Sobre a Secretaria
A Atenção Primária à Saúde é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.
Trata-se da principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde - SUS e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção dos SUS, devendo se orientar pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização e da equidade. Isso significa dizer que a APS funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.
Notícias
SAIBA MAIS SOBRE ATENÇÃO PRIMÁRIA
SAÚDE INDÍGENA
Ministério da Saúde lança módulo inédito para monitorar desenvolvimento de crianças indígenas
Ferramenta vai permitir acompanhamento integral de crianças de 0 a 10 anos e identificação precoce de agravos na infância indígena.
BRASIL SORRIDENTE
Protocolos e diretrizes de saúde bucal estão disponíveis para consulta pública até 12 de fevereiro
Documentos buscam aperfeiçoar práticas do SUS em todo o Brasil. As contribuições devem ser enviadas pelo site Brasil Participativo
