Webinário sobre funcionalidades da Plataforma Fala.BR
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) realizou em 25 de setembro de 2026, o Webinário “Funcionalidades da Plataforma Fala.BR – Perfil Colaborador”. Promovido on-line, em parceria com a Ouvidoria do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e a Ouvidoria-Geral da União (OGU/CGU), o encontro apresentou os recursos para a atuação pelos agentes públicos da ANA, como Perfil Colaborador, no Fala.BR.
A Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação do Poder Executivo Federal – plataforma Fala.BR (www.falabr.cgu.gov.br), coordenada pela Controladoria Geral da União (CGU) é a plataforma oficial do Governo Federal para o registro de manifestações como denúncias, elogios, sugestões, reclamações e solicitações, além de pedidos de acesso a informação. As vantagens do uso do Fala.BR incluem centralidade e agilidade na tramitação da manifestação, celeridade na resposta ao cidadão, além de aumento na transparência e rastreabilidade do atendimento das manifestações.
O evento teve como objetivo capacitar os agentes públicos da instituição e divulgar o aprimoramento do fluxo de atendimento das manifestações de ouvidoria recebidas pela Ouvidoria da ANA.
Abertura do evento
A abertura do webinário contou com a participação de autoridades como a Diretora da ANA, Larissa Rêgo, que destacou o papel das Ouvidorias na comunicação entre os órgãos públicos e a sociedade. A Ouvidora-Geral da ANA e moderadora do encontro, Renata Lucia de Medeiros Albuquerque Emerenciano, ressaltou a importância da cooperação entre o trabalho da Ouvidoria com as outras Unidades da instituição. O diretor de Proteção e Defesa do Usuário de Serviços Públicos da OGU/CGU, Leonardo Alamy Martins, abordou a proteção das informações durante a tramitação das manifestações no Fala.BR. Ele explicou que o módulo de triagem e tratamento permite definir quem pode acessar cada demanda e o respectivo registro do histórico de acesso, destacando ser esse cuidado especialmente relevante para denúncias e para garantia das salvaguardas de proteção aos envolvidos. A Ouvidora do MIDR, Paula El-Jaick de Barros Franco Yida, parabenizou a ANA pela iniciativa e ressaltou a iniciativa como mais um trabalho conjunto e colaborativo das Ouvidorias. Para Paula, o usuário deve perceber que sua manifestação foi ouvida e que sua contribuição foi considerada e atendida.
Apresentações
O evento contou com três palestras. Na primeira, Marcos Silva Monteiro, representante da Diretoria de Proteção e Defesa do Usuário de Serviço Público da OGU/CGU, apresentou a plataforma Fala.BR e o módulo de triagem e tratamento. Ele destacou a preparação da ANA para envolver as unidades da instituição no atendimento às manifestações. “Ter nas áreas, colegas designados para trabalhar com as manifestações de ouvidoria facilita muito o trabalho da Ouvidoria”, afirmou, ao se dirigir aos pontos focais indicados pela Agência.
A programação contou ainda com a apresentação “Plataforma Fala.BR e Governança do Perfil Colaborador”, do coordenador de Proteção de Dados e Informação ao Cidadão do MIDR, Ricardo Luís Neves Cardoso. O chefe do Serviço de Informação ao Cidadão do MIDR, André Erik Vieira Freire, ficou responsável pela capacitação prática na plataforma Fala.BR, demonstrando as funcionalidades do módulo “Triar e Tratar”, no Perfil Colaborador.