Sobre a Secretaria
A Atenção Primária à Saúde é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.
Trata-se da principal porta de entrada do SUS e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção dos SUS, devendo se orientar pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização e da equidade. Isso significa dizer que a APS funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.
Notícias
MAIS TRANSPARÊNCIA
Ministério da Saúde adota metodologia internacional para análise dos gastos com atendimentos no SUS
Dados mostram que o SUS concentrou a maior parcela das despesas em 2022, o que correspondeu a 42,4% do total no país. Ação resultou na publicação de um manual.
REPARAÇÃO
Saúde inicia liberação de recursos do Novo Acordo do Rio Doce
Serão R$ 825 mi a partir dos planos de ação dos 49 municípios atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão (MG)