Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Portal do Servidor
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Canais de Atendimento
    • Central SIPEC
    • Ouvidoria
    • SIC
  • Assuntos
    • Notícias
      • 2025
      • 2024
      • 2025
      • 2025
      • 2025
    • Autenticação de Documentos
      • Contracheque
      • Documento do Sigepe
      • Rendimento de Pensão Alimentícia
      • Diárias e Ajudas de Custo
      • Declarações de Rendimentos de Servidores e Pensionistas
      • Financiamento de Imóvel
    • Gestão de serviços de servidores inativos e pensionistas
    • Legislação de Pessoal
    • Processo Administrativo Disciplinar
    • Programa de Gestão
      • Método: Etnográfico
      • Método: Derivativo
      • Método: Por Similaridade
      • Perguntas Frequentes
      • Perguntas frequentes
      • Perguntas frequentes
      • Onboarding (integração de servidores) em PGD
      • Instrumento de alinhamento de informações, expectativas e compromissos entre chefia e servidor
      • Perguntas frequentes
      • Registro no SISREF sobre a participação no PGD
      • Registro de informações fora do SISGP
      • Registro de ocorrências durante a execução do plano de trabalho
      • Extração do SIAPE para processo de carga do SISGP
      • Atuação de substitutos legais no SISGP
      • Não tenha medo de errar
      • manual
      • Soluções para dificuldades de acesso - sistema SUSEP- Ministério da Economia
      • Correção de CPF no AD
      • Modelos de documentos
      • Modelo de documentos
      • Sistema susep
      • Apresentações, relatórios e lives
      • Em manutenção
      • Vagas com GSISTE e Teletrabalho na Seges
      • Normativos de quem implementou o PGD
      • Onboarding
      • D!LOV!
      • FAQ
      • Passo a passo para a implementação
      • Sistemas
      • Boas práticas de gestão
      • Notícias
      • Sistemas e API de dados
      • In 24/2023
      • PGD Petrvs
      • In 52/2023 (regras de gestão de pessoas)
      • Manual do Usuário PGD Petrvs
      • gravação dos plantões
      • Mentoria PGD
      • ADEQUAÇÃO AO NOVO MODELO DO PGD
      • Jogo do Programa de Gestão
      • Arquivos
      • Todos pdf's e documentos de texto
      • PGD Petrvs - Atualizações
    • SouGov.br
  • Acesso à Informação
    • Servidor
      • Localizar Unidade de Gestão de Pessoas
      • Direitos do Servidor
      • Carreiras
      • Previdência Complementar
      • Prova de Vida
      • Concursos
      • Oportunidades
      • Ponto eletrônico
      • Comissão Ex-Territórios
      • Diretoria de Serviços de Aposentados e Pensionistas e de Órgãos Extintos
      • Inativos e pensionistas
      • SouGov.br
      • Relações de Trabalho no Serviço Público
    • Gestão de Pessoas
      • Assentamento Funcional Digital
      • Credenciamento da Folha
      • Manuais de Procedimentos
      • Sigepe
      • Serviços
      • Saúde do Servidor
      • Lei nº 8.112/90 anotada
      • Férias Web
      • Desempenho e Desenvolvimento de Pessoas
      • Gestão da Singularidade
      • Adicionais Ocupacionais
      • Dimensionamento da Força de Trabalho
      • Auditorias
      • Cards
      • Sistema de Carreiras
      • Apostilamento
      • Apostilamento
      • Transparência e Registros
      • Movimentação de Pessoal
      • Concursos Públicos e Provimento de Pessoal
    • Relações de Trabalho
  • Central de Conteúdo
    • Oportunidades
      • Divulgação
    • Publicações
      • Arquivos
      • Links
      • Beneficiados pela Lei nº 10.559/2002 - Anistiados Políticos
      • Manual de Conduta do Agente Público Civil
      • Levantamento de Impactos da COVID-19
  • Observatório de Pessoal
    • Temas
      • Gênero e Diversidade
      • Ingressos e Saídas
      • Perfil de Servidores
      • Liderança
      • People Analytics
      • Despesas
      • Inativos
      • Remuneração
      • Cargos e Carreiras
      • Covid
      • Concurso Público
    • Item de Transparência
      • Servidores
      • Concursos
      • Aposentadorias
      • Afastamentos
      • Desligamentos
      • Funções e Cargos Comissionados
      • Tabela de Remuneração
      • Aposentados
      • Instituidores de Pensão
      • Abono de Permanência
      • Remuneração
      • Impacto Orçamentário-Financeiro
      • Despesa de Pessoal e Encargos
      • Covid
      • Plano Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP)
      • Currículo e Oportunidades
      • Cases de Sucesso em People Analytics
      • Autorizações e Provimentos
    • arquivos-2025
    • Arquivos
    • dadosabertos
      • 09
      • 10
    • Revista Publicadas
  • SIPEC
    • O que é
    • Documentos
    • ConectaGente
      • Tudo sobre o ConectaGente
      • Carta de Serviços do ConectaGente
      • Balanço de Ações do ConectaGente
      • FUNPRESP
      • Desenvolvimento de Pessoas
      • SouGov.br - módulo Currículo e Oportunidades
      • Pílulas de Conscientização: Corregedoria explica!
      • Pesquisa de Percepção dos Integrantes da Rede SIPEC sobre o Impacto do ConectaGente em 2022
      • Nosso Time
      • Selo Conexão Inova
      • banners
      • Desenvolva ConectaGente
      • ENGP-2025
      • IMAGENS 2025
      • Cartilha do Ciclo Laboral
      • ARQUIVOS 2025
      • Notícias
  • Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor
    • Serviços SIASS
      • Rede de Unidades SIASS
      • Acesso Seguro
      • Programas de Promoção à Saúde
      • Validação de Guia de Exames Médicos Periódicos
      • Simulador de Exames Médicos Periódicos
    • Assuntos
      • Notícias
      • Legislações em Saúde e Segurança do Trabalho
      • Manuais e Documentos em Destaque
      • Eventos, Cursos e Treinamentos relacionados
      • Portais Relacionados
      • Perguntas Frequentes das Unidades SIASS, SIPEC e Servidores
      • SIASS e PASS - Histórico
      • Fala SIASS!
      • Encontro Nacional SIASS 2025
    • Acesso à Informação
      • Institucional
      • Ações e Programas
      • Acordos de Cooperação Técnica e Convênios
      • Acesso à Dados e Informações
    • Centrais de Conteúdo
      • Manuais, Guias e Cartilhas
      • Perguntas Frequentes
      • Atestado Web
      • Relação de Unidades Siass e Órgãos Partícipes
      • Atas das Reuniões do Comitê Gestor do SIASS
      • Formulários
      • Artigos
      • Banco de Imagens | Eventos
      • Materiais de Eventos para divulgação ou produzidos
      • Materiais produzidos pela Rede SIASS
      • Logo e fundo SIASS
    • Central SIPEC
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Flickr
  • Facebook
  • Instagram
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Programa de Gestão Biblioteca
Info

Biblioteca

Publicado em 11/09/2023 16h58 Atualizado em 31/07/2025 07h21

Essa página apresenta produção científica recente para promover a discussão e o debate sobre o Programa de Gestão e Desempenho. As referências elencadas não necessariamente refletem as opiniões ou posições deste órgão ou daqueles que o gerenciam, tampouco implica endosso ou aprovação do conteúdo apresentado.

Os leitores são incentivados a utilizar seu próprio julgamento ao avaliar as informações apresentadas e considerar várias fontes ao formar suas próprias opiniões sobre o Programa de Gestão e Desempenho.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 23 DE JUNHO DE 2025

LegislaçãoPGD na Mídia
PGDTeletrabalho no Brasil
Teletrabalho em outros paísesSaúde e teletrabalho
Meio ambiente e teletrabalhoDesempenho e práticas gerenciais
 Apresentações, relatórios e lives
Cultura organizacional e outros tópicos


Programa de Gestão e Desempenho

  • Gurgel, J. F. D., Ceolin, A. C., & Neto, J. D. S. C. (2025). Inovação organizacional: estado da arte sobre o Programa de Gestão e Desempenho na administração pública federal. Contribuciones a las Ciencias Sociales, 18(2), 57.

A Nova Gestão Pública (NGP) e a inovação organizacional têm impulsionado melhorias na administração pública. Nesse cenário, o Programa de Gestão e Desempenho (PGD) destaca-se como ferramenta estratégica de modernização, promovendo gestão por resultados, teletrabalho e aumento da produtividade. A pesquisa identificou crescimento nas publicações sobre o tema após 2023, indicando avanços na qualidade de vida dos servidores e na eficiência organizacional. No entanto, ainda existem desafios normativos e estruturais. O estudo reafirma o PGD como um instrumento relevante para tornar os serviços públicos mais eficientes, ágeis e transparentes.

  • do Amaral, M. G., Brandão, M. D. G. V., & dos Reis Carraro, E. (2025). Teletrabalho e avaliação em uma instituição pública de ensino superior no contexto do Programa de Gestão e Desempenho. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, 128-147.

Esta pesquisa analisou a percepção dos servidores técnico-administrativos sobre o teletrabalho no Programa de Gestão e Desempenho (PGD), focando na avaliação de desempenho. Realizada na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a pesquisa combinou revisão bibliográfica, análise legal e coleta de dados junto a servidores e gestores. Os resultados identificaram instrumentos de avaliação alinhados aos objetivos do PGD e geraram recomendações para melhorar a gestão do desempenho no teletrabalho. Os achados contribuem para a modernização da administração pública e podem ser aplicados em outras instituições governamentais.

  • Souza, C. M. O. (2025). Programa de Gestão de Desempenho (PGD): uma análise a partir do modelo Três “I”.

A pesquisa, baseada no institucionalismo discursivo, analisou como o discurso oficial do PGD 2.0 influenciou seu desenho institucional. O programa surge para viabilizar o teletrabalho, mas é reconfigurado para focar no desempenho e valor público, com princípios como flexibilidade e transparência. O teletrabalho é visto como ferramenta secundária. A Instrução Normativa nº 24/2023 exemplifica essa mudança. O estudo mostra como ideias, interesses e instituições moldam a gestão pública.

  • Rodrigues, K. D. S. (2025). Vantagens e desvantagens da implementação do teletrabalho através do programa de gestão e desempenho em uma universidade federal brasileira.

Esta pesquisa investigou as principais vantagens e desvantagens da implementação do teletrabalho, por meio do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), em uma Instituição de Ensino Superior (IES). A pesquisa, de abordagem mista (qualitativa e quantitativa), revelou que servidores com função de chefia apontaram quatro principais desvantagens, enquanto os demais identificaram duas. Com base nesses resultados, foi elaborada uma proposta de ações para mitigar os aspectos negativos do teletrabalho.

  • Pena, K. W. (2025). Teletrabalho na Administração Pública: evidências do processo de implantação e fatores de adesão ao Programa de Gestão e Desempenho (PGD) no Instituto Federal Goiano.

Este trabalho avaliou as principais características dos servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) que influenciaram a adesão ao Programa de Gestão e Desempenho (PGD) no Instituto Federal Goiano (IF Goiano). A pesquisa utilizou metodologia descritiva com abordagem mista: questionários (quantitativos) e análise de percepções dos TAEs (qualitativa). Os dados coletados abordaram perfil individual, atividade profissional, ambiente de trabalho e percepções sobre o PGD. 

  • Pereira, B. B., & Rocha, L. P. (2025). O Programa de Gestão e Desempenho (PGD) na Universidade Federal de Uberlândia: análise sob as perspectivas dos modelos gerencial e societal na Administração Pública.

O estudo avalia a implementação do PGD na UFU, destacando a predominância do modelo gerencial, com foco em controle e produtividade. Apesar de iniciativas inclusivas, ainda há desafios na participação dos servidores, capacitação adequada e infraestrutura. Recomenda-se fortalecer a inclusão, a deliberação e a valorização dos servidores para melhorar o programa.

  • Cavalcante, A. A. (2025). ESG e RH: siglas que se conectam. [Inove]

Aborda o conceito Environmental, Social and Corporate Governance – ESG e seu impacto nas organizações. Cita o Programa de Gestão e Desempenho (PGD) como auxílio para a implementação da Agenda ESG pelas unidades de RH.

  • Kleiman, F., Farias, R. D. S., Nogueira, N. J., Brito, T. B. D. O., Barbosa, M. M., Marasca Bertazzi, D. M., & Rego, R. S. M. P. (2023). New ways for monitoring the public workforce after the pandemic: The management and performance program in the Brazilian Federal Government. Proceedings of the 24th Annual International Conference on Digital Government Research, 349–354.

Avalia o desenvolvimento e os desafios do PGD, enfatizando seu papel na transformação da gestão da força de trabalho do governo e na promoção de sistemas digitais inovadores para aprimorar a entrega de serviços públicos. 

  • Vasconcelos, J. A. F. C. de. (2023). Teletrabalho e produtividade em uma organização pública: Uma análise com uso de escore de propensão em modelos de diferenças das diferenças [Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília]. 

Usando o caso dos servidores servidores da área administrativa na Polícia Rodoviária Federal, nos anos

de 2019 e 2020, avaliou a relação entre produtividade e teletrabalho, encontrando uma associação positiva. No entanto, questões como o motivo da manutenção da produtividade no teletrabalho e a validade da variável produtividade foram levantadas. A pesquisa aponta para a necessidade de estudos futuros e validações em diferentes contextos para fortalecer os resultados.


  • Carvalho, R. J. de, & Gemma, S. F. B. (2023). O teletrabalho e o Programa de Gestão de Demandas: impactos sobre o trabalho e a saúde dos servidores públicos da Fundacentro. Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra, 8(1).

Explora os impactos do teletrabalho e do Programa de Gestão de Demandas (PGD) nos servidores públicos da Fundacentro. Tenta compreender como essa abordagem afeta o significado do trabalho e a saúde dos servidores, com base em entrevistas qualitativas. 

  • Lima, F. L. de A. (2023). Teletrabalho jurídico compulsório na pandemia do COVID-19: A experiência de advogados públicos federais. Revista de Gestão e Secretariado (Management and Administrative Professional Review), 14(9), 15962–15983. 
Examina a experiência de advogados públicos federais em teletrabalho compulsório durante a pandemia de COVID-19 em unidades da Advocacia-Geral da União em Brasília, de março de 2020 a março de 2022. A pesquisa, que combina métodos qualitativos e dados quantitativos, revela aumento na produtividade e redução de custos com o teletrabalho em período integral. Os advogados públicos percebem ganhos na qualidade de vida devido à flexibilidade do teletrabalho e, em sua maioria, preferem um sistema de trabalho híbrido.

  • Fábio Lucas de Albuquerque Lima. (2023). O assessoramento jurídico em teletrabalho: A experiência de advogados públicos federais durante a pandemia do Covid-19, de março de 2020 a março de 2022, em Brasília, Distrito Federal [Mestrado, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Centro de Formação Acadêmica e Pesquisa. FGV]. 

Analisou a experiência de advogados públicos federais em teletrabalho durante a pandemia. Os resultados indicaram que o teletrabalho oferece flexibilidade e qualidade de vida, mas apresenta desafios que exigem disciplina e apoio coletivo. As reuniões virtuais foram preferidas, apesar de desafios na comunicação. 

  • Moraes, A. dos S., Cunha, F. J. A. P., Campos, M. de F. H., & Almeida, J. S. A. (2023). Implantação do teletrabalho no Instituto Federal Baiano, Campus Governador Mangabeira: Aspectos relacionados à gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional. Trabalho & Educação, 32(1). 

Apresenta o impacto da implementação do teletrabalho no Instituto Federal Baiano, Campus Governador Mangabeira, com base na percepção dos funcionários. Os resultados indicam que a implementação do teletrabalho ocorre de maneira não estruturada e não sistematizada, prejudicando a gestão do conhecimento e o aprendizado organizacional. Recomenda-se uma pesquisa futura comparando a implementação do teletrabalho entre diferentes campi do IF Baiano e avaliando os efeitos ergonômicos e psicológicos do teletrabalho.

  • Fábio Lucas de Albuquerque Lima. (2023). Teletrabalho na administração pública federal: Uma análise documental de sua regulamentação no Poder Executivo. Brazilian Journal of Development, 9(9), 26780–26796.
Analisa a regulamentação do teletrabalho no Poder Executivo Federal de 2018 a 2023, defendendo uma predominância do paradigma da racionalidade instrumental em detrimento de categorias relacionadas ao bem-estar individual, destacando a necessidade de considerar mais o indivíduo nas normas.

  • Nespolo, F. F. V. D. (2023). Instrumento de avaliação e implementação da aprendizagem organizacional no teletrabalho das universidades federais [Universidade Tecnológica Federal do Paraná].

Analisa a aplicação do Framework dos 4Is da aprendizagem organizacional no contexto do teletrabalho nas Universidades Federais brasileiras, promovido pelo Programa de Gestão e Desempenho (PGD). O trabalho propõe um "Instrumento de Avaliação e Implementação da Aprendizagem Organizacional no Teletrabalho" para aprimorar a aprendizagem e otimizar as atividades laborais, visando benefícios institucionais.

  • Brasileiro, F. A. de M. e S. (2023). A virtualização do trabalho e o bem-estar dos trabalhadores: Um estudo de caso da Procuradoria-Geral Federal. 
Analisa o impacto do trabalho virtualizado na Administração Pública Federal, com foco no bem-estar dos servidores da Procuradoria-Geral Federal, no contexto da pandemia e do PGD. Resultados revelaram que a virtualização afeta positivamente o bem-estar laboral, fortalecendo elementos como flexibilidade e autonomia, mas também gera desafios, incluindo excesso de trabalho e falta de sociabilidade física. 

  • Euclides Sigoli Júnior. (2023). Motivos de adesão dos procuradores da Fazenda Nacional ao teletrabalho facultativo após a amenização da pandemia da covid-19: Percepções da comunidade organizacional [Fundação Getúlio Vargas]. 
Dissertação argumenta que os principais motivos para a adesão facultativa ao teletrabalho pelo PGD após a pandemia entre os procuradores da PGFN incluem a manutenção da unidade familiar e o retorno às localidades de origem dos profissionais. Outros motivos menos destacados incluem evitar deslocamentos urbanos, flexibilidade de horários, melhoria da qualidade de vida, conciliação das responsabilidades domésticas, aumento da produtividade, participação na criação dos filhos, acesso a cargos de chefia fora da residência e a vantagem da estrutura de trabalho em casa. Questões de relacionamento com colegas e chefias não foram fatores significativos para a adesão ao teletrabalho.

  • Nunes, A. X. (2023). O programa de gestão e desempenho e sua implementação no Ministério das Comunicações.

Apresenta os desafios identificados, no Ministério das Comunicações, para implementação do Programa de Gestão e Desempenho.

  • Spolaor, D. (2023). Teletrabalho: Reflexos na motivação e saúde emocional dos membros e servidores da Advocacia-Geral da União.

Conclui que, de modo geral, os servidores da AGU estão muito satisfeitos com o teletrabalho no PGD. A grande maioria dos entrevistados considera que os benefícios ensejam em flexibilidade em melhorias na qualidade de vida com o teletrabalho superam as desvantagens do isolamento social e o acúmulo de tarefas domésticas em casa. 

  • Macedo, L. L. de. (2023). Um Estudo Exploratório do Teletrabalho na Administração Pública Federal: Uma análise na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP. 
Estudo exploratório sobre o teletrabalho (PGD), com foco na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Examina as vantagens e desvantagens dessa modalidade de trabalho, considerando tanto os trabalhadores quanto os empregadores, além de discutir a aplicabilidade no setor público em comparação com o setor privado. O estudo inclui uma revisão da literatura, relatórios da Organização Internacional do Trabalho sobre os riscos do teletrabalho e resultados da implementação do trabalho remoto na ANP.

  • Elvira, E. J. S., & Bezerra, L. F. (2023). O programa de gestão: No caminho da pós-nova gestão de desempenho? 

Analisa a implementação inicial do Programa de Gestão e Desempenho. Os resultados mostram elementos que indicam a efetividade do programa, como melhoria do desempenho e qualidade de vida no trabalho, mas também destacam limitações, como falta de capacitação e supervisão. 

  • Oliveira, G. F. D. (2023). Vantagens e desvantagens do teletrabalho dos servidores técnicos administrativos em educação de uma Instituição pública federal.
Identifica os benefícios e dificuldades percebidos pelos servidores técnicos administrativos em educação da UNIFAL-MG durante a implantação do teletrabalho durante a pandemia. Os resultados mostram vantagens como menos distrações e maior interação familiar, mas também desvantagens, como aumento da carga de trabalho e isolamento social. No geral, os servidores estão satisfeitos e recomendam o modelo de trabalho híbrido.

  • Moraes, R. B. de S., Pena, K. W., & Paiva, I. A. A. de. (2022). O Programa de Gestão de Desempenho no IF Goiano: Análise do projeto-piloto. Revista Economia e Políticas Públicas, 10(2).
Analisa o Programa de Gestão e Desempenho (PGD) nos primeiros dois meses do projeto-piloto, com dados de um questionário aplicado a servidores e chefias do Instituto Federal Goiano. O PGD trouxe aumento de produtividade e melhorias na qualidade de vida dos servidores, mas também apresentou desafios na elaboração de planos de trabalho e na definição de critérios de avaliação por parte das chefias.

  • Aguiar, S. F. B. de, Oliveira, F. B. de, Hryniewicz, L. G. C., & Sant’Anna, A. de S. (2023). Telework and women: Perceptions of work and family life balance. Cadernos EBAPE.BR, 20(8), 836–850. 

Investiga a satisfação e conciliação trabalho-família das mulheres em teletrabalho na Anvisa, pioneira nessa prática desde 2016. Apesar do acúmulo de responsabilidades domésticas durante a pandemia, as trabalhadoras destacaram as vantagens do teletrabalho. Os resultados indicam satisfação geral, com benefícios percebidos na qualidade de vida, embora desafios como isolamento social e tarefas domésticas persistam. O estudo contribui para compreender o teletrabalho, especialmente no contexto pandêmico, e orienta políticas de gestão considerando a equidade de gênero.

  • Bremenkamp, T. G. (2021). Teletrabalho e Programa de Gestão: A contribuição da Controladoria-Geral da União para a administração [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Espírito Santo]. 

Estuda a implementação do teletrabalho na Administração Pública Federal, com foco no Programa de Gestão de Demandas (PGD) da Controladoria-Geral da União (CGU). O objetivo principal é detalhar o desenvolvimento do PGD como um modelo para outros órgãos. Utilizando o Modelo Integrativo EOS e uma abordagem qualitativa, descritiva e de estudo de caso, a pesquisa examina o histórico, resultados e comparações com outras publicações científicas. Os resultados incluem insights sobre o PGD e a criação de um material instrucional para orientar outras organizações na implementação de programas de gestão de demandas ou modelos de teletrabalho semelhantes.

  • Nogueira Filho, J. de A., Oliveira, M. A. M., Sämy, F. P. C., & Nunes, A. (2020). O teletrabalho como indutor de aumentos de produtividade e da racionalização de custos: Uma aplicação empírica no Ministério da Justiça e Segurança Pública. Revista do Serviço Público - RSP, v. 71, n. 2, p. 274-296.
Avalia a implementação do teletrabalho no Ministério da Justiça e Segurança Pública, destacando benefícios como a otimização de espaços e aumento significativo da produtividade dos servidores em teletrabalho, corroborando achados da literatura.
  • Fincato, D. P., & Carvalho, G. B. J. de. (2018). A implantação do trabalho remoto no âmbito da Procuradoria Geral Federal. Revista da AGU, 17(3), 129–148.

Explora a implementação do teletrabalho na Procuradoria Geral Federal. Analisa as modalidades, vantagens e desvantagens desse sistema no contexto jurídico brasileiro. Argumenta que o teletrabalho pode ser aplicado eficazmente para atividades judiciais e consultivas, alinhando-se com os princípio de eficiência e celeridade processual.

Desempenho e práticas gerenciais

  • Kleiman, F., da Silveira Machado, C., & Nogueira, N. J. (2025, May). Challenges for monitoring flexible work: trade-offs of formal and informal information systems use. In Conference on Digital Government Research (Vol. 1).
    Este artigo discute os desafios relacionados ao uso de dados por meio dos novos sistemas de informação voltados ao monitoramento do trabalho flexível. Com base em um caso do governo federal brasileiro, novas questões sobre os níveis de formalidade dos dados foram levantadas. Os sistemas de informação do trabalho flexível podem gerar mais dados sobre as práticas laborais. No entanto, o nível de formalidade no uso dessas informações pode reduzir a disponibilidade de dados para aprimorar a tomada de decisões.
  • Vecchia, Rosangela Dalla; FAVERI, Diego de; OLIVEIRA, Lucia Barbosa de. Motivações para a carreira gerencial: Um estudo com advogados da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Administração Pública e Gestão Social, 2023.

Apresenta as motivações para a transição de carreira de uma posição técnica para uma função gerencial no contexto da administração pública brasileira. Mais especificamente, foram pesquisados advogados da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e buscou-se identificar a importância relativa de diferentes fatores na decisão pela assunção de uma função gerencial na organização.


  • Cardoso, L. L., & Petri, S. M. (2023). Avaliação de Desempenho de Pessoal em Trabalho não Presencial: Quais indicadores estão presente na literatura para mensurar o desempenho dos teletrabalhadores. Revista de Gestão e Secretariado (Management and Administrative Professional Review), 14(6), 9358–9374.
Revisão de literatura identificou que o teletrabalho contribuiu para o desempenho dos funcionários e de empresas, mas também apontou o isolamento profissional como um desafio, destacando a importância das interações presenciais para o desenvolvimento do trabalho.

  • Purvanova, R. K., & Kenda, R. (2022). The impact of virtuality on team effectiveness in organizational and non-organizational teams: A meta-analysis. Applied Psychology, 71(3), 1082–1131. 

Meta-análise sobre a relação entre virtualidade e eficácia de equipes, com foco em equipes organizacionais e não-organizacionais. Os resultados indicam que a virtualidade não é diretamente positiva ou negativa para a eficácia da equipe. No entanto, em equipes não-organizacionais, a virtualidade tem um impacto negativo significativo. A generalização de resultados de estudos não-organizacionais para equipes virtuais organizacionais é limitada, sendo influenciada por fatores como a amostra e o ambiente de estudo.

  • Elaine Cristina de Oliveira. (2022). Estabelecimento de Práticas Gerenciais para apoiar o Compartilhamento do Conhecimento em Equipes Virtuais no Setor Público [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal Fluminense]. 

O estudo contribui para a gestão do conhecimento, recursos humanos e avaliação de desempenho em um contexto de equipes virtuais.

  • Tsen, M. K., Gu, M., Tan, C. M., & Goh, S. K. (2023). Homeworking and Employee Job Stress and Work Engagement: A Multilevel Analysis from 34 European Countries. Social Indicators Research. 

Este estudo avaliou os efeitos das características do trabalho, como demandas e recursos, no estresse e engajamento dos trabalhadores que frequentemente trabalham em casa. Os resultados destacaram que, para todos os grupos de trabalhadores, as demandas emocionais, a pressão temporal e a carga de trabalho são as principais causas de estresse no trabalho. Além disso, um clima social positivo e justo é o recurso mais influente para promover o engajamento no trabalho, exceto para aqueles que trabalham em casa diariamente. Isso fornece insights para os gestores criarem condições de trabalho saudáveis para os funcionários que fazem teletrabalho.

  • Kwon, M., Cho, Y. J., & Song, H. J. (2021). How do managerial, task, and individual factors inflruence flexible work arrangement participation and abandonment? Asia Pacific Journal of Human Resources, 59(4), 645–668. 

Este artigo explora os fatores que influenciam a participação e o abandono de arranjos de trabalho flexíveis (FWA) por funcionários públicos coreanos, após a implementação da política Smartwork. O estudo considera fatores gerenciais, fatores relacionados às tarefas e características individuais. Resultados indicam que o apoio dos supervisores para equilibrar trabalho e vida pessoal aumenta a participação em e reduz o abandono. Por outro lado, uma cultura organizacional hierárquica é um obstáculo para a participação em teletrabalho e aumenta o abandono.

  • Pianese, T., Errichiello, L., & da Cunha, J. V. (n.d.). Organizational control in the context of remote working: A synthesis of empirical findings and a research agenda. European Management Review.

Realiza uma revisão abrangente de 131 estudos empíricos sobre controle organizacional no contexto do trabalho remoto. Ele aborda os desafios apresentados pelo trabalho remoto, especialmente no contexto da pandemia de COVID-19. A pesquisa explora a relação entre o controle organizacional e o trabalho remoto, lançando luz sobre as implicações da distância física em diversos domínios de controle, enfatizando a importância desse conhecimento para as organizações que estão fazendo a transição para arranjos de trabalho remoto. O estudo enriquece a compreensão de como o trabalho remoto impacta o controle organizacional e fornece insights valiosos para os profissionais.

  • Kwon, M., & Jeon, S. H. (2020). Do Leadership Commitment and Performance-Oriented Culture Matter for Federal Teleworker Satisfaction With Telework Programs? Review of Public Personnel Administration, 40(1), 36–55.

Analisou a satisfação dos funcionários federais americanos com programas de teletrabalho, enfocando o comprometimento da liderança com o teletrabalho e a cultura orientada para resultados. Com base em dados de pesquisas realizadas em 2008 e 2015, o estudo constatou que o comprometimento da liderança, a cultura orientada para o resultado e a implementação da Lei de Aprimoramento do Teletrabalho de 2010 tiveram papéis significativos no aumento da satisfação dos teletrabalhadores federais com esses programas.

  • De Ruiter, M., & Peters, P. (2020). Flexible Work Initiatives, Employee Workplace Well-Being, and Organizational Performance. In P. Brough, E. Gardiner, & K. Daniels (Eds.), Handbook on Management and Employment Practices (pp. 1–23). Springer International Publishing. 

Revisa estudos de intervenção sobre o impacto do teletrabalho e outras práticas flexíveis na saúde dos funcionários e no desempenho organizacional. Explora-se se essas práticas resultam em benefícios mútuos ou conflitos entre organização e funcionários, destacando a importância da natureza dessas iniciativas.

Teletrabalho no Brasil

  • Thiago, F. & Gonçalves, S. P. (2024). Teletrabalho em organizações públicas: recomendações para gestão de equipes (Policy Brief). Universidade de Lisboa, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. 
Os dados apresentados resultam da pesquisa de pós-doutoramento em Gestão de   pela    Universidade de Lisboa, denominada: Teletrabalho em Organizações Públicas no Brasil e em Portugal. A pesquisa ouviu 21 gestores de organizações públicas portuguesas e 13 de brasileiras com experiência exitosas em gestão de equipes em teletrabalho nos anos de 2023 e 2024, realizando um estudo comparativo entre estes dois países.


  • Dantas, K. (2025). Lado A e lado B do teletrabalho: Uma análise da percepção dos servidores públicos durante e após a covid-19. [Dissertação de mestrado, Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública – PROFIAP].
Com a pandemia de Covid-19, o teletrabalho ganhou destaque na administração pública, exigindo rápida adaptação tecnológica e mudanças na gestão. A pesquisa realizada identificou vantagens como flexibilidade e produtividade, e desvantagens como isolamento e descontrole de carga. Após a pandemia, o modelo foi mantido com o Programa de Gestão e Desempenho, evidenciando a importância das TICs e da cibersegurança.
  • Barros, L. G. C. B., Holanda, L. P. Q. D., & Rodrigues, C. M. (2023). Os impactos da pandemia na empresa pública federal: Entre as novas modalidades e os novos sentidos do trabalho. Contribuciones a las Ciencias Sociales, 16(10), 21494–21512. 
Examina o impacto do teletrabalho e do revezamento nas percepções dos funcionários da Embrapa Amazônia Oriental durante a pandemia da COVID-19. Resultados indicam horários irregulares, atividades simultâneas em casa e sentimentos variados, incluindo ansiedade e depressão. No entanto, também destacam benefícios, como a eliminação de deslocamentos e maior flexibilidade. O sentido do trabalho na pandemia foi influenciado pela preocupação com o sustento do trabalhador.

  • Adriana Paula D. Teixeira. O teletrabalho para magistrados, por que não? Rev. Trib. Trab. 2. Reg., 15(29), 93–117.

Trata da questão da regulamentação do teletrabalho para juízes a partir de uma evolução do instituto na iniciativa privada e pública. Defende a viabilidade desta regulamentação de forma ampla ante os avanços implementados pelo CNJ referentes à Justiça 4.0.

  • José Affonso de Albuquerque Netto. (2023). Os desafios e oportunidades do teletrabalho na Advocacia-Geral da União [Mestrado, FGV EBAPE - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas]. 

Analisa os desafios e oportunidades do teletrabalho durante a pandemia na Advocacia-Geral da União (AGU). Os servidores perceberam benefícios, como eficiência e flexibilidade, mas também desafios, incluindo despesas adicionais e problemas de comunicação. Para aprimorar o teletrabalho, os servidores recomendaram maior disponibilidade, treinamento e reuniões regulares, destacando a importância da proximidade com a instituição para uma transição eficaz para o trabalho remoto.

  • Elienay Eiko Rodrigues Umekawa. (2022). Preditores de satisfação do teletrabalhador [Tese, Universidade de São Paulo]. 

A pesquisa, com profissionais em teletrabalho, identificou que a satisfação está relacionada à perceção de elementos sociais e técnicos, sugerindo que ajustes nesses fatores podem influenciar positivamente o desempenho profissional remoto. 

  • Lima, T. V. de, Teixeira, E. P., de Lima, O. P., Roberto, A. P. A., Maduro, M. R., de Oliveira Júnior, N. J., Roberto, J. C. A., & da Cunha, E. L. (2023). Mudança organizacional: O impacto do home office no comportamento das servidoras e estagiárias da diretoria do Ministério Público de Contas. Revista de Gestão e Secretariado (Management and Administrative Professional Review), 14(6), 9033–9051.

Apresenta o impacto do trabalho remoto na Diretoria do Ministério Público de Contas do Amazonas durante a pandemia. Os resultados indicam que, contrariamente à literatura, o teletrabalho não resultou em maior produtividade, mas os servidoros conseguiram conciliar eficazmente as atividades domésticas e profissionais, mostrando impactos comportamentais diferenciados.

  • Júnior, M. J. C. S., & Sousa, W. J. de. (2023). A Pesquisa em Teletrabalho na Administração Pública no Brasil: Uma Revisão no Catálogo de Teses e Dissertações (CTD/Capes). Revista Gestão & Conexões, 12(2), Article 2. 
Mapeia pesquisas sobre teletrabalho na Administração Pública brasileira, com foco na implantação, impactos, vantagens e desafios, destacando a influência da pandemia de Covid-19 no interesse pelo tema e apontando lacunas para futuras pesquisas.

  • Brandão, S., & Ramos, M. (2023). Teleworking in the context of the Covid-19 pandemic: Advantages, disadvantages and influencing factors – the workers’ perspective. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 25, 253–268.
Com base em uma amostra de 304 indivíduos, conclui que a experiência de teletrabalho foi muito positiva durante a pandemia.

  • Júnior, M. J. C. S., & Sousa, W. J. de. (2023). A Pesquisa em Teletrabalho na Administração Pública no Brasil: Uma Revisão no Catálogo de Teses e Dissertações (CTD/Capes). Revista Gestão & Conexões, 12(2).
Analisa a pesquisa sobre teletrabalho na Administração Pública brasileira, identificando um aumento no interesse devido à pandemia de COVID-19. A pesquisa é predominantemente realizada em cursos de mestrado em universidades públicas, com foco na implantação do teletrabalho, seus impactos, vantagens, desvantagens, desafios e potencialidades. Também aponta lacunas para estudos futuros.

  • Costa, M. M. L. da. (2023). Teletrabalho e sua relação com a dimensão família: Um estudo com servidores técnico-administrativos do instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 
Analisou a percepção dos servidores técnicos-administrativos do IFRN sobre o teletrabalho e sua relação com a família, destacando vantagens como redução de custos e qualidade de vida, bem como a capacidade de conciliação entre trabalho e família. A maioria dos participantes teve percepções positivas, indicando uma possível adoção permanente do teletrabalho.

  • Faria, J. L. F. (2020). Desenho do teletrabalho: percepções e práticas.  Universidade de Brasília.
Analisa o teletrabalho em tempo parcial (TTP) no contexto brasileiro. Com base nas percepções de teletrabalhadores, a pesquisa destaca percepções predominantemente positivas sobre as características do trabalho, benefícios como autonomia, flexibilidade e qualidade de vida, mas também desafios relacionados à infraestrutura tecnológica e autodisciplina. As demandas de aprendizagem incluem conhecimentos de informática e gestão do tempo. O estudo oferece insights para gestores que desejam implementar ou aprimorar o teletrabalho, destacando a importância de considerar as características da tarefa, sociais e do contexto de trabalho.
 
  • Pandini, L. S., & Pereira, E. dos S. (2020). O teletrabalho no contexto de pandemia de Covid-19: A percepção de servidores públicos do judiciário brasileiro e MPU. Caderno de Administração, 28(2), 55–81. 

Este estudo investiga as percepções de servidores do Poder Judiciário e Ministério Público da União sobre a adaptação ao teletrabalho durante a pandemia de Covid-19. Utilizando um método qualitativo-quantitativo, os dados foram analisados à luz dos impactos nas relações trabalho/família e nas relações profissionais/organizacionais. A pesquisa destaca aspectos positivos e negativos na adaptação ao teletrabalho, apontando potenciais melhorias e ajustes no modo como os serviços são prestados.

  • Ministério Público Federal. Teletrabalho: cartilha. Brasília: MPF, 2016.
Apresenta o teletrabalho no Ministério Público da União, com orientações sobre quem pode se candidatar ao teletrabalho e outras questões.

Teletrabalho em outros países

  • Thiago, F., & Gonçalves, S. P. (2024). TELEWORK TRENDS: ANALYZING PUBLIC MANAGERS’EXPERIENCES IN BRAZIL AND PORTUGAL. Boletim de Conjuntura (BOCA), 19(56), 313-347.

  • O teletrabalho, amplamente adotado durante a pandemia, foi analisado sob a perspectiva de gestores públicos no Brasil e em Portugal. A pesquisa revelou percepções convergentes sobre seus benefícios, como modernização, bem-estar e redução de custos, apesar de desafios na comunicação e adaptação. Destacam-se práticas inovadoras, como o trabalho presencial intencional e a confiança na liderança como chave para o sucesso.

  • Wang, B., Saeed, S., Zhang, Y., Fang, X., & Yu, X. (2025). Does remote work adoption boost firm innovation? A cross-cultural study. The International Journal of Human Resource Management, 36(6), 895-924.
    O estudo analisa como a cultura nacional influencia a relação entre trabalho remoto e inovação nas empresas. Com dados de 8.053 firmas em 21 países, conclui que o impacto positivo do trabalho remoto na inovação é maior em culturas com baixa distância de poder, alta indulgência e orientação de curto prazo.

  • OECD (2023). Teleworking through the gender looking glass: Facts and gaps OECD Social, Employment and Migration Working Papers, Vol. 285).

Faz uma revisão dos dados e pesquisas existentes sobre a dimensão de gênero do teletrabalho. Encontra efeitos mistos do teletrabalho nas desigualdades entre trabalho e vida, na diferença salarial de gênero e nas disparidades de gênero na progressão de carreira.

  • Kim, J. (2023). Pandemic-Induced Telework Divide of Federal Workforces.
Examina o aumento no uso do teletrabalho antes e durante a pandemia e investigou as diferenças no uso do teletrabalho entre os funcionários públicos federais americanos. Os resultados indicaram disparidades no uso do teletrabalho por idade, status de deficiência, origens étnicas e gênero dos funcionários federais, tanto antes quanto durante a pandemia. No entanto, o apoio dos líderes e das organizações reduziu as disparidades de gênero no uso do teletrabalho, mas não teve o mesmo efeito em relação à idade, status de deficiência e origens étnicas. Esses resultados podem ser usados para desenvolver estratégias de gerenciamento eficazes que promovam um ambiente organizacional favorável ao teletrabalho para diferentes grupos de servidores públicos.

  • Tsipursky, G. (2023). We’re now finding out the damaging results of the mandated return to the office–and it’s worse than we thought. Fortune. 

Argumenta que o retorno obrigatório ao escritório está levando a altas taxas de demissões e insatisfação entre os funcionários. Considera que a flexibilidade no trabalho é agora crucial para a retenção de talentos, com a maioria dos funcionários dispostos a deixar seus empregos se as políticas flexíveis forem encerradas. Além disso, os vieses cognitivos, como o status quo e a ancoragem, influenciam as decisões dos funcionários em relação à flexibilidade no trabalho.

  • Gupta, S., Pathak, G. S., & Biswas, B. (2023). The roles of conflict management and psychological empowerment in virtual teams. Information Technology & People, ahead-of-print(ahead-of-print). 

Visa determinar o impacto da virtualidade percebida nas dinâmicas e resultados das equipes. Os dados foram coletados de 315 indivíduos que trabalham em equipes virtuais no setor de tecnologia da informação na Índia. Os resultados destacam a importância da capacitação psicológica e do gerenciamento de conflitos na gestão de equipes virtuais, e como a virtualidade percebida afeta os resultados da equipe, como desempenho, satisfação e bem-estar subjetivo. Este estudo contribui para o entendimento das variáveis psicológicas associadas ao trabalho em equipe em equipes virtuais e tem implicações práticas e sociais ao orientar o design e sustentabilidade de equipes virtuais e soluções interativas no espaço virtual.

  • Lewis, G. B., Pizarro-Bore, X., & Emidy, M. B. (2023). The impact of telework on the satisfaction of U.S. federal workers. Public Management Review, 1–17. 

Argumenta que o teletrabalho no serviço público federal americano melhorou a satisfação no trabalho, as oportunidades de avanço na carreira, o tratamento igualitário e a relação com supervisores e colegas. Aponta, contudo, ser crucial que os supervisores desenvolvam habilidades de comunicação e monitoramento online para lidar com essa nova realidade e evitar resistência e aumento da rotatividade. 

  • Moreno Colom, S., Borràs Català, V., Arboix Caldentey, P., & Riera Madurga, M. (2023). Desmontando el mito del teletrabajo desde la perspectiva de género: Experiencias y expectativas durante la pandemia. Cuadernos de Relaciones Laborales, 41, 95–117. 
Explora como a pandemia pode afetar a percepção do teletrabalho como solução para questões sociais e não apenas como uma forma flexível de trabalho. O estudo revela que mulheres enfrentaram conflitos ao equilibrar trabalho remunerado e doméstico, enquanto homens mantiveram o foco na produtividade, resultando em diferentes expectativas de regulamentação futura desse modelo de trabalho. 

  • Höddinghaus, M., Nohe, C., & Hertel, G. (2023). Leadership in virtual work settings: What we know, what we do not know, and what we need to do. European Journal of Work and Organizational Psychology, 0(0), 1–25. 
Analisa 66 estudos empíricos sobre liderança em contextos de trabalho virtual. Os estudos variam em abordagens conceituais e metodológicas, resultando em duas categorias principais: liderança em contextos altamente virtuais (cluster 1) e liderança em relação à virtualidade (cluster 2). No geral, observou-se que a virtualidade intensificou os efeitos de certos estilos de liderança. 
  • Martinez, M. C., Narita, F., & Papageorgiou, C. (2023). Will Working from Home Stick in Developing Economies? 

Durante a pandemia de COVID-19, houve uma variação significativa na adoção do trabalho remoto em economias em desenvolvimento. O aumento na quantidade de dias de teletrabalho por semana variou de 0,7% a 17,6% em 10 países em desenvolvimento. A diferença de renda associada ao teletrabalho desapareceu temporariamente no início da pandemia. Modelos sugerem que a preferência pelo teletrabalho depende em grande parte do nível educacional dos trabalhadores. A sustentabilidade do teletrabalho nesses países pode depender de obstáculos ao teletrabalho, especialmente para trabalhadores menos educados, e de fatores econômicos mais amplos.

  • Kley, S., & Reimer, T. (2023). Exploring the Gender Gap in Teleworking from Home. The Roles of Worker’s Characteristics, Occupational Positions and Gender Equality in Europe. Social Indicators Research. 

Análise da União Europeia revela que as mulheres eram menos propensas a serem teletrabalhadoras em comparação aos homens, e essa disparidade persistia mesmo após considerar a segregação ocupacional. O estudo estima que ainda existe uma diferença de gênero de 10% no teletrabalho. Para as mulheres, trabalhar em meio período e no setor privado estava associado a menos teletrabalho, mas não para os homens. Características do país desempenham um pequeno, mas significativo, papel na incidência de teletrabalho.

  • Bergeaud, A., Cette, G., & Drapala, S. (2023). Telework and productivity: Insights from an original survey. Applied Economics Letters.

Este estudo, baseado em um conjunto de dados exclusivo de cerca de 1.400 empresas de manufatura francesas, oferece informações sobre o uso de teletrabalho por essas empresas em 2019. Os resultados mostram que as empresas que adotaram o teletrabalho apresentaram uma Produtividade Total dos Fatores substancialmente maior do que aquelas que não o fizeram. Além disso, o estudo revela uma relação não linear entre a extensão do uso do teletrabalho e a produtividade. Esses resultados descritivos estão alinhados com pesquisas e experimentos recentes com trabalhadores, fornecendo informações valiosas e detalhadas em nível de empresa para a discussão em curso sobre o teletrabalho e seu potencial impacto na produtividade.

  • Minetaki, K. (2023). An Empirical Study of the Effects of Telework During the COVID-19 Pandemic in Japan Using Panel Data. The Review of Socionetwork Strategies. 

O estudo utiliza um conjunto abrangente de dados longitudinais, incluindo a frequência do teletrabalho e tipos de satisfação. Os principais resultados da análise indicam: (1) uma relação positiva entre a satisfação no trabalho e a frequência do teletrabalho, bem como a satisfação na vida, (2) o efeito do teletrabalho na satisfação no trabalho e na vida foi maior no caso em que a frequência era inferior a 50%, (3) a satisfação no trabalho e na vida dos funcionários regulares foi afetada pela frequência do teletrabalho em todos os casos, e, para funcionários não regulares, seus efeitos foram observados nos casos de menor frequência, ou seja, menos de 50%, e nos casos irregulares, (4) o aumento da satisfação com o cuidado infantil por meio do teletrabalho foi observado em funcionários do sexo masculino em vez de funcionários do sexo feminino.

  • Ameri, M., Kruse, D., Park, S. R., Rodgers, Y., & Schur, L. (2022). Telework during the pandemic: Patterns, challenges, and opportunities for people with disabilities. Disability and Health Journal, 101406. 

Analisa o impacto do teletrabalho para pessoas com deficiência durante a pandemia, considerando a aceitação pelos empregadores. Antes da pandemia, os trabalhadores com deficiência eram mais propensos a teletrabalhar, mas durante a pandemia essa tendência se inverteu devido à distribuição ocupacional. Mercados de trabalho mais restritos favorecem pessoas com deficiência em empregos de teletrabalho, especialmente aquelas com deficiências visuais e dificuldades em atividades diárias em casa. O estudo sugere que, durante a recuperação, mercados de trabalho mais ajustados podem ampliar as oportunidades de teletrabalho para pessoas com deficiência.

  • Zitron, E. (2021, July 29). Why Managers Fear a Remote-Work Future. The Atlantic. 

Matéria muito debatida. Argumenta que a pandemia evidenciou que o trabalho remoto é eficaz, enquanto alguns líderes exigem o retorno ao escritório. Em contraposição, muitos argumentam que esse retorno não é necessário e, na realidade, expõe ineficiências e problemas de gestão no ambiente de trabalho tradicional.

  • Bae, K. B., Lee, D., & Sohn, H. (2019). How to Increase Participation in Telework Programs in U.S. Federal Agencies: Examining the Effects of Being a Female Supervisor, Supportive Leadership, and Diversity Management. Public Personnel Management, 48(4), 565–583. 

Artigo analisou a não utilização de programas de teletrabalho por funcionários elegíveis, usando dados do Federal Employee Viewpoint Survey de 2013. Descobriu-se que liderança com foco na diversidade reduz a não participação no teletrabalho por parte de funcionários elegíveis e dispostos a teletrabalhar. O efeito é ainda mais positivo quando a supervisora é uma mulher, aumentando a participação em programas de teletrabalho entre funcionários públicos nos Estados Unidos.

  • Bailey, D. E., & Kurland, N. B. (2002). A review of telework research: Findings, new directions, and lessons for the study of modern work. Journal of Organizational Behavior: The International Journal of Industrial, Occupational and Organizational Psychology and Behavior, 23(4), 383–400.

Essa revisão da literatura sobre teletrabalho aborda questões sobre quem participa, por que o fazem e quais são os resultados. Argumenta que há poucas evidências claras de que o teletrabalho aumenta a satisfação e produtividade no trabalho. Recomenda considerar impactos em níveis de grupos e organizações, reavaliar as razões para o teletrabalho e enfatizar a construção teórica e conexões com teorias organizacionais para obter insights mais ricos.

  • Shin, B., El Sawy, O. A., Sheng, O. R. L., & Higa, K. (2000). Telework: Existing research and future directions. Journal of Organizational Computing and Electronic Commerce, 10(2), 85–101.

Analisa a literatura existente sobre teletrabalho, destacando suas fraquezas, como a falta de metodologia robusta, um foco desproporcional em questões pessoais dos teletrabalhadores. Recomenda que pesquisas futuras adotem metodologias mais rigorosas.

  • Huws, U., Robinson, W. B., & Robinson, S. (1990). Telework towards the elusive office. John Wiley & Sons, Inc.

Essa pioneira referência oferece uma análise cuidadosa e abrangente dos aspectos econômicos, sociais e legais do teletrabalho, explorando perspectivas individuais, análises políticas e gerenciais. Utilizando evidências empíricas de três importantes pesquisas europeias, os autores, especialistas em teletrabalho, argumentam que, embora o teletrabalho em tempo integral possa não se tornar uma realidade para a maioria, estava-se entrando na era do "escritório elusivo", onde poucos empregos serão inteiramente inalterados. 

Saúde e teletrabalho

  • Batista, A. da S., Viana, A. de A., Pepe, C. C. C. A., Neves, D. K. O. das, Macedo, M. R. V., Pinheiro, R. M. da S., Garcia, T. M. R., Pires, V. da S., & Marinho, W. N. (2023). Trabalhador em Teletrabalho: Diretrizes, Orientações e Recomendações da Saúde do Trabalhador.

Aborda as transformações no mundo do trabalho, destacando a constante oposição entre o digital e o analógico, o antigo e o atual, o trabalho coletivo e o individual. Reconhece a importância de cuidar das relações individuais e coletivas diante das mudanças, especialmente no contexto do teletrabalho, de forma a atender às novas demandas do mundo do trabalho, a valorizar o conhecimento e experiência dos trabalhadores e a promover a saúde no teletrabalho, com diretrizes e recomendações para sua implementação na Fiocruz.

  • Fadel, M., Bodin, J., Cros, F., Descatha, A., & Roquelaure, Y. (2023). Teleworking and Musculoskeletal Disorders: A Systematic Review. International Journal of Environmental Research and Public Health, 20(6), Article 6. 
    Buscou entender o efeito do teletrabalho em distúrbios musculoesqueléticos (DME) durante a pandemia de COVID-19. Dos 205 estudos identificados, 25 foram incluídos. A maioria usou questionários validados para avaliar DME, mas o risco de viés foi alto. A dor lombar e no pescoço foi mais relatada. Alguns estudos indicaram aumento na prevalência ou intensidade da dor, enquanto outros não. Resultados conflitantes foram encontrados, sugerindo que fatores organizacionais e ergonômicos podem influenciar os DME relacionados ao teletrabalho. Recomenda-se futuras pesquisas longitudinais considerando esses fatores e o status socioeconômico.
  • Fernández-Fernández, M., Martínez-Navalón, J.-G., Gelashvili, V., & Román, C. P. (2023). The impact of teleworking technostress on satisfaction, anxiety and performance. Heliyon, 9(6), e17201. 
Investiga como o estresse tecnológico afeta a satisfação, ansiedade e desempenho de teletrabalhadores e estudantes universitários.A pesquisa validou uma escala de medição e constatou que quanto menor o estresse tecnológico, maior a satisfação e o desempenho, enquanto maior estresse tecnológico está relacionado a mais ansiedade e menos satisfação. Isso ressalta a importância de entender e mitigar o estresse tecnológico para melhorar a satisfação e o desempenho dos trabalhadores.

  • Orsiolli, T. H. S. (2023). Qualidade de vida no trabalho: Um estudo de caso com servidores de uma instituição federal de ensino superior. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

A dissertação aborda a avaliação da qualidade de vida no trabalho entre servidores da UNILA, utilizando um questionário estruturado que toca na modalidade de trabalho (teletrabalho). A análise revela que os servidores, em sua maioria do sexo feminino, com idade entre 31 e 40 anos e sem cargos de chefia, apresentam níveis satisfatórios de qualidade de vida no trabalho, com foco em áreas pessoais e profissionais. O estudo destaca a importância dessas conclusões para a instituição e para a administração pública, além de contribuir para o entendimento e avaliação da qualidade de vida no trabalho.

  • Garrido-Cumbrera, M., Braçe, O., Gálvez-Ruiz, D., López-Lara, E., & Correa-Fernández, J. (2023). Can the mode, time, and expense of commuting to work affect our mental health? Transportation Research Interdisciplinary Perspectives, 21, 100850. 

Este estudo avaliou a relação entre o deslocamento diário para o trabalho e problemas de saúde mental em trabalhadores. Foi realizado com 294 trabalhadores em Mairena del Aljarafe, Espanha. Os resultados mostram que usar um veículo motorizado privado e passar mais tempo no deslocamento estão relacionados a uma saúde mental pior. Portanto, promover o uso de transporte público e ativo e melhorar a gestão do tráfego pode ajudar a reduzir os problemas de saúde mental relacionados ao deslocamento.

  • Eniola, O. E. (2023). The Work-Family Roles Dynamics during Home-Based Teleworking. International Business Research, 16(7). 

Defende que o teletrabalho oferece flexibilidade temporal e espacial, mas também pode resultar em conflitos entre as demandas do trabalho e da família.

  • Okawara, M., & Yamashita, S. (2023). A Review of Recent Scientific Findings on the Health Effects of Working from Home and Implications for the Development of Regulations. Journal of Work Health and Safety Regulation, ra. 22-003.
Aborda o status atual do sistema de teletrabalho no Japão e destaca pontos a serem considerados na elaboração de regulamentações para um teletrabalho seguro e saudável. Os efeitos na saúde do teletrabalho podem variar dependendo de fatores pessoais, profissionais e da intensidade do teletrabalho. Defende que, para mitigar as desvantagens do teletrabalho, é necessário considerar fatores que afetam a compatibilidade com o teletrabalho e tomar medidas para reduzir os riscos à saúde. 

  • Carneiro Junior, J. A., & Cardoso, M. L. M. (2023). “Sinto que estou sempre a falhar”: O dano existencial decorrente da hiperconexão do teletrabalhador docente. Educação e Pesquisa, 49, e267098. 

Analisa a hiperconexão resultante do teletrabalho de professores durante a pandemia, considerando-o como  possível causa de dano. A pesquisa explora se essa mudança configura um dano existencial individual ou coletivo, com base no conceito de sociedade do desempenho de Byung-Chul Han.

  • Lyndon, S., Rokadia, H., & Navare, A. (2023). Dark side of teleworking: Impact of initiated interdependence, professional isolation and psychological detachment on emotional exhaustion.
O estudo investiga os potenciais efeitos negativos do teletrabalho, analisando fatores que levam ao esgotamento dos funcionários nessa modalidade. 

  • Carvalho, R. J. de, & Gemma, S. F. B. (2023). O teletrabalho e o Programa de Gestão de Demandas: impactos sobre o trabalho e a saúde dos servidores públicos da Fundacentro. Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra, 8(1).

Explora os impactos do teletrabalho e do Programa de Gestão de Demandas (PGD) nos servidores públicos da Fundacentro. Tenta compreender como essa abordagem afeta o significado do trabalho e a saúde dos servidores, com base em entrevistas qualitativas. 

  • Fayad, R. F. M., & Nunes, A. (2023). Qualidade de vida no teletrabalho: Um estudo de caso na Universidade de Brasília. Revista de Gestão e Secretariado (Management and Administrative Professional Review), 14(4), Article 4. 
Apresenta a percepção da qualidade de vida no teletrabalho na Universidade de Brasília (UnB), com foco em servidores técnicos e docentes em setores estratégicos. Os resultados indicaram bem-estar em vários aspectos do teletrabalho, mas também destacaram uma percepção de sobrecarga de trabalho como um ponto de mal-estar.

  • Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Home Office. Guia de orientações ergonômicas.

Visa orientar e fomentar a promoção da saúde e qualidade de vida do servidor no teletrabalho.

  • Makoto, O., & Satoshi, Y. (2023). A Review of Recent Scientific Findings on the Health Effects of Working from Home and Implications for the Development of Regulations. 

Argumenta que regulamentações que respeitem a autonomia dos trabalhadores e promovem a confiança entre empregadores e funcionários são essenciais para um programa de teletrabalho sustentável. 

  • Webber, B. J., Soto, G. W., Smith, A., & Whitfield, G. P. (2023). Changes in Teleworking and Physical Activity Behaviors in the United States Before and After Emergence of COVID-19. Journal of Occupational and Environmental Medicine. 

Apresenta como as mudanças no teletrabalho durante a pandemia da COVID-19 afetaram a atividade física dos trabalhadores nos Estados Unidos. Descobriu-se que tanto aqueles que aumentaram quanto aqueles que reduziram o teletrabalho relataram  diminuição na atividade física, transporte ativo e uso de parques e caminhadas. A pesquisa sugere que as mudanças no volume de teletrabalho podem afetar a participação em atividades físicas, e os empregadores e as políticas públicas devem considerar esse impacto nas estratégias de bem-estar dos trabalhadores.

  • Castro, J. L. de, Costa, T. P. T., de Oliveira, N. H. S., Silva, R. R., do Amaral Bodra, M. E. F., & Aith, F. (2023). Teletrabalho em saúde: para onde vamos? Revista de Saúde Pública, 57(1).

Identificam as normas jurídicas publicadas nos anos de 2020 e 2021 para regular o teletrabalho em saúde no Brasil, analisando os temas relacionados ao teletrabalho, como tempo da jornada de trabalho, ergonomia, ambiente laboral e segurança e saúde do trabalhador. Os resultados mostraram 113 normas vigentes sobre o teletrabalho em saúde, sendo mais da metade delas publicadas em 2020. No entanto, foram identificadas poucas normas que abordavam aspectos relacionados ao tempo da jornada de trabalho, ergonomia, ambiente laboral e segurança e saúde do trabalhador. A discussão ressaltou a falta de dispositivos na regulação do teletrabalho em saúde para proteger os direitos dos trabalhadores e pacientes e garantir condições favoráveis ao seu exercício. Concluiu-se que é necessário acompanhar atentamente as normas relacionadas ao teletrabalho em saúde para uma análise crítica e constante aperfeiçoamento da regulação.

  • Schall, M. C., & Chen, P. (2022). Evidence-Based Strategies for Improving Occupational Safety and Health Among Teleworkers During and After the Coronavirus Pandemic. Human Factors, 64(8), 1404–1411. 

O artigo sintetiza estratégias baseadas em evidências para melhorar a segurança, saúde e bem-estar ocupacional dos teletrabalhadores, abordando os desafios comuns associados ao teletrabalho


  • Federici, S., De Filippis, M. L., Mele, M. L., Borsci, S., Bracalenti, M., Bifolchi, G., Gaudino, G., Amendola, M., Cocco, A., & Simonetti, E. (2022). Approaches Adopted by Researchers to Measure the Quality of the Experience of People Working from Home: A Scoping Review. Journal of Technology in Behavioral Science, 7(4), 451–467. 
Aborda o desafio de avaliar e comparar de maneira confiável a experiência de trabalhadores em modalidades de teletrabalho, especialmente diante da expectativa de expansão após a pandemia de COVID-19. Ao mapear abordagens de pesquisa, destaca a falta de terminologia e ferramentas unificadas, predominando métodos de pesquisa por questionários e perguntas qualitativas. Propõe uma definição de experiência do trabalhador no teletrabalho, apresentando 10 dimensões relevantes.

Meio ambiente e teletrabalho

  • Wu, H., Chang, Y., & Chen, Y. (2024). Greenhouse gas emissions under work from home vs. Office: An activity-based individual-level accounting model. Applied Energy, 353, 122167.

Utiliza dados nacionais dos EUA para quantificar as mudanças nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) devido ao teletrabalho. Comparando o teletrabalho e trabalho no escritório (WIO), foi constatado que o teletrabalho pode reduzir as emissões de GEE em 29,11% (4,06 kg CO2e/pessoa/dia), principalmente devido à redução nas emissões de deslocamento e no local de trabalho. No entanto, as emissões residenciais aumentaram sob o teletrabalho devido a atividades como trabalho, culinária e entretenimento. O estudo destaca a importância de considerações específicas de grupos demográficos ao propor estratégias de descarbonização. Recomendações para descarbonizar WFH e WIO foram fornecidas.

  • Labidurie Omnes, N., Bélorgey, F., Brun, A., Canet, J.-M., & Fournier, J. (2023). Assessing How the Use of Teleworking Impacts GHG Emissions: A Study Case. 2023 Joint European Conference on Networks and Communications & 6G Summit (EuCNC/6G Summit), 723–728. 
Estudo de caso sobre o impacto do teletrabalho em emissões.

  • Simon, S., & O’Brien, W. (2023). Pilot study to measure the energy and carbon impacts of teleworking (1). 4(1). 

Analisa o impacto do teletrabalho nas emissões de gases de efeito estufa e no consumo de energia, com ênfase em casa, transporte e tecnologia. Um estudo-piloto com 11 participantes em Ottawa, Canadá, revelou que o transporte, aquecimento e resfriamento domésticos representam mais de 94% do consumo de energia relacionado ao teletrabalho, enquanto equipamentos de escritório em casa, iluminação e tecnologia da informação contribuem com os restantes 6% (menos de 2% das emissões de gases de efeito estufa). O estudo sugere que, excluindo os escritórios dos empregadores, o teletrabalho provavelmente reduz o consumo de energia e emissões de gases de efeito estufa em comparação com os arranjos de trabalho tradicionais, mas o resultado depende das escolhas pessoais, rotinas e dinâmicas domésticas.

  • Shi, Y., Sorrell, S., & Foxon, T. (2023). The impact of teleworking on domestic energy use and carbon emissions: An assessment for England. Energy and Buildings.

Este estudo analisou as emissões relacionadas a edifícios devido ao teletrabalho na Inglaterra, usando dados de 2008 a 2022. Constatou-se que os teletrabalhadores na Inglaterra têm emissões significativamente mais altas do que os não teletrabalhadores. A frequência do teletrabalho (3-5 dias/semana) pode levar a uma variação nas emissões de 3% a 17%, dependendo de fatores como a área aquecida, tempo de aquecimento e temperatura desejada. A área aquecida tem o maior impacto nas emissões de edifícios, seguida pelas horas de aquecimento, isolamento das paredes e eficiência do sistema de aquecimento.


Cultura organizacional e outros tópicos

  • União (CGU), B. C.-G. da. (2023). Guia Lilás: Orientações para prevenção e tratamento ao assédio moral e sexual e à discriminação no Governo Federal. Base de Conhecimento Da CGU. 
Esta guia apresenta orientações para prevenção e tratamento ao assédio moral e sexual e à discriminação no Governo Federal.


  • Abril, D. (2022, September 2). Bosses say remote work kills culture. Washington Post. 

Empresas que já eram remotas antes da pandemia argumentam que é possível construir e manter uma cultura organizacional de sucesso no trabalho remoto, exigindo criatividade e intencionalidade. A flexibilidade, produtividade e acesso a um maior pool de talentos são alguns dos benefícios citados pelas empresas que adotaram o trabalho remoto.

  • Raghuram, S. (2021). Remote Work Implications for Organisational Culture. In P. Kumar, A. Agrawal, & P. Budhwar (Eds.), Work from Home: Multi-level Perspectives on the New Normal (pp. 147–163). Emerald Publishing Limited. 

Analisa a relação entre o trabalho remoto e a cultura organizacional, destacando o impacto em áreas como identificação organizacional, socialização, compartilhamento de conhecimento, rotatividade de funcionários e produtividade. Além disso, explora as condições contingentes que moderam essa relação, incluindo fatores sociais, tecnológicos e normativos. Com base em conhecimentos existentes, o capítulo apresenta um modelo para criar uma cultura organizacional alinhada com a nova realidade de maior utilização da tecnologia.

  •  Inc, G. (2020, August 25). Remote Work: Is It a Virtual Threat to Your Culture? Gallup.

A cultura organizacional de uma empresa é um dos ativos mais valiosos em risco durante a pandemia da COVID-19. A mudança para o trabalho remoto pode afetar a coesão cultural e o engajamento dos funcionários. Para mitigar esses riscos, o texto propõe medir os elementos-chave da experiência do funcionário e monitorar constantemente a cultura para garantir que ela permaneça forte, mesmo no ambiente de trabalho remoto.

 
  • Canais de Atendimento
    • Central SIPEC
    • Ouvidoria
    • SIC
  • Assuntos
    • Notícias
      • 2025
      • 2024
      • 2025
      • 2025
      • 2025
    • Autenticação de Documentos
      • Contracheque
      • Documento do Sigepe
      • Rendimento de Pensão Alimentícia
      • Diárias e Ajudas de Custo
      • Declarações de Rendimentos de Servidores e Pensionistas
      • Financiamento de Imóvel
    • Gestão de serviços de servidores inativos e pensionistas
    • Legislação de Pessoal
    • Processo Administrativo Disciplinar
    • Programa de Gestão
      • Método: Etnográfico
      • Método: Derivativo
      • Método: Por Similaridade
      • Perguntas Frequentes
      • Perguntas frequentes
      • Perguntas frequentes
      • Onboarding (integração de servidores) em PGD
      • Instrumento de alinhamento de informações, expectativas e compromissos entre chefia e servidor
      • Perguntas frequentes
      • Registro no SISREF sobre a participação no PGD
      • Registro de informações fora do SISGP
      • Registro de ocorrências durante a execução do plano de trabalho
      • Extração do SIAPE para processo de carga do SISGP
      • Atuação de substitutos legais no SISGP
      • Não tenha medo de errar
      • manual
      • Soluções para dificuldades de acesso - sistema SUSEP- Ministério da Economia
      • Correção de CPF no AD
      • Modelos de documentos
      • Modelo de documentos
      • Sistema susep
      • Apresentações, relatórios e lives
      • Em manutenção
      • Vagas com GSISTE e Teletrabalho na Seges
      • Normativos de quem implementou o PGD
      • Onboarding
      • D!LOV!
      • FAQ
      • Passo a passo para a implementação
      • Sistemas
      • Boas práticas de gestão
      • Notícias
      • Sistemas e API de dados
      • In 24/2023
      • PGD Petrvs
      • In 52/2023 (regras de gestão de pessoas)
      • Manual do Usuário PGD Petrvs
      • gravação dos plantões
      • Mentoria PGD
      • ADEQUAÇÃO AO NOVO MODELO DO PGD
      • Jogo do Programa de Gestão
      • Arquivos
      • Todos pdf's e documentos de texto
      • PGD Petrvs - Atualizações
    • SouGov.br
  • Acesso à Informação
    • Servidor
      • Localizar Unidade de Gestão de Pessoas
      • Direitos do Servidor
      • Carreiras
      • Previdência Complementar
      • Prova de Vida
      • Concursos
      • Oportunidades
      • Ponto eletrônico
      • Comissão Ex-Territórios
      • Diretoria de Serviços de Aposentados e Pensionistas e de Órgãos Extintos
      • Inativos e pensionistas
      • SouGov.br
      • Relações de Trabalho no Serviço Público
    • Gestão de Pessoas
      • Assentamento Funcional Digital
      • Credenciamento da Folha
      • Manuais de Procedimentos
      • Sigepe
      • Serviços
      • Saúde do Servidor
      • Lei nº 8.112/90 anotada
      • Férias Web
      • Desempenho e Desenvolvimento de Pessoas
      • Gestão da Singularidade
      • Adicionais Ocupacionais
      • Dimensionamento da Força de Trabalho
      • Auditorias
      • Cards
      • Sistema de Carreiras
      • Apostilamento
      • Apostilamento
      • Transparência e Registros
      • Movimentação de Pessoal
      • Concursos Públicos e Provimento de Pessoal
    • Relações de Trabalho
  • Central de Conteúdo
    • Oportunidades
      • Divulgação
    • Publicações
      • Arquivos
      • Links
      • Beneficiados pela Lei nº 10.559/2002 - Anistiados Políticos
      • Manual de Conduta do Agente Público Civil
      • Levantamento de Impactos da COVID-19
  • Observatório de Pessoal
    • Temas
      • Gênero e Diversidade
      • Ingressos e Saídas
      • Perfil de Servidores
      • Liderança
      • People Analytics
      • Despesas
      • Inativos
      • Remuneração
      • Cargos e Carreiras
      • Covid
      • Concurso Público
    • Item de Transparência
      • Servidores
      • Concursos
      • Aposentadorias
      • Afastamentos
      • Desligamentos
      • Funções e Cargos Comissionados
      • Tabela de Remuneração
      • Aposentados
      • Instituidores de Pensão
      • Abono de Permanência
      • Remuneração
      • Impacto Orçamentário-Financeiro
      • Despesa de Pessoal e Encargos
      • Covid
      • Plano Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP)
      • Currículo e Oportunidades
      • Cases de Sucesso em People Analytics
      • Autorizações e Provimentos
    • arquivos-2025
    • Arquivos
    • dadosabertos
      • 09
      • 10
    • Revista Publicadas
  • SIPEC
    • O que é
    • Documentos
    • ConectaGente
      • Tudo sobre o ConectaGente
      • Carta de Serviços do ConectaGente
      • Balanço de Ações do ConectaGente
      • FUNPRESP
      • Desenvolvimento de Pessoas
      • SouGov.br - módulo Currículo e Oportunidades
      • Pílulas de Conscientização: Corregedoria explica!
      • Pesquisa de Percepção dos Integrantes da Rede SIPEC sobre o Impacto do ConectaGente em 2022
      • Nosso Time
      • Selo Conexão Inova
      • banners
      • Desenvolva ConectaGente
      • ENGP-2025
      • IMAGENS 2025
      • Cartilha do Ciclo Laboral
      • ARQUIVOS 2025
      • Notícias
  • Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor
    • Serviços SIASS
      • Rede de Unidades SIASS
      • Acesso Seguro
      • Programas de Promoção à Saúde
      • Validação de Guia de Exames Médicos Periódicos
      • Simulador de Exames Médicos Periódicos
    • Assuntos
      • Notícias
      • Legislações em Saúde e Segurança do Trabalho
      • Manuais e Documentos em Destaque
      • Eventos, Cursos e Treinamentos relacionados
      • Portais Relacionados
      • Perguntas Frequentes das Unidades SIASS, SIPEC e Servidores
      • SIASS e PASS - Histórico
      • Fala SIASS!
      • Encontro Nacional SIASS 2025
    • Acesso à Informação
      • Institucional
      • Ações e Programas
      • Acordos de Cooperação Técnica e Convênios
      • Acesso à Dados e Informações
    • Centrais de Conteúdo
      • Manuais, Guias e Cartilhas
      • Perguntas Frequentes
      • Atestado Web
      • Relação de Unidades Siass e Órgãos Partícipes
      • Atas das Reuniões do Comitê Gestor do SIASS
      • Formulários
      • Artigos
      • Banco de Imagens | Eventos
      • Materiais de Eventos para divulgação ou produzidos
      • Materiais produzidos pela Rede SIASS
      • Logo e fundo SIASS
    • Central SIPEC
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Flickr
  • Facebook
  • Instagram
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca