O Programa de desenvolvimento de líderes da Administração Pública federal é fruto de uma parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e a Escola Nacional de Administração Pública - Enap, que tem por objetivo constituir uma rede de servidores qualificados, aptos a atuar como líderes comprometidos com o serviço público e com prontidão para ocupar cargos e funções estratégicas.
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O que é?
Uma experiência de formação inovadora e diferenciada, orientada para o desenvolvimento de competências de liderança. O percurso formativo do programa LideraGOV possui carga horária de 120 horas de atividades de formação distribuídas ao longo de 8 a 9 meses, acrescidas de 20 horas suplementares de atividades de suporte à transferência da aprendizagem para que o participante possa aplicar as competências desenvolvidas.
Modalidade Curso online com aulas ao vivo. | Duração 120 horas + 20 horas | ||
Carga de Trabalho Aulas telepresenciais a cada 15 dias, com 8h de duração, e atividades complementares síncronas e assíncronas. | Público-alvo Servidores públicos efetivos com perfil, potencial e motivação para o exercício da liderança, e que preencham os requisitos de participação. |
Por que participar do LideraGOV?
A participação no Programa permitirá aos seus integrantes construir uma rede qualificada de relacionamento interinstitucional de líderes de alto nível, um espaço de visibilidade, valorização, e desenvolvimento profissional.
Formação orientada para o desenvolvimento de competências de liderança | Possibilidade de realizar atividades de mentoria | Oportunidade de participar de uma rede de lideranças |
Confira AQUI a Portaria do Programa
Competências que serão desenvolvidas
O Programa LideraGOV prevê o desenvolvimento de competências, entendidas como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes identificadas como necessárias à formação de lideranças aptas ao alcance de resultados do Estado em sua esfera de atuação.
Construir processos inovadores e estimular o trabalho em rede, por meio da adoção de modelos de gestão, destinados à oferta de melhores serviços com foco no cidadão.
Reconhecer e avaliar características do seu estilo de liderança para aperfeiçoar e potencializar a sua atuação profissional. | Organizar, orientar e engajar pessoas e equipes, tendo em vista o alcance dos objetivos e metas organizacionais. | ||
Atuar de forma sistêmica e estratégica, entender, analisar e comunicar o contexto, desenhar cenários futuros e delinear perspectivas de longo prazo alinhadas aos objetivos organizacionais. | Tomar decisões que produzam resultados de alta qualidade, por meio da identificação de problemas, da prospecção e construção dialogada de soluções e do cálculo de riscos. |
LideraGOV no CLAD
Em novembro de 2022, a equipe do LideraGOV participou em um dos painéis do XXVII Congresso Internacional do CLAD (Centro Latinoamericano de Administração para o Desenvolvimento), realizado na Bolívia.
Confira AQUI o artigo aprovado para o painel Desenvolvimento de lideranças no setor público: experiências exitosas.
CLIQUE AQUI e assista à apresentação do programa LideraGOV no CLAD.