placa do veículo.

Caso tenha interesse em adquirir uma etiqueta eletrônica pesquise o seu perfil de uso da rodovia e verifique qual atende melhor a sua necessidade.

Nova experiência de utilização da rodovia - Free Flow - ANTT - BR 010 - Rio de Janeiro

Pagamento da Tarifa de pedágio

No sistema de pedágio eletrônico, a tarifa poderá ser paga de duas formas:

  • Leitura de etiqueta eletrônica (Tag): o usuário-consumidor poderá adquirir a etiqueta eletrônica para pagamento da tarifa de pedágio com possibilidade de desconto gradual de acordo com a frequência do uso.
  • Leitura da placa do veículo: após passar pelo pórtico, o usuário-consumidor deverá procurar a concessionária, em seus canais de atendimento, para efetuar o pagamento da tarifa de pedágio de modo a não configurar evasão de pedágio.
Nova experiência de utilização da rodovia - Free Flow - ANTT - BR 010 - Rio de Janeiro

Impontualidades

No caso do não pagamento da tarifa eletrônica durante a passagem pelo pórtico, o usuário consumidor deverá providenciar a regularização do pagamento junto à Concessionária em até 30 dias.

 A partir desse prazo, além de dever a tarifa de pedágio com encargos, fica caracterizada uma infração grave de trânsito, nos termos do art.209-A do Código de Trânsito Brasileiro: evasão de pedágio. A penalidade neste caso será uma multa de R$ 195,23.

Nova experiência de utilização da rodovia - Free Flow - ANTT - BR 010 - Rio de Janeiro

Fiscalização

A ANTT realiza fiscalização durante o período do sandbox, conforme estabelecido no Termo de Referência. As fiscalizações estão em andamento, e os detalhes podem ser consultados através do processo 50500.055984/2023-06.

Colorful Minimalist Linear Steps Circular Diagram.png

Acesso rápido

Atendimento ao consumidor

Para dúvidas e/ou demandas referentes ao pedágio eletrônico, o usuário-consumidor deverá procurar os canais de atendimento da empresa CCR RioSP: 08000173536, www.ccrriosp.com.br.

Em caso de impossibilidade de resolução junto à concessionária, o usuário-consumidor poderá registrar sua demanda junto à plataforma  "Consumidor.gov.br".

A ANTT está disposto a ouvi-lo no número 166. 

Fale Conosco
0800 017 3536 ou (11) 2795-2238
Nova experiência de utilização da rodovia - Free Flow - ANTT - BR 010 - Rio de Janeiro - Consumidor.gov.br

Informações Importantes

Entenda o Auto de Infração
Localização dos pórticos
Tarifas de Pedágio
Vídeo Institucional
Videos Free Flow

Painéis Free Flow

Informações
Indicadores
Tráfego nas praças de pedágio eletrônico

Documentos e Processos de Participação Social

Março 2025Relatório Final  da Comissão do SandboxRelatório dos dados do sandbox free flow  
Outubro 20247° relatório da Comissão do SandboxRelatório dos dados do quarto trimestre do ano de 2024 (outubro, novembro e dezembro)
Setembro 20246º Relatório da Comissão do SandboxRelatório dos dados do segundo trimestre do ano de 2024 (julho, agosto e setembro)
Outubro 2024Relátorio de Análise Técnica - PórticosRelatório de Análise Técnica - Pórticos
Junho 20245° Relatório da comissão de SandboxRelatório dos dados do 5º trimestre do experimento regulatório (abril/maio/junho - 2024).
Março 20241º Relatório Anual da Comissão do SandboxRelatório da análise técnica com dados do primeiro ano do experimento regulatório sistema de livre passagem (free flow)
Março 20243º Relatório da Comissão de Sandbox - ErrataApresenta ajustes ao 3º relatório.
Março 20243º Relatório da Comissão de SandboxRelatório dos dados do 3º trimestre do experimento regulatório (outubro/novembro/dezembro - 2023).
Dezembro 20232º Ralatório da Comissão do SandboxRelatório dos dados do 2º trimestre do experimento regulatório (julho/agosto/setembro - 2023).
Agosto 20231º Relatório da Comissão do SandboxRelatório dos dados do 1° trimestre do experimento regulatório (abril/maio/junho - 2023).
Fevereiro 2023Termo Aditivo nº 3/2023 3º Termo Aditivo ao contrato referente ao edital nº 03/2021 de concessão de serviços públicos precedida de obra pública que, celebrado entre a ANTT e a CCR RioSP
Fevereiro 2023Termo de Referência de Ambiente Regulatório Experimental e Plano de TrabalhoTermo de Referência de ambiente ragulatório experimental celebrado entre a ANTT e a CCR RioSP, visando o teste de pedagiamento em fluxo livre (free flow) como sistema de cobrança de tarifa sem desaceleração de veículos.
Fevereiro 2023Portaria DG nº 66 de 17 de fevereiro de 2023Institui a Comissão de Sandbox para atuar no monitoramento contínuo das ações desenvolvidas no âmbito do experimento regulatório, que trata do sistema de livre passagem (free flow), administrado pela Concessionária CCR RioSP, no trecho da BR-101.
Dezembro 2022/Janeiro 2023Tomada de subsídios nº 9/2022Tomada de Subsídios, com o objetivo de obter contribuições sobre a proposta de termo de referência para a realização de ambiente regulatório experimental (Sandbox Regulatório)  de cobrança de pedágio em fluxo livre (free flow), em trecho da Rodovia BR-101/RJ, administrada pela Concessionária CCR RioSP.
Setembro 2022Portaria DG nº 460 de 29 de setembro de 2022 - Grupo de TrabalhoInstitui Grupo de Trabalho para atuar na implantação da proposta de teste operacional da cobrança eletrônica pelo uso da rodovia, por meio de sistema de livre passagem (free flow).


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